O melhor pedaço da Maçã.

Dell quer registrar o termo “cloud computing”

A Dell pode estar tentando controlar um termo que fará parte da maioria das infra-estruturas de tecnologia dos próximos anos. Ela solicitou, recentemente, um pedido de registro do termo cloud computing (computação em nuvens) — revela um novo documento publicado no site do U.S. Patent and Trademark Office.

Publicidade

O pedido já atingiu a fase conhecida como Notice of Allowance, na qual a companhia recebe “uma notificação por escrita do USPTO de que uma marca específica passou pelo período de oposições […] e está livre para registro”. Tal período dá direito a outras empresas se mostrarem contrárias ao pedido.

Isso não significa, todavia, que a marca já foi registrada — apenas que um passo a mais foi dado. No seu pedido, a Dell descreve cloud computing como “uma manufatura customizada de hardware de computadores para uso em data centers e ambientes computacionais de grande escala para outros”.

O termo cloud computing surgiu nos últimos anos e refere-se a um ambiente computacional onde dados e serviços são armazenados em data centers escaláveis, acessíveis através da internet. A demanda pela tecnologia torna-se cada vez maior à medida que redes sociais, transmissões de mídias digitais e aparelhos móveis popularizam-se em todo o globo.

Publicidade

Através do programa Cloud Computing Solutions, a Dell oferece uma série de serviços de cloud computing, incluindo designs de data centers e hardwares e serviços específicos para data centers.

Publicidade

Ela não é a única no mundo, porém. A IBM já trabalha com universidades para desenvolver ferramentas gerenciais de hardware e software para ambientes computacionais em larga-escala. HP, Intel, Yahoo! e diversas universidades se juntaram nesta semana para promover pesquisas de cloud computing e educação para aplicativos virtuais com intensas trocas de dados.

A própria marca do MobileMe é focada no conceito de cloud computing
A própria marca do MobileMe é focada no conceito de cloud computing

A Microsoft e a Apple também entraram na brincadeira recentemente, com o lançamento dos seus próprios serviços de internet baseados em cloud computing, para armazenamento e disponibilização de dados online — o Live Mesh e o MobileMe, respectivamente.

[Via: Macworld.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iThink: para você, que quer “Pensar Diferente”, literalmente

Próx. Post

USBfever lança 3 novos produtos para iPhones 3G, entre eles um SIM de desbloqueio

Posts Relacionados