A Intel divulgou hoje os primeiros detalhes da sua nova arquitetura gráfica Larrabee, que chegará ao mercado como a sua primeira tentativa de desafiar de igual para igual chipsets gráficos das gigantes AMD e NVIDIA.

A empresa acredita que solucionou os problemas de extensão de recursos gráficos a partir da utilização de múltiplos núcleos de processamento x86, desenhados para reconhecer e trabalhar eficientemente com diversas tarefas simultâneas, inclusive com suporte a Hyper-threading. A partir daÃ, um processador vetorial dedicado por núcleo é adicionado para trabalhar com os processos gráficos relacionados.
O fundamento da Intel é bastante parecido com o trabalhado em computação paralela, mas dá, teoricamente, uma flexibilidade extra a programadores acostumados com hardwares gráficos convencionais. Isso porque vários desenvolvedores x86 poderão adicionar novos efeitos gráficos ou técnicas de renderização simplesmente criando novos softwares, de acordo com a Intel. O mais bacana é que eles já suportarão tanto OpenGL quanto DirectX, nativamente.

A companhia permanece, por enquanto, bastante fechada quanto à s informações da quantidade de núcleos e velocidades de clock dos novos processadores e afirma que o Larrabee só deverá estar disponÃvel em 2009 ou 2010, quando a média de muitos processadores já deverá ser de 8 ou mais núcleos cada. Ela já fez uma demonstração para jornalistas, contudo, demonstrando a capacidade de escala do Larrabee para até 48 núcleos.
Apesar da Apple não ter feito, ainda, qualquer anúncio relacionado à adoção do Larrabee, o Arstechnica já comenta sobre o assunto positivamente. Segundo eles, faria bastante sentido uma parceria como esta, visto que o Larrabee poderá ser explorado e trabalhado diretamente pelas capacidades cooperativas multi-tarefa do Grand Central, a partir do Mac OS X 10.6 Snow Leopard.







Emanuel Barbosa
04/08/2008 às 13:07
48 núcleos…
O.O’…
nuss…xegaremos a isso?!
Usando oAndré Luiz
04/08/2008 às 13:34
Que exagero hein?
Loukura loukura!
Usando oLuiz Augusto
04/08/2008 às 14:28
…[i]2009 ou 2010, quando a média de muitos processadores já deverá ser de 8 ou mais núcleos cada.[/i]
oloko! eu acho que em 2010 a média será 4 núcleos.. faltam 4 meses para entrarmos em 2009 e os dual-core ainda são maioria.. em 2009, provavelmente haverá uma migração para 4 núcleos e em 2010 os 4 núcleos provavlemente serão maioria, mas deve demorar para chegar em 8 núcleos
sei lá!
Usando oMárcio Doratiotto
04/08/2008 às 15:07
O máximo de núcles do Larrabee vai ser 72. Os programadores vão ter que se reinventar pra usar toda a potência dele.
Usando oGeziel
04/08/2008 às 16:58
Márcio,
Creio que não vai ser necessário “se reinventar” para usar toda a potência destes processadores. Se o que a Intel está propondo é parecido com o que temos por aÃ, basta apenas saber utilizar processamento multi-threads, pois quem já trabalhou com isso sabe que utilizar 2 processadores ou 1000 deles (exagerando um pouco…) dá quase no mesmo, do ponto de vista do programa, e não do S.O.; acho que é mais uma questão de “se adaptar”.

Usando oASF
04/08/2008 às 16:58
Me fez lembrar o Cell, conceitualmente semelhantes mas com a adição da x86.
Usando otHeus
04/08/2008 às 18:13
Agora o Crysis vai!!
Usando oASF
04/08/2008 às 23:13
tHeus,
Acho que já dá pra ir de Crysis mesmo com as máquinas que temos hj disponÃveis, experimente: http://antoniofonseca.wordpres.....da-melhor/
Usando o