Um ex-engenheiro da Apple, funcionário da empresa de 1995 a 2007, está processando a companhia e requer recompensa por horas extras e gastos com alimentação. Segundo ele, a Maçã descumpriu as leis de trabalho do estado da Califórnia dos Estados Unidos.
David Walsh diz que foi “obrigado” a trabalhar além do seu horário regulamentar e em finais de semana, revelando ainda de artifícios diversos utilizados pela Apple para burlar o sistema através da sub-divisão de tarefas e criação de novos cargos que, no final das contas, a liberariam da obrigatoriedade de pegar pelas horas extras.

Além disso, ele considera as condições de trabalho na Apple similares às de servos que trabalhavam em troca de necessidades básicas para sobrevivência — lembra um pouco, inclusive, o sistema escravista, mas foi referido no processo como indentured servant.
Os advogados de Walsh solicitaram ao tribunal que as reclamações se aplicassem a todos os funcionários de TI da Apple na Califórnia, incluindo aqueles remanejados para tarefas de suporte em Apple Retail Stores.
A empresa ainda não comentou o assunto ou respondeu ao processo.




Brenno
08/08/2008 às 18:13
Obrigado é uma pica… ninguém é obrigado a porra nenhum, todos tem uma escolha, ele só não quis perde o emprego, e agora quer encher o saco da maça….
Usando oBrenno
08/08/2008 às 18:13
Pra min é tipo aquela coisa “não aguenta, bebe leite!”
Usando oElectro
08/08/2008 às 18:25
Como qualquer empresa faz. Nunca trabalhei em nenhum lugar onde não tivesse que trabalhar mais que o permitido.
Chorão da porra…
Usando oBandeira
08/08/2008 às 18:33
Chama o jurídico Apple
Usando oCaco Portela
08/08/2008 às 18:44
Trouxa… Quero ver arranjar outro trampo no mesmo setor… É como faria a algum ex-funcionário meu que tomasse atitude parecida: me processa pra ver o que faço!? Neguinho não trabalha mais em agência, no mínimo. A menos que queira ir a Tocantins, Roraima, Amapá, Acre… Huahuahahuahuahuhua!!!!
Usando oJP
08/08/2008 às 18:59
acre?
Usando oo que é isso?
=P
MantuuS
08/08/2008 às 19:18
E ficou 12 anos na empresa? Coitado…
Usando owhinston
08/08/2008 às 19:28
Meu Deus hein pessoal, só tem fanboy aqui?
Usando oSe você tem família pra sustentar, tem que engolir vários sapos.. Não é assim de ser mole e pedir pra sair não.
Lá nos EUA não é igual aqui que o cara trabalha 6 meses e tem direito a uma porrada de coisa.. O cara fica 12 anos, cai fora e não ganha p. nenhuma.
whinston
08/08/2008 às 19:37
Daqui a pouco vão falar que a escrividão era bom e os escravos eram um bando de moles, que só reclamavam..
Usando oDuvido que alguém que tenha família e trabalhe 12 anos por 18hs por dia, inclusive finais de semana, ache que isso é qualidade vida.
Pensam um pouco antes de dar esse tipo de opinião hein..
Fred
08/08/2008 às 19:57
Apoiado whinston.
Se as relações de trabalho fossem auto-reguladas, deixando que empresas estabeleçam seus padrões, estaríamos até hoje sem final de semana, férias e outros benefícios que são essenciais. Se o Estado vira sua face ignorando esse tipo de coisa, a reserva de mercado de empregos faria que cada vez mais as pessoas abrissem mãos de seus benefícios. E se alguém batesse amanhã na porta do seu chefe dizendo que pega o seu emprego e trabalha sem folga e sem férias? Felizmente para vocês, que aguentam e não bebem leite, há mais de um século o Estado resolveu dar pitaco nisso.
Parece que todo mundo matou a aula de Sociologia em que passaram o filme “Tempos Modernos”.
Usando oRenan Ogliari
08/08/2008 às 20:04
Apoiado whinston [2]
Usando oATer
08/08/2008 às 20:23
será que lá eles ganham um Ipod?
Usando oCalefacto
08/08/2008 às 20:25
Pô, ninguém assistiu “Piratas do Vale do Silício” aqui??
A Apple pode ser muito legal, mas em termos de tratamento de funcionários…
Usando oBandeira
08/08/2008 às 20:36
Apoiado whinston [3]
Usando oAnonimo
08/08/2008 às 20:46
A Apple faz isso mesmo , eu sei muito bem o quanto eles exploram, mesmo no Brasil, imaginem que a Apple BR tem 33 pessoas trabalhando lá, onde 14 são estagiários, outros 10 são sub-contrados (ou seja trabalham na Apple mas foram contrados no papel por outra empresa) e somente 9 são funcionários mesmo da Apple. Sem falar que só esses 9 ganham bem e mesmos esses tiveram redução recente do salário
Bem Rafael depois de uns dias apague esse post, mas precisava desse desabafo
Usando oakamatsu
08/08/2008 às 21:06
Tá bom desse jeito mesmo!! a gente fica aqui na espera de novos produtos, atualizações, disponibilidade imediata etc. Se a empresa não forçar os caras a carroça não anda!
Usando orisos!!!! a culpa é nossa!
Bruno Vieira Morais
08/08/2008 às 21:11
Apoiado whinston [4]
Usando oLeno
08/08/2008 às 21:12
Apple, é foda!!
Segura essa em.
Usando oFilipe
08/08/2008 às 21:44
Apple pratica isso a muito tempo se ela perder essa vai abrir para outros que sofreram o mesmo.
Usando oTem gente que fala aqui sem noção nenhuma, o fanatismo não leva a nada!!!
Nos da area de TI somos meio que escravizados mesmo, hoje em dia melhorou muito mas de 5 anos pra trás os profissionais da TI sofriam pra *****!
Não temos nenhum orgão regulador, e nunca as empresas permitiriam isso, não há salario padrão, no maximo que conseguimos é um sindicato(muitas vezes fracos em atuação) e comunidades.. e olhe lá!
Jadson Almeida
08/08/2008 às 21:44
Apoiado whinston [5]
Usando oMarcus Roberto
08/08/2008 às 22:07
Whinston tá certíssimo. Só quem tem ou teve que aturar sapos e descontentamentos por necessidade do emprego sabe como é.
Usando oAntonio
08/08/2008 às 22:14
O governo tem que trabalhar para tornar o brasil barato e produtivo e não fica atendendo reclamação de tudo que é setor, nossa industria de tecnologia podemos dizer que tem representatividade 0 perante o mundo e esse carrinha que ta reclamando do serviço devia ser pressionado sim, sera que o salário do cara para agüentar a pressão de trabalha na Apple era ruim e estamos falando de alguém bem qualificado, então poderia ter saído da empresa e arranjo outro emprego, só não saio porque não consegui quem pagasse melhor.
Usando oAndré Luiz
08/08/2008 às 22:14
Apoiado whinston [6]
Usando oDouglas Carvalho
08/08/2008 às 23:03
Fanboy? hehehehe gostei!
Usando owhinston
09/08/2008 às 00:03
Antonio, posso tá falando uma enorme besteira, mas várias empresas, de tecnologia ou não, fazem o funcionário assinar um documento de confidencialidade chamado NDA. Nesse documento ele se compromete a não revelar muita coisa, alguns casos inclusives, não podendo trabalhar em outras empresas do mesmo ramo por algum tempo.
Usando oTiago Celestino
09/08/2008 às 00:41
A Apple não é “perfeita” e acabou.
Usando oDiniz
09/08/2008 às 01:03
De fato, a Apple não é a única, aliás, que usa esses procedimentos, ainda mais na área de TI. Trabalho para a IBM, contudo não sou funcionário, uma vez que é muito mais baratos ter uma pequena empresa brasileira, prestadora de serviços, que arque com os serviços de RH e folha de pagamento. E por aí vão as sacanagens para extrair o máximo com o mínimo de gasto, burlando até leis trabalhistas locais.
Por outro lado, lembro de um artigo que saiu faz uns meses na Wired, falando, entre outras coisas, que a Apple tratava pessimamente os funcionários, com repressão, corte de salário, etc., e muita gente achou que a matéria exagerava. Bem, pelo menos nesse quesito, não parece que o exagero era assim tão grande.
Usando oJoel Cipriano
09/08/2008 às 01:12
Eu ficaria no lugar dele sem reclamar
Usando owhinston
09/08/2008 às 01:19
Joel, creio que todos aqui que admiram a Apple com certeza sentiriam orgulho em trabalhar na Apple.. Mas diante da enorme pressão, carga horária gigantesca e outras coisas assim, não sei por quanto tempo a maioria de nós aguentaria o tranco.
Eu acho que no Brasil realmente não tem legislação para tornar o país competitivo, pois o governo realmente protege demais o funcionário. Contudo, se alguém não tiver o mínimo de controle, o negócio descamba..
Acredito muito na força dos contratos e uma vez que o funcionário vai entrar na empresa, sabendo que a carga de trabalho é de 12hs, as regras foram claras desde o início. Infelizmente não é isso que acontece na enorme maioria dos casos, onde no contrato está 8hs e o funcionário é obrigado a trabalhar muito mais, nos horários mais impróprios, sem qualquer benefício em contra-partida. Isso pra mim não é falta de vestir a camisa da empresa e sim exploração, coisa que eu abomino.
Muita mão de obra já saiu dos EUA por causa dos custos, indo principalmente pra China e Índia. Se por alguma obra divina, o governo brasileiro mudar a legislação e deixar a coisa mais flexível para aumentar a competitividade, eu arrisco dizer que muitos daqueles que criticaram o funcionário, iriam criticar o governo brasileiro por tirar os direitos já adquiridos. Afinal, falar dos outros é muito fácil.
Usando oPaulo
09/08/2008 às 02:23
Caro Whinston,
Usando oNão chamaria os comentários favoráveis a Apple neste caso de coisa de fanboy não…
É fanboyolagem mesmo! E das puras! (pura purpurina).
Reparem como é que neguinho fica AFETADO quando alguém fala da maça mordida?Imagina o dia que falarem da fronha???
Vão tomar vergonha na cara seus retardados! Eu fico puto com oprimido que gosta de tirar onda de opressor! O pior é que a maioria desses otários se não são assalariado vão ser!
(ou o pai é)
whinston
09/08/2008 às 02:34
Nossa Paulo, deu uma leve apelada, rsrs..
Usando oDevo confessar que fiquei com medo quando comecei a ler os comentário do pessoal falando como se tivesse tudo bem, fosse isso mesmo, o pessoal tem que se matar de trabalhar e tudo mais.. Graças ao bom Deus, nem todos pensam assim e também ficam indignados com coisas errada. Mas cada um tem uma opinião, temos que respeitar (apesar de discordar).
Adao Marcio Ferreira
09/08/2008 às 02:39
Eu sou dono de empresa e me pergunto sempre, onde esse mundo corporativo vai parar…
A maioria aqui defende a visão do ganhador, sendo que esta no buraco e não consegue olhar com humanidade para o colega ao lado.
A Apple é uma empresinha de merda ao fazer esses abusos, agora mais merda é o povo achar que esta certo.
1) O cara tem todo o direito de agir em busca de seus direitos, depois se ficou 11 ou 12 anos não interessa, cada um tem seus motivos, começaria por necessidade básica como pagar o aluguel ou comer.
2) O cara não acharia emprego em lugar nenhum depois desse atitude, trabalhadores acreditem nisso e sejam enganados. Muitos empresários ficam com essa mentira na ponta da língua, mas a verdade é que a grande maioria não fala com os concorrentes por ser muito orgulhoso e invejoso, logo não tem acesso a informação desse ou daquele funcionário, dizer que liga para os ex-chefes do cara é mentira e, se o cara me liga-se eu ia dizer para contratar já que é meu concorrente, a maioria pensa assim. E empresário brasileiro dizer que vai na justiça trabalhista para ver se vc já entrou contra alguém é outra mentira.
Logo seja Apple ou quem for não tem direito de agir dessa forma e se vc estiver sofrendo nesse barco vai atrás dos seus direitos.
Usando owhinston
09/08/2008 às 02:49
Bom pessoal, mudando de assunto, saiu o PWnage novo.. Quem quiser atualizar o firmware, pode fazer.. Eu fiz aqui a pouco e rolou tudo bem. O firmware novo ficou mais rápido mesmo. Espero que tenha ficado mais estável, pois o antigo estava difícil.
Usando oElectro
09/08/2008 às 08:04
Cambada de mané. Nunca trabalharam na vida e acham que empresa é instituição de caridade. Tá com vontade de chorar pq o chefinho mandou ficar 3 horas a mais ou trabalhar no sábado? Pede demissão e vá trabalhar de caixa de supermercado.
Usando owhinston
09/08/2008 às 08:16
Usando esse tipo de linguagem, já vi que você tem uma enorme maturidade pra discutir esse tipo de coisa.
Quero ver se teu chefe te contratasse pra trabalhar 8hs, 5 dias por semana e você fosse obrigado a trabalhar 14hs, 6 dias por semana..
Você tem uma tatto da Apple onde?
Usando owhinston
09/08/2008 às 08:18
Outra coisa: não é todo mundo que teve a oportunidade de fazer MBA como eu, mas creio que todos aqui tem acesso a internet e podem se manter informados. Procure um pouquinho sobre responsabilidade social.
Lucro é importante pra qualquer empresa, pois ela é fundada pra gerar retorno financeiro. Contudo, é perfeitamente possível atingir essa finalidade de maneira íntegra, correta, honesta, dentro da lei e trazendo benefícios para seus funcionários e comunidade.
Usando oMiguel Allencar
09/08/2008 às 09:36
Você é assalariado Paulo?
Usando oMiguel Allencar
09/08/2008 às 10:19
Agora é moda falar mal de qualquer coisa sobre a Apple.
Isso só vai durar até a próxima MacWorld. Ou até o próximo evento especial.
É sempre assim
Usando oGuilhermeMS
09/08/2008 às 10:57
@whinston
“Lucro é importante pra qualquer empresa, pois ela é fundada pra gerar retorno financeiro. Contudo, é perfeitamente possível atingir essa finalidade de maneira íntegra, correta, honesta, dentro da lei e trazendo benefícios para seus funcionários e comunidade.”
Problema seria que as empresas querem cada vez mais dinheiro, assim obrigando seus funcionários praticarem hora-extra não ?
Usando oAimar
09/08/2008 às 11:08
Adoro os produtos e serviços da Apple. (ponto)
Agora precisamos ser racional, alguém já ouviu falar na política de trabalho do Google?
Aí eu pergunto será q o Google esta no caminho errado?
Acho q não, basta ver como os funcionários trabalham mais satisfeitos e como a empresa tem crescido.
A Apple é fantástica, mas entre trabalhar nela e no Google hoje eu ficaria com a segunda opção.
Usando oElectro
09/08/2008 às 12:28
“não é todo mundo que tem oportunidade de fazer um MBA como eu”,
O que isso tem a ver com a discussão? Ou você só queria usar a chance pra dizer que faz MBA? Deixa eu te dizer uma coisa sobre o que se aprende num MBA: porra nenhuma! É uma das maiores enganações que inventaram nos últimos 10 anos (aliás só se leva isso a sério no Brasil. No resto do mundo, MBA é nada).
Se eu posso perguntar, você já teve algum emprego em alguma empresa de verdade? Não parece…Só quem nunca trabalhou na vida pensa que existe algum lugar no mundo onde as empresas respeitam as 8 horas de jornada diária.
Usando oFred
09/08/2008 às 12:50
@Electro: Acho que ninguém está discutindo se essa prática é amplamente realizada. Todo mundo sabe disso. Outra questão completamente diferente é se isso é correto ou não.
Pelo seu argumento todo mundo deveria cometer homicídio já que tem tanta gente fazendo por aí.
Usando oAndersonvb
09/08/2008 às 15:16
ainda bem que o sindicato dos bancários é forte aqui no Brasil hahahahaha … não trabalharia na apple de jeito nenhum
Usando oGuilherme
09/08/2008 às 15:31
Eu já trabalhei na HP, e eles faziam a mesma coisa por lá.
Pelo menos uns 90% dos funcionários que trabalhavam no mesmo projeto que eu - e nos outros também - eram subcontratados. E no contrato estava bem específico 8h por dia 5 dias por semana. Mas na prática, trabalhava-se umas 10h ou 12h por dia e era comum trabalhar no sábado também. Quando não, o líder técnico, trabalhava a semana toda durante mais de um mês - 7 dias corridos - umas 12h por dia.
E ninguém lá podia tirar nenhuma tipo de folga baseando-se no que estava no contrato, era proibido informalmente, quem fizesse isso era posto na rua.
Que beleza né ?
EU trabalhei durante 9 meses lá e não aguentei, era trabalho o dia todo e eu saía de lá 10 ou 11 da noite, pra no outro dia estar lá as 9 da manhã de novo.
É prática comum no mercado de TI esse tipo de condições de trabalho exatamente porque nós, trabalhadores dessa área, não fazemos nada contra isso, aceitamos de cabeça baixa com medo de ficar sem emprego, e num país como o nosso, é foda ficar sem emprego.
Mas eu nem me admiro de pessoas que tem família para sustentar ou qualquer outro tipo de despesa, eu me admiro mesmo, é gente estupida defendendo essa prática aqui.
Usando oisso é coisa de guri de apartamento que não sabe o que é programar durante 12h sem parar e sem final de semana.
Bandeira
09/08/2008 às 15:57
Apoiado Guilherme. O pessoal acha que programar é fácil igual ficar fazendo efeitos no photoshop, quero ver se eles fossem criar o algoritmo do efeito se iam ser tanto a favor da Apple.
Usando owhinston
09/08/2008 às 16:43
@Electro
Realmente você deve ter razão sobre o MBA: na minha turma por exemplo só tinha gente de sucesso por coincidência.. Já vi que uma pessoa ignorante como você, é perda de tempo de discutir. Só mencionei MBA pois o intuito de um curso assim, ainda mais da FGV, é discutir como transformar empresas com chefes antigos (como você parece ser), em uma empresa que pensa no futuro e não apenas no presente. O seu caso é bem típico. No nosso curso, fazemos vários estudos de caso e o apelido de pessoas como você era ‘Sr. Hepaminondas”.
Infelizmente você não tem bom sendo, o que é algo realmente difícil de encontrar.
Não estamos discutindo aqui sobre um dia ou outro ter que trabalhar a mais e sim explorar os funcionários, sugando-os além dos limites suportados.
Sou empresário, não gosto de funcionário que faz corpo mole, mas não exploro, nunca explorei e jamais vou explorar ninguém. Acho um absurdo a carga tributária dessa país, mas pago meus impostos. Apoio e incentivo que meus funcionários tenham fortes laços familiares e com a comunidade, pois isso os torna pessoas e funcionários melhores, íntegros, confiáveis e que vestam a camisa da empresa, não me obrigando a fazer seleção a cada 6 meses, pois eles tem prazer em trabalhar conosco e nos trazer resultados, diferente de empresas que exploram seus funcionários e tem um ‘inimigo interno’, que jamais vai abrir a boca fora da empresa, em sua defesa.
Na minha modesta opinião, a qual eu respeitei e não parti para insultos como você, a sua visão é um exemplo de como boa parte das empresas trabalha hoje. Eu simplesmente abomino essa prática, mas se você concorda com ela, espero que você seja explorado por anos e anos por empresas assim, até lá na frente, quando tiver amadurecido, ver esse tipo de prática não vale a pena.
Passamos por essa vida muito rápido. Não vejo mal algum em trabalhar com prazer, visando não apenas o lucro, mas o bem daqueles que nos rodeiam. Acho isso pefeitamente possível e aconselhável.
Usando owhinston
09/08/2008 às 16:57
A Apple, infelizmente, sempre teve esse histórico de ‘exploração’.
Ainda na sua primeira fase, o nosso admirado Steve Jobs criava várias equipes internas pra disputarem entre si, como se fossem empresas concorrentes, pra trazer a tona o melhor de cada equipe. Só que muitas vezes ele cruzou a linha do limite e a competição era tanta, que uma equipe não media esforços para ser melhor que a outra, inclusive com atos de sabotagem e agressões, tamanha era a pressão e o clima desafavorável.
Pra quem pratica um trabalho muito mecânico ou que não envolva muita criatividade, esse tipo de pressão ainda funciona.. Mas quando se fala em programação por exemplo (que é o caso da minha empresa e de alguns colegas aqui), obrigar o funcionário a passar horas e horas além do limite programando, pressionando-o sempre que possível por um longo período, isso é o cenário do inferno.
A Apple nunca foi uma empresa voltada as massas, que precisava ser altamente produtiva e consquitar cada redução de custo para ter um produto competitivo. Os clientes da Apple sempre enxergaram que se tratava produtos e serviços diferenciados e que estavam disposto a pagar mais por isso.
Usando oRenan Ogliari
09/08/2008 às 17:16
Acho que todo mundo aqui já percebeu que o Electro não quer racionalizar, só irritar.
Já os comentários do whinston e do Guilherme são ponderados e condizentes com a realidade, podendo ser levados em consideração sobre o assunto.
Usando oDiniz
09/08/2008 às 17:25
@Electro
Usando oO reclamante estadunidense que colocou a Apple no pau não está (pelo menos, na matéria aqui do site) fazendo isso por trabalhar mais de oito horas por dia, mas por ser obrigado a isso de uma forma ou de outra e de, fazendo isso, não ter o retorno adequado ou não ver cumpridas as regras de contrato. Muito comum uma empresa fazer isso: tive diversos encarregados que ameaçavam seus subordinados com graus variados de sutileza. A maioria acatava a voz do chefinho (tinha, como você deve imaginar, contas ao final do mês…) mas isso não faz com que os funcionários estejam concordando com as safadezas dos encarregados muito menos achando o máximo esse “sistema”. Muitos acabam acatando tudo pensando no leite dos filhos ou até em algo menos dramático como a aposentadoria; outros, tentam subir na firma para se tornar, eles mesmos, encarregados cheios de safadezas. O sujeito lá nos EUA se sentiu lesado e resolveu colocar a firma no pau - e ele tem direito de fazer isso.
whinston
09/08/2008 às 17:38
Uma coisa que é importante deixar claro: lá o empregador pode mandar embora a qualquer momento e não tem custos pra isso. Cenário bem diferente do Brasil, onde existem várias coisas pra se recolher e muita empresa vai ‘aguentando’ certos funcionários, pois o custo de mandá-lo embora é muito alto.
Imagina você trabalhando anos num empresa, tendo que matar um Leão por dia, pois a qualquer momento você pode ser mandado embora pois seu chefe acordou de ‘ovo virado’. É saudável esse tipo de coisa?
Recentemente foi discutido a regulamentação de um projeto de Lei (aqui no Brasil) na qual a empresa ficaria impedida de mandar embora qualquer funcionário sem justa causa. Isso é o extremo oposto do que os americanos fazem. Tudo que é extremo, é ruim..
Imaginem um funcionário estar prejudicando a empresa e você não ter como provar.. É muito comum isso, não? Indícios de furto, atitudes incorretas, vazamento de informação, etc.. Muitos casos que a gente sabe que ocorre e não consegue comprovar.. Se essa lei for pra frente, a empresa simplesmente não poderá desligar o funcionário e terá que conviver com esse ‘câncer’ dentro da empresa.
Usando oGuilherme
09/08/2008 às 19:12
Realmente a legislação trabalhista no Brasil ainda é arcaica e protecionista demais.
Mas, como é nos EUA também é (des)protecionista demais.
Aqui, uma das coisas que deveriam ser feitas, na minha opinião, seria a liberdade de acordos entre o empregador e o empregado. Algo como trabalhar à noite sem adicional noturno, desde que, o empregado concorde em trabalhar durante a noite e SOMENTE durante a noite. Porque eu mesmo sou um que rendo muito mais durante a noite, mas, nas empresas que eu ia trabalhar isso era abominado por ter que se pagar muito mais por essas horas de trabalho fora do “horário padrão” de funcionamento.
Seria melhor se tivessémos uma flexibilização na CLT, que está engessada há anos, como se nós vivessémos ainda nos anos 50 e as relações trabalhistas fossem as mesmas.
Mas para isso acontecer, temos que mudar a mentalidade não só do trabalhador médio, mas também do empresário médio brasileiro, tentar fazê-lo entender que sugar até a última gota de sangue do funcionário não vai trazer o mesmo rendimento que traria se esse mesmo funcionário estivesse trabalhando feliz na empresa.
Mas isso é uma pequena utopia …
Usando oMarcelo Sales
09/08/2008 às 19:19
Vamos dar as boas vindas ao cara… afinal, ele descobriu só agora como a TI funciona…
Ok… brincadeiras a parte… mas esse cara está de brincadeira né??? Tanto tempo na empresa e só agora ele reclama? Pô… q buscasse melhores condições, só o fato de estar trabalhando na Apple demonstra q ele tem bom pontencial, pq diabos ele não colocou o currículo no mercado????
Sinceramente? Está me cheirando a algo premeditado… trabalhou, trabalhou, trabalhou e processou…
[ ]’s
Usando owhinston
09/08/2008 às 19:21
@guilherme
Existem alguns tipos de trabalho, que isso funcionaria.. Eu gosto muito do esquema no qual o funcionário tenha sua PJ e trabalhe sobre contrato.. Não apenas para diminuir custos para a empresa, mas sim pelas responsabilidades assumidas.
Se você contrata uma empresa ou pessoas para fazer certo projeto, uma vez que existem prazos e custos pré-acordados, não importa se o funcionário vai fazer o trabalho na praia de bermuda, em casa ou no escritório, de dia ou a noite. Ele cumprindo os prazos acordados e fazendo o serviço, sem problema algum.
Existem muitos tipos de serviço onde criatividade é a mola mestra e não tem porque obrigar o cara a ficar sentado 8hs diante de uma mesa se a inspiração dele vem fora da ‘prisão’ do escritório.
Usando owhinston
09/08/2008 às 19:28
@Marcelo:
Usando oSejamos sinceros, você acha justo ou não? Isso pra mim é causa ganha..
O cara foi contratado pra fazer uma coisa e tá fazendo mais, sem ganhar extra, com certeza ele vai tentar levar isso pelo máximo de tempo que ele aguentar e quando chutarem ele ou ele não suportar mais, ele vai atrás dos direitos dele..
Por isso que eu insisto na prática de relacionamentos honestos entre empregados e empregadores.
Adao Marcio Ferreira
10/08/2008 às 04:49
whinston, com relação a nova lei, tb concordo que pode ser um erro em alguns pontos, mas tb temos que ver uma coisa que ocorre muito no Brasil. Como dizem por ai; Contrata qualquer um ai e, se não der certo manda embora no período de experiência, isso vai obrigar os empresários mulambos a estudarem o mercado e quem vão contratar. Hoje esta um oba oba é estagiário para cá empreagado mal remunerado pra lá, assim vamos fazer com que todos tenham que pelejar, hoje qualquer um é empresário, agora somente caras estudados são empregados.
E a nova lei vai permitir sim que se mande o empregado embora a qualquer momento, desde que comprovado os problemas financeiros da empresa, pois muita empresa diz que esta no preju pra madar embora, não vai rolar somente via justa causa.
Agora concordo que podemos criar um problema gigante se isso não for bem pensado.
Usando owhinston
10/08/2008 às 12:06
Adão, o que me preocupa nessa lei é o fato de não poder mandar embora..
Usando oEu prefiro que ocorra uma multa recisória alta, mas deixe isso a critério da empresa, se quer ou não manter o funcionário. Se o texto da lei for aprovado como está hoje, a empresa simplesmente não pode mais mandar embora. Isso, acho errado.
Bandeira
10/08/2008 às 14:50
Adão, o que me preocupa nessa lei é o fato de não poder mandar embora.
Assistiu tropa de elite?
Vai ser no pede pra sair :/
Usando oMarcelo Sales
10/08/2008 às 18:12
@whinston…
não considere causa ganha não…
Digo por experiência própria… já fui Suporte Técnico no UOL entre 98/99 e meti os caras no pau sem dó… no começo desse ano saiu a verba… oq no início era Equiparação Salarial, Horas Extras e Desrespeito ao Horário de Trabalho com valor total aproximado de R$16.000, no final se tornou apenas Horas Extras e em parte da ação… eles simplesmente conseguiram reverter a situação… como?? Não me pergunte como, pois as evidências e testemunhas eram claras… hehehe
Talvez a explicação esteja no país… Brasil. Quem sabe lá o cara não dá mais sorte… hehe
Mas enfim, sou um cara que vou atrás de meus direitos quando percebo q estão sendo violados, mas de tantas coisas q eu já vi acontecendo nesses anos todo de processo, hoje enquanto não me mostrarem por A + B q realmente o cara tem razão, desconfio até o último minuto…
Hoje eu trabalho em uma empresa onde é praticamente impossível se fazer horas extras (o sindicato realmente funciona)…, pois são 160 horas mensais e nada mais… se vc ficar até a madrugada em um dia, no outro vc não trampa pra compensar… lindo e maravilhoso, mas oq os caras te sugam durante as 160h q vc está lá dentro não é brincadeira… hehe… E quando eu falo sugam, é sugar de verdade… do tipo q vc chega em casa e vê 5 loiras peladas no sofá e uma cama do lado e vc escolhe a cama… saca?
Essa história de fazer mais além do contratado só funciona para trabalhos braçais… na TI isso não rola até pq por mais que vc tenha uma SLA bem construída vc sempre acaba fazendo além do q te pedem… as vezes, vc faz isso por conta própria sem te pedirem, sempre buscando o melhor pro projeto…
Mas voltando ao assunto em questão… independentemente de todo o folclore em cima da Apple (muito por parte do filme Piratas…), creio q o cara está indo no embalo de outros casos semelhantes (empregados da EA reclamando pelo mesmo motivo e ganhando a causa, é claro) e ele quer o dim dim dele… faz parte e ele merece…
[ ]’s
Usando o