Alguns dizem que o Internet Explorer 6.0 ainda é o browser mais utilizado no mundo; eu tenho as minhas dúvidas, mas também não entrarei nesse mérito, já que até uma Net Applications da vida, por exemplo, não faz distinção por versão.
Mas se a própria Microsoft não se importa mais com ele, quem sou eu para me importar? Veja só as imagens abaixo, capturadas pelo nosso leitor e webdesigner Felipe Carvalho. Trata-se da página principal do portal MSN Brasil:
Você viu duas imagens acima bastante parecidas. A primeira, mostra o site visto no Safari para Windows. Logo depois, pelo Firefox. Agora, compare-as com a visualização pelo IE 6.0:
Não preciso comentar nada, né?
No caso do MacMagazine, não temos muito o que nos preocupar. O gráfico abaixo foi gerado agorinha pelo Google Analytics e contém dados dos últimos 30 dias de acesso do site — ou seja, é bem fresquinho:

Como você pode observar, o acesso geral de usuários com Internet Explorer representa hoje, para nós, 31% das visitas — totalmente contrário à média da indústria, diga-se de passagem.
Agora, afunilamos nos 31% de usuários do IE e comparamos o uso por versões, confira:

Do total de usuários do navegador da Microsoft, 35,22% estão na dita versão 6.0. No nosso caso, em particular, a parcela de usuários tem uma certa significância, mas está longe de ser “a mais utilizada do mundo”.
Desenvolvedores da web têm a obrigação de se preocupar com acessibilidade, usabilidade e compatibilidade com o máximo de browsers, plataformas e configurações possíveis — isso é fato. Porém, não podemos também passar a comprometer projetos ou ter que adaptá-los nivelando por baixo porque uma minoria ainda utiliza um software de 7 anos atrás. Caso contrário, essas pessoas não verão sentido algum em se manterem atualizadas e todos sairão perdendo.










Gui
14/08/2008 às 13:40
Muita gente ainda deve usa-lo porque a maioria das pessoas devem usar o xp ainda, e como é padrão e alguns leigos não querem “perder” tempo se atualizando na web, acabando usando o que o vizinho dele instalou no pc por 20 reais. =)
Usando oVitor de Castro
14/08/2008 às 13:41
O engraçado é que o próprio site da MSN não se preocupa com essa compatibilidade, e um site desse aqui que é só sobre a Apple sincroniza com o IE6 perfeitamente.
Usando oArimathéia
14/08/2008 às 13:57
Eu sou forçado a aguentar a tralha do IE6 pois trabalhamos com desenvolvimento web. Muitas vezes precisamos “sacrificar” o design para poder rodar no IE6.
O IE7 melhorou um pouco mas ainda está muito atrasado em relação ao Safari e ao Firefox.
Usando oLarissa Herbst
14/08/2008 às 14:15
Quem trabalha com desenvolvimento sabe bem o que é isso! Gastamos o dobro do tempo só pra arrumar as páginas no IE6… E enquanto isso, grandes sites ficam se preocupam só com o IE, e deixam de lado os outros browsers.
Usando oMurilo78
14/08/2008 às 14:21
e as visitas by iPhone?
Usando oLucas
14/08/2008 às 14:24
Isso é pregiça de atualizar pro IE 7 e medo de mudar pro Firefox ou Safari, quase todas as lojinhas, padarias ou mercadinhos usam o IE 6.
Usando oDiogo Azevedo
14/08/2008 às 14:29
Cara, é meio complicado pensar que o IE não é o browser mais utilizado, e suspeitar das estatísticas. Isso varia do nicho de site/blog e obviamente do, digamos, “conhecimento tecnológico” dos usuários.
Portanto, é de se esperar que um site voltado para tecnologias, tenha muito menos usuários de IE do que as estatísticas divulgadas internacionalmente. Eu, por exemplo, tenho um blog voltado para tecnologia, e outros voltados para humor e variedades. As estatísticas do voltado para tecnologia são totalmente compatíveis com a deste blog, com exceção do alto uso de Safari (no meu é mais baixo). Já no blog de variedades (que tem muito mais visitas), o uso de IE é superior a 90%. Portanto, infelizmente, o domínio absoluto do IE ainda é uma realidade.
Abraço.
Usando opaulo
14/08/2008 às 14:35
31% de I.E. ainda me parece um número bem alto pra um site sobre apple, não?
Usando oFrederico Cintra
14/08/2008 às 14:36
@murilo as visitas do iPhone provavelmente estão dentro dos 25% do Safari
Usando oAlexandre Saavedra
14/08/2008 às 14:53
Embora perceba que nem sempre é possível… Acho completamente errado pensar que tem de se desenvolver e adaptar as paginas a browsers específicos. Tem sim de de se respeitar os padrões da web (w3c). Ou seja os browsers é que tem de se adaptar e não o contrario.
Usando oGomero
14/08/2008 às 14:53
Realmente está bem contrário a média da indústria, meu site segundo o Analytics são 84% usando o IE sendo 50% 7 e 50% 6… já o Safari vem na 3a posição com 0,46% atrás do FF com 15%… a média de visitas é de 40 mil / mês http://www.guarapas.com.br
Usando oAntonio
14/08/2008 às 15:00
Usa o IE 6 é preguiça mesmo de atualizar porque antes os IE 7 não instalava em máquinas sem validação e WGA instalado (identificação de suspeita de software pirata).
Já faz algum tempo que mesmo os Windows XP com WGA podem fazer a atualização para IE 7, visto que a Microsoft considerou critico o uso do IE 6 deixando o usuário vuneravel para virar um máquina zumbi pelo Hakers
Usando oFilipe
14/08/2008 às 15:02
O melhor que tem hoje é o firefox ele chega o mais perto de ser completo, e o bom do IE é que tudo funciona nele, quando há algum problema numa pagina é só tentar visualizar no IE que funciona, mas é lento e tmb é o mais vulneravel. Safari tmb é bem vulneravel e não é compativel com muitas paginas.
Usando oA tendencia é que a disputa dos browser fiquem ainda melhor.
Daniel Sousa
14/08/2008 às 15:04
Concordo com o Diogo Azevedo. O Macmagazine é voltado para tecnologia e usuários de mac em geral. As estatísticas daqui não são compatíveis com a realidade. As estatisticas do W3C também não se aplicam a realidade brasileira. Muita gente nem sabe que existe internet explorer 7, Firefox e etc. Administro o analytics de vários sites e realmente o IE domina, principalmente a versão 6. Uma vez comecei a distribuir e-mails falando das vantagens de se atualizar pro IE7 ou pro Firefox mas não sei se houve muito retorno.
Usando omphx2
14/08/2008 às 15:04
trabalhar sem abas, quem consegue? rs
Usando omphx2
14/08/2008 às 15:07
ahhhh, tirando akelas tralhas pra fazer funcionar abas neh…
Usando oPete
14/08/2008 às 15:12
O site do msn abre direito aqui, apesar de eu estar usando o internet explorer 6.0 (fazer o que se a empresa em que trabalho não atualiza o pc).
Usando oBernardo Ruas
14/08/2008 às 15:16
Muita gente ainda importa com o internet explorer 6.0
http://www.w3counter.com/globalstats.php
Usando oFred Peres
14/08/2008 às 15:16
O IE6 é o mais utilizado sim; infelizmente! E não dá pra pensar só sobre padrões web. O público-alvo do seu site não quer saber disso. Ele quer acessar o site. O cliente pensa o mesmo.
Portanto, devemos nos preocupar com os padrões, mas nunca podemos nos esquecer do, ainda dominante, IE6.
Usando otiago minasi
14/08/2008 às 15:23
internet explorer??
nossa.. faz tempo q eu nao sei o que é isso, graças a Deus! hahahahaha
Usando oCarlos Eduardo
14/08/2008 às 15:35
Com certeza essas estatísticas estão ligadas ao tipo de público do site, mas no geral, o IE6 ainda deve comandar.
Mas, mesmo que não seja o mais utilizado, sendo 30 ou 40 porcento do total, tem que ser levado em consideração.
Testar os sites que desenvolvo, no IE6, faz parte do cotidiano do trabalho, não tem como deixar de lado.
Eu queria simplesmente esquecer dele, mas não dá.
Usando oJp3dro
14/08/2008 às 15:37
Sei bem o que isso é… começamos a criar um design com base no Safari, vamos ao Firefox, tudo óptimo, passamos ao Opera, óptimo também, seguimos para o IE 7 e entramos em choque, vamos ver ao IE 6 e temos um ataque.
LOL Passo mais tempo a mudar as coisas para os IE do que na estrutura original.
Usando oMicael
14/08/2008 às 15:39
Falar que quem usa IE 6 é pura preguiça de atualizar é generalizar demais.
Usando oO lugar onde eu trabalho é cheio de PC com Windows XP com IE 6. E não posso instalar outra versão nele. O meu jeito foi usar uma versão do Firefox via pen-drive.
Mas e as pessoas que não sabem dessa gambiarra? Continuam presas ao IE 6…
danilo borges
14/08/2008 às 15:49
playstation 3: 0,01 legal…
o futuro nao sera ie6.. e enquanto continuarmos a criar coisas pra ele nao vao mudar pura e simplesmente pelo fato que ‘ainda funciona’..
Usando oAlan
14/08/2008 às 16:02
Eu uso o XP com IE6 no trampo, Em casa uso Linux com Opera, XP com Safari, ou Vista com Mozilla…
Usando oSó acho chato alguns sites só abrirem no IE. O site da VIVO na opção pra ver a conta on-line simplismente não abre um nenhum outro browser…
André T.
14/08/2008 às 16:04
Para não esquecer daqueles que ainda têm versões do Windows como a 98 e a 2000, em que a versão 7 do Internet Explorer não está disponível para esses sistemas operativos. Apesar disso, penso que também é preguiça de mudar ou arranjar um método de usar outro browser num computador em que a instalação de software é proibida e, por outro lado, pelo facto dos web developers continuarem a dar suporte ao IE 6.
Usando oCiro Feitosa
14/08/2008 às 16:06
A Larissa tem razão, desenvolver compatível (também) com o IE 6 sempre é uma tarefa problemática. Ô “browserzinho” ruim hein?!
Usando oPaulo Montenegro
14/08/2008 às 16:16
eu particularmente aco que o ie6 é melhor que o 7 (No windows XP). o IE7 é bem mais pesado, e assim que abre carrega mais coisa junto com ele n dá nem pra vc mudar a home page quando ele abre, vc tem que esperar carregar. enfim, IE is sooooo last week. PLEASE
Usando orancid
14/08/2008 às 16:19
acho que na verdade isso mostra que o site é bem feito! para os 3.
Usando oDiego Mascarenhas
14/08/2008 às 16:26
Rafael,
Como a maioria das coisas nesse mundo, tudo depende. O seu blog é sobre tecnologia, quem acessa são usuários ou simpatizantes com a plataforma apple. Teoricamente são pessoas bem relacionadas com tecnologia e que “cuidam com carinho” do seu computador. São predispostas a se atualizar e a atualizar os programas das máquinas.
Aqui na empresa temos um portal de conteúdo dirigido a profissionais da área de beleza, cabeleireiros especificamente. É um publico formado por pessoas de baixa escolaridade, que não se relacionam bem com tecnologia e malemal sabem como atualizar um programa.
Há 1 ano atrás tinhamos 92% de acesso com Internet Explorer, sendo que 80% era do IE6 e 20% do IE7. Hoje, 83% do acesso é feito com o IE, sendo que 50% usa o IE7 e 50% usa o IE6. É ainda uma fatia muito grande a ser descartada dos nossos planos, temos que nos preocupar sim, com estes usuários.
O fato da microsoft não se preocupar com estes usuários, é que ela, na condição de produtora do software, é obrigada a convencer aos usuários a se atualizarem. Logo, se ela der suporte ao software anterior, as pessoas não vão procurar se atualizar.
É um assunto complexo e que necessita de uma análise caso a caso, no meu caso, ainda tenho que me preocupar com o IE6
Usando oAlan Alencar
14/08/2008 às 16:31
Rafael,
Me desculpe, mas sua análise é distorcida.
Vários fatores estão causando essa miopia e te confesso que achei desproposital este post especialmente porque não tem absolutamente nada relacionado a Mac. Tenho como você uma adoração a Maçã mas como profissional da área de TI tenho que admitir que algumas situações ainda vão perdurar independente do nosso gosto.
A Microsoft ainda tem um vasto domínio nos browser´s e tem perdido o sono com a queda do seu marketing share. Ainda está longe de perder o reinado e se for inteligente, saberá mudar os rumos desta história a seu favor. Queira eu, você ou os demais que sejamos líderes ou que nosso produto seja melhor, a MS ainda deterá um percentual expressivo deste mercado. Cabe a nós, trabalharmos e contribuirmos para que tenhamos uma rede mais democrática, sem exclusividade de browsers e principalmente de qualidade.
Você levantar números do MacMagazine para dizer que o percentual é totalmente contrário a média da indústria, é como a Microsoft apresentar os números dos acessos ao portal do Windows Update e dizer que tem quase a totalidade do mercado. Tem que ter mais parcimônia nas análises. Tenho acompanhado sempre este blog e leio muito dos seus posts que por sinal são muito bons e bem focados. Mas como falo para os colegas de trabalho. Façamos o nosso bolo, porque assim creceremos. Mexer na receita dos outros não é uma boa prática.
No mais parabéns pelo Blog.
Usando oFelipe Carvalho
14/08/2008 às 16:50
Antes de tudo, obrigado pela citação no post. Eu odeio o IE 6, mas infelizmente tenho que desenvolver para ele (meus clientes exigem hehe), quando vi esse erro fiquei em dúvida se devo continuar me matando pra fazer um site funcionar no IE 6 sendo que em outros browsers funcionam normalmente. Se a própria microsoft não está nem aí pro IE 6, e nem incentiva um upgrade para o IE 7, porque eu tenho que ficar me matando pra fazer meus projetos funcionarem nesse browser do “século passado”???
Usando oHelder
14/08/2008 às 16:54
Rafael gostaria muito de que você pudesse elaborar uma pesquisa sobre qual sistema operacional os MacUsers realmente estão usando no trabalho, veja bem, NO TRABALHO (em empresas, escritórios, e outros locais). Isso porque, acredito eu, que a maioria dos donos de macs trabalham em empresas, órgãos ou entidades que por sua vez utilizam o Sistema Operacional Windows. Desta forma, cabe a curiosidade de saber se esses usuários donos de um Mac realmente passam mais tempo diante do Windows ou diante do OSX. Considero também que, mesmo se a maioria utiliza o FireFox, como navegador em suas máquinas Macs, o utilizam também em seus trabalhos no PC.
Usando oSabe por que da minha sugestão? Ouvi muitas vezes de amigos que como usuário de Macintosh eu dedico mais meu tempo, tirando sábado e domingo, diante de um Windows PC, e pior, diante de um Windows 98 acima de tudo. Daí fiquei pensando que isso pode ser bem verdade, pra minha infelicidade. Abraços!
Alex
14/08/2008 às 17:04
Bem não sei o que é que teve ai nesse safari para windows por que eu uso ele e estou usando agora e com o site do msn aberto e não tem nenhum erro de compatibilidade não…
:http://img363.imageshack.us/my.php?image=printpy8.png
Usando oFelipe Carvalho
14/08/2008 às 17:09
Boa Helder!
Isso seria legal, eu mesmo sou um feliz proprietário de um MacBook, mas no trabalho tenho que usar o Win XP, muitas pessoas devem passar por isso, seria interessante saber essas informações mais detalhadas.
Usando oDemo Darko
14/08/2008 às 17:14
No site do meu pai está com um share de: IE6= 42% / IE7=40%. Lá ainda pe o mais usado, infelizmente.
Usando oFelipe Carvalho
14/08/2008 às 17:18
Alex, acho que você não prestou atenção no erro, pois ele acontece no IE 6 e não no Safari, aliás o Safari renderiza a pagína do MSN Brasil perfeitamente, muito melhor até que o Firefox.
Usando oAlexandre Saavedra
14/08/2008 às 17:21
Um pouco fora de contexto, mas alguém sabe se é possível verificar estes dados no wordpress.com?
Usando oTentei procurar no meu blog mas não encontro nenhuma informação a respeito dos browsers…
Lauro Filho
14/08/2008 às 18:04
Quem foi o louco que acessou o blog da macmagazine com IE 5.5 ?
Usando oMarcos Paulo
14/08/2008 às 18:28
Eu quero que se dane os usuários do Internet Explorer 6, fiz meu site com PNGs(que não são exibidos corretamentes no IE6) mesmo.
Usando oEmerson
14/08/2008 às 18:36
Antes de colocar minha opinião, resolvi dar uma passada nos comentários dos colegas. Fiquei feliz ao descobrir que o Diego Mascarenhas e o Alan Alencar falaram o que precisava ser dito sobre esse post.
Mesmo assim, achei a opinião do Alan um pouco severa.
Usando oLeandro
14/08/2008 às 21:23
Pelo menos há algum tempo a MS BR modificou alguma coisa na home do MSN e ela passou a ser exibida corretamente no Safari. E o IE6 já está ultrapassado, é mais fácil atualizar pro IE7, é de graça(mesmo pra quem tem windows pirata) e melhor.
De qualquer maneira, esse problema vai acabar depois das olimpíadas(não sei se tem outros).
Usando oRubens Cavalheiro
14/08/2008 às 21:42
simplesmente… http://www.savethedevelopers.org/
Usando oDanillo Nunes
15/08/2008 às 00:28
45 comentários e ninguém reparou na pequena porcentagem dos avançadíssimos usuários que acessam o MM via Internet Explorer 999.1?
Usando oEmerson
15/08/2008 às 09:35
É @Rubens, os tempos são outros mesmo. Hoje em dia, o usuário precisa se preocupar com o desenvolvedor e não o contrário. tsc tsc tsc
Muito bonitinha essa iniciativa, mas não tem o menor cabimento. Isso é um site de desenvolvedores para desenvolvedores, pois só eles entenderão o que está sendo proposto. É por essas e outras que essa novela ainda renderá muitos e muitos capítulos.
Ou então a M$ toma vergonha na cara e altera a engine do IE para Geeko ou Webkit e todos ficaremos muito felizes.
Usando oTiago Celestino
15/08/2008 às 22:01
No caso do MacMagazine, acredito que muitos leitores são geeks e aficionados por Apple, por isso que a quantidade enorme de usuários de outros browsers.
Já tive a experiência de ter que desenvolver um site que rodasse totalmente no IE5.5. Acho que para o mercado em geral, o IE6 ainda é usado, agora engraçado a MS não ter muita importância com o próprio portal.
Usando oGuilherme
18/08/2008 às 13:58
Trabalho com sistemas web pro governo, e muitas vezes, em cidades do interior, usa-se conexões discadas e máquinas antiquíssimas, inclusive 486 rodando Netscape 5. Existem sistemas críticos e sistemas críticos. Alguns departamentos de polícia nos EUA ainda usam Mac OS 9 pelo simples fato de que nunca portaram os registros de ocorrência deles pra uma plataforma mais “moderna”. O mesmo vale para boa parte dos softwares educacionais vendidos lá, que só rodam no modo Classic.
Usando oGuilherme
18/08/2008 às 14:06
Ficou faltando a conclusão.
Se é pra ficar em coisas tipo orkuts, myspaces e G1s da vida, nada contra dar um fim no suporte a browsers antigos. Mas se é algo do qual as pessoas dependam para trabalhar, acredito que deva existir manutenção enquanto for economicamente viável.
Usando oAlan Alencar
18/08/2008 às 15:56
Emerson,
Não quis ser severo, muito pelo contrário. Infelizmente não tenho como trabalhar com o meu Mac na empresa por questões de segurança, mas leciono a noite e utilizo meu Mac com maior prazer do mundo. Em casa nem se fala.
Tenho 20 anos de estrada e já acompanhei muitos movimentos, muitos mesmo. Para você ter uma noção em 1995 eu apostei na idéia de baixar um Linux (até então pouco conhecido) e confrontar com uma distribuição da SCO que custava horrores ao orçamento da empresa. Levantei a bandeira do SL e até hoje ainda tenho uma birra com muitos entusiastas que ao invés de mostrar o valor do SL fica denegrindo e baseando as custas dos concorrentes.
Continuo achando desproposital este assunto em um portal dedicado a Mac. Um assunto nada a ver até porque como usuário de Mac não uso IE e creio ser uma boa parcela dos usuários da Maçã. Depois acho uma besteira ficar tentando fazer comparações descabíveis entre Mac e Windows em termos quantitativos. A como mencionei a análise bastante distorcida da realidade.
Sejamos nós mesmos, sejamos Maças e mostremos o nosso valor. A concorrencia que busca falar de nós.
Abraços
Alan Alencar
Usando o