« Rohos Logon Key faz de qualquer dispositivo USB uma chave de acesso para o seu Mac iPods em edições especiais e limitadas »

Atalhos de Mac adaptados para quem está chegando do Windows

Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que a minha recomendação é que todos utilizem atalhos de Mac como atalhos de Mac. Acostumar-se leva alguns poucos dias e, sinceramente, eles fazem muito mais sentido que os de Windows. Você acha mais coerente Alt + F4 (não significa bulhufas) para fechar uma janela ou Cmd + W (Command + Window)?

Ainda assim, há quem prefira os modos Microsoftianos e, devido a isso, estamos aqui para mostrar-lhes um recurso bem bacana do Mac OS X que muitos podem não conhecer. Ele serve, também, para usuários adaptarem as teclas de atalho de teclados de PCs — quem comprou um Mac mini e só trocou a CPU da máquina, por exemplo, com certeza já precisou disto.

A mágica é o botão “Modifier Keys…”, localizado na primeira aba (Keyboard) do painel de preferências Keyboard & Mouse, do System Preferences. Na janela que se abre, você pode especificar que tecla funcionará como cada um dos auxiliares de atalhos, por exemplo:

Observe que eu inverti o funcionamento da tecla Ctrl com Command. Basta isso para muitos dos antigos atalhos de Windows passarem a funcionar similarmente no Mac: Ctrl + C (copiar), por exemplo, é Command + C, no Mac. Invertendo estas duas, você resolve o problema.

Ainda no mesmo painel, observe a última aba, no topo: “Keyboard Shortcuts”. Aqui, o Mac OS X já nos traz uma generosa lista de atalhos do sistema pré-configurados, mas o interessante é que tudo é totalmente customizável. Pelos botões com sinais de mais (+) e menos (-), na parte inferior, você pode adicionar e remover atalhos como bem entender.

Agora é só configurar a máquina ao seu gosto. ;)

[Dica do Nelson Biagio Jr., obrigado!]

Quem escreve?

Rafael Fischmann

Rafael Fischmann
Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Salvador - UNIFACS, tem paixão pela Apple e seus produtos desde quando adquiriu seu primeiro iMac (um G3 Blueberry), em agosto de 2000. Possui hoje um MacBook Pro de 17 polegadas, um iPod video de 80GB, um iPod shuffle de 2GB e um AirPort Express. Seu mais novo integrante é filho italiano adotado, um iPhone 3G preto.

18 Comentários


  • Marco Prestes

    Legal, eu me acostumei com os atalhos do Mac, Rafael, como que eu recorto arquivos no finder? CMD + X não funciona!

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • whinston

    Entrei no MacOS através do Mac Mini no final do ano passado e no começo tive inúmeras dúvidas.. Aliás, fiquei totalmente perdido e pensei até em devolver a máquina, achando que não iria me adaptar.

    Dae, entrei no Fórum do Mac Magazine e o pessoal teve a enorme paciência de me orientar e tirar minhas dúvidas mais básicas, como por exemplo ejetar o CD (já que o Mini não tem botão Eject).

    Esse Post com certeza foi útil e vai ser adicionado a minha base de conhecimento, Rafael.. Visto que, apesar de ter procurado junto aos fabricantes, não achei alguns softwares proprietário que uso (comprados legalmente) com versões pra Mac.

    Assim, o Mac ficou pra uso ‘pessoal’ e o PC para uso profissional..

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • Filipe Souza Mendes Guimarães

    Eu criei um atalho bem útil do Safari, que é o “Merge All Windows”. Já que o Safari não força sempre abrir links em novas abas, as vezes ele abre novas janelas. Aí eu aperto option + M (Merge) e ele junta tudo!

    @Marcos Prestes: eu também não entendo o porque de a função “Recortar” estar inativa no Finder!! Tem uns programas (como o Macpilot) que ativam, mas por que ela não vem ativada?!

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Jadson Almeida

    @whinston,

    Quais programas você não achou?

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • doctor

    uma coise que quase não me acostumo é a posição da tecla command, deveria ser no canto do teclado…

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Marcos

    “Microsoftianos”?!!!!!…
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Essa foi boa!

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • DuRoma

    Boa dica, comprei meu primeiro mac essa semana um macbook 2,4. To indo bem ate agora, mas ainda nao consegui fazer o sync, nem o mail funcionar. Criei a conta no mac.com mas nao funciona sempre dando erro de senha. Se alguem tiver alguma dica agradeco.
    Abracos

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • whinston

    não achei a suite de programação que uso.
    outro que não achei foi o software de vpn

    Usando o Safari Safari 525.20 no Mac OS Mac OS X

  • Jadson Almeida

    Sobre o VPN, olha se o artigo abaixo pode te ajudar:

    http://www.adrianovieira.com/2....._mac_1.php

    Quantos à suite de programação, ela só existe para Windows? Qual é?

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Jadson Almeida

    No Leopard, para fazer uma conexão VPN, acesse as “Preferências do Sistema” e depois clique em “Rede”. Clique no símbolo + para criar uma nova conexão e selecione VPN e daí configure sua conexão privada.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • whinston

    Essa VPN é IPSec, não?
    Eu preciso de VTUN

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • Lucianø

    Algo que uso com frequencia em PCs e sinto muito falta no mac são os atalhos da tecla alt. Quando se segura o Alt, cada um dos menus do programa fica com uma letra sublinhada e pode ser acessado teclando aquela letra. Isso agiliza muito quando estou no Photoshop.
    Mas no mac isso não funciona.

    Ou funciona e eu não sei?

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Jefferson Tadeu

    Boa!

    Usando o Safari Safari 525.21 no Mac OS Mac OS X

  • Jadson Almeida

    @whinston,

    Veja esse programa que funciona para OS X (segundo os desenvolvedores):

    http://sourceforge.net/project.....p;abmode=1

    Também tem o link abaxo. Tá em inglês, mas acho que pode te ajudar:

    http://forum.insanelymac.com/i.....wentry=355

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Walter Sasse

    Parabéns pelo Blog!
    Obrigado pelas dicas. Para um neófito que acabou de adquirir seu primeiro e tão sonhado Mac legítimo, essas informações são muito úteis!

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Onil

    atalhos do Mac têm muito mais logica que os do Win.. mas msmo assim, boa dica rafael !

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • João Pedro

    Rafael, vc escreveu que o comando para fechar um programa é cmd + w, num seria
    cmd + q (Command + Quit)???
    No meu MacPro é cmd + Q…
    Porque tipo, o que significa mais, Command Window, ou Command Quit???
    Command Janela ou Command Feixar???
    Acho que você escreveu errado…

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • Rafael Fischmann

    @João: você que leu errado. ;) Em nenhum momento eu falei em fechar programa. Abraços!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

Trackbacks

Trackback URL para este artigo:

http://macmagazine.com.br/blog/2008/08/16/atalhos-de-mac-adaptados-para-quem-esta-chegando-do-windows/trackback/

Deixe um Comentário!

[XHTML] Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

[?] Clique aqui para saber como anexar sua foto ao comentário!

Aviso: todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou de seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

« Rohos Logon Key faz de qualquer dispositivo USB uma chave de acesso para o seu Mac iPods em edições especiais e limitadas »

del.icio.us

Receba nossas novidades por email

Os artigos do BLOG.MACMAGAZINE são entregues diretamente na sua caixa de entrada!

Hospede seu site na (mt) Media Temple!

Technorati

FeedBurner

Leitores via feed RSS