« Mac é Pop nas Olimpíadas: Michael Phelps e o seu iPod Eu não preciso de quê, cara pálida? »

Dá para usar câmeras USB no iChat e/ou Photo Booth?

Colaboração especial por Fernando Ferrari.

Câmeras, ação!… Como isso é difícil num Mac mini! Ou Mac Pro, tanto faz. Por quê? Simples: não há câmeras iSight embutidas nesses Macs — meio óbvio, já que eles não acompanham monitores, e pior é que os próprios Apple Cinema Displays ainda não possuem iSight embutida. O que fazer? Partir para o sub-mundo da gambiarra e instalar o macam ou iUSBCam? Eu digo que não.

Veja, a Apple incluiu no Mac OS X Leopard uma capacidade até então inexistente nos Macs. Trata-se da compatibilidade nativa com câmeras do padrão USB video class (UVC), sem a necessidade de qualquer driver ou software adicional. A prova está na página de especificações técnicas do sistema:

Photo Booth precisa de uma câmera iSight (Interna ou Externa), câmera de vídeo DV com USB (UVC) ou FireWire; e um processador Intel ou PowerPC G5. Os efeitos de fundo necessitam um processador Intel Core Duo ou superior. Para usar os efeitos de fundo com uma câmera de vídeo DV, esta deve dispor de foco fixo, exposição e contraste.

Ou seja, é só plugar e pronto! Até aqui, você pensa: “Que maravilha!”… mas fica a sensação que câmeras neste padrão ou custam uma fortuna ou quase não existem. De fato, não são câmeras muito abundantes e, no geral, não são as mais baratas, mas para a glória de alguns e desespero dos feios, eu encontrei uma câmera boa, barata (acredite! — ela custou R$69 nas Americanas), facilmente encontrada, mas… é da Microsoft (hehe, brincadeira).

Falo da simples VX-500: compacta, simples, sem firulas. Plugou e já aparece o ícone no iChat. Diferentemente do macam e iUSBCam, ela também funciona perfeitamente no Photo Booth. Ou seja, excelente! Lógico não é uma iSight (nem tão bonitinha quanto) mas, como todos nós sabemos, a webcam da Apple não é mais produzida de forma independente.

Essa é a minha dica para todos vocês. Aproveitem!

Quem escreve?

Rafael Fischmann

Rafael Fischmann
Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Salvador - UNIFACS, tem paixão pela Apple e seus produtos desde quando adquiriu seu primeiro iMac (um G3 Blueberry), em agosto de 2000. Possui hoje um MacBook Pro de 17 polegadas, um iPod video de 80GB, um iPod shuffle de 2GB e um AirPort Express. Seu mais novo integrante é filho italiano adotado, um iPhone 3G preto.

19 Comentários


  • Fernando

    E obrigado! Ficou show =D

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Juliano Dorneles dos Santos

    Postei em um tópico do fórum o modelo da que comprei também!
    Deem (novas regras hehehe) uma espiada lá!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Dea melo

    Perfeito, Rafa! Só o logo da empresa que podia ser menor… hauhauhauhauhhaha
    Brincadeira, gentem! Já garanti a minha!

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Santiago

    Valeu a dica ! já comprei !

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Matheus Rocha

    Valeu pela dica! Só achei estranho a forma do post ter o título em pergunta, geralmente quando vcs falam desses coisas o tópico já aponta a resposta =)

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Carlos Vargas

    Tem alguma câmera com microfone que funcione??

    Minha namorada tem um mini e eu não sei qual recomendar a ela…

    PS: Sou só eu, ou o Fórum está com sérios problemas de login?

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Antonio

    Eu tenho um mini também e comprei um monitor com Câmera embutida, AOC 2217Pwc é Show o monitor é de 22′ polegadas ( 1680 x 1050) c/ som embutido um hub usb de 3 portas e uma Webcam c/ microfone (que são reconhecidos pelo Leopard como AOC Webcam).

    Ele é ideal para os Mac mini principalmente os PowerPC que só tinham duas portas usb e não tinham microfone, já que o microfone do 2217Pwc é reconhecido como um dispositivo de entrada USB.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • André Bonaparte

    Bom saber. Ótima dica

    Usando o Safari Safari 525.13 no Mac OS Mac OS X

  • Juliano Dorneles dos Santos

    Lembrando que no mini não funcionam microfones comuns, somente os USB, Bluetooth ou pré-amplificado.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Washington Pinheiro

    Valeu também… acabei de comprar!!

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Pinto

    Belissima dica!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Pinto

    So uma perguntinha: como faco para habilitar essa camera no Photo Booth? Nos demais aplicativos, Skype, Gawker, tudo bem. Ma sno Photo Booth nao consegui: ele conecta direto a iSight e nao me da opcao de alterar…

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Zookah

    Ela funciona com o skype?

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • iEu

    Caraca eu não conhecia esse Photo Booth!!!
    é demais!!!
    tô chorando de rir!

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Felipe Pinho

    Num site de procura de preços de lojas de informática aqui no rio (boadica) encontrei ela a R$49,00.
    Já sei o que vou comprar essa semana…

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Tiago Cheregati

    Não é muito o assunto, mas queria pedir a ajuda de alguém pra seguinte demanda:
    Agendar um dia/horário/intervalo para capturas da câmera do Mac.
    Tem algum programa que faça isso? Procurei no Google e não achei nenhum…
    Valeu!

    Usando o Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X

  • Fernando

    Zookah: funciona sim para o Skype ou qualquer programa que use Cam no Mac.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

  • Zookah

    Fernando: obrigado. Vou correndo comprar uma!

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Pablo

    O assunto tem a ver mas o problema é diferente e gostaria de uma ajuda, se for possivel claro. Tenho um macbook e estou com um problema com meu photobooth pois muitas vezes, quando tento iniciá-lo aparece a seguinte mensagem Photo Booth canot open because no camera is attached or the camera is in use by another aplicacation. e diz paa eu me assegurar se a camera esta ligada, se estou usando em outro aplicativo e pede pra eu fechar o aplicativo. mas não tem nada aberto, nenhum aplicativo…. Sou altamente leigo tambem. Mas já formatei e continua dando o mesmo problema….. Agradeço desde já e me desculpo desde já também se eu a viajem for minha.

    Usando o Safari Safari 523.12 no Mac OS Mac OS X

Trackbacks

Trackback URL para este artigo:

http://macmagazine.com.br/blog/2008/08/16/da-para-usar-cameras-usb-no-ichat-eou-photo-booth/trackback/

Deixe um Comentário!

[XHTML] Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

[?] Clique aqui para saber como anexar sua foto ao comentário!

Aviso: todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou de seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

« Mac é Pop nas Olimpíadas: Michael Phelps e o seu iPod Eu não preciso de quê, cara pálida? »

del.icio.us

Receba nossas novidades por email

Os artigos do BLOG.MACMAGAZINE são entregues diretamente na sua caixa de entrada!

Hospede seu site na (mt) Media Temple!

Technorati

FeedBurner

Leitores via feed RSS