« Microsoft preparou surpresa pro dia 09/09, mas ela já vazou: mouse Blue Track VimpelCom firma acordo com a Apple e levará o iPhone à Rússia este ano »

Apple quadruplica sua participação no mercado corporativo americano

Mesmo sem uma estratégia de vendas para o mercado corporativo, a Apple conseguiu quadruplicar sua participação entre as empresas americanas. É o que diz Ben Grey, analista e um dos autores da pesquisa Forrester, que analisou mais de 50 mil usuários de 2.500 empresas dos Estados Unidos para listar quais são as tendências no uso de sistemas operacionais.

Segundo a pesquisa, a Apple passou de 1,2%, em janeiro de 2007, para 4,5%, em junho de 2008! Isso sem mover um dedo para criar qualquer estratégia de entrada nesse mercado. E se ela tivesse se preparado, então? Será que os índices seriam maiores?

Claro que comparar essa participação da Maçã com o (r)Windows é de chorar — o índice da Microsoft na mesma pesquisa foi de 94,9% (junho/2008), o que pode fazer alguns torcerem o nariz pra fatiazinha da Apple. Porém, cada ponto percentual de vendas conquistado nesse agressivo mercado representa consideráveis quantidades para a Maçã. É um crescimento que assusta pela velocidade e força e essa pesquisa indica que poderia ser muito maior, se a Apple reduzisse preços e houvesse menos controle da fabricante sobre o reparo, atualização e assistência.

Alguns motivos para o aumento da fatia da Apple num terreno praticamente dominado pelo SO da gigante de Redmond podem ser apontados. Um deles é o oba-oba todo em torno do iPhone e iPods (além da visibilidade e vendas para a Apple, a visão que ali tem um nicho a ser explorado, tanto que uma em cada três empresas das 500 listadas pela Fortune já estão explorando o desenvolvimento de softwares para o iPhone). Outros, são duas fortes tendências: a virtualização de sistemas e o que Ben Grey chama de “populismo tecnológico”.

A virtualização é explicada por poder virtualizar sistemas operacionais, como rodar o Windows XP ou o Vista dentro do Mac OS X, via Parallels Desktop: são as máquinas/clientes virtuais. O populismo tecnológico é definido por Grey como “um movimento que está acontecendo nos Departamentos de TI que busca suporte total para uma quantidade maior de hardware e software”. Essa tendência, para o analista, é a mais importante para explicar a subida da Apple nesse meio.

“A virtualização é importante e será muito grande, mas o populismo tecnológico será muito maior”, diz Grey. “Está havendo uma mudança de pensamento no TI e estamos começando a ver essa mudança. Eles estão deixando de lado princípios antigos do que é ou não é aceitável. O que eles querem são funcionários que sejam produtivos o quanto for humanamente possível, então são aprovadas as ferramentas que os funcionários se sintam mais confortáveis para usar — e produzir mais. Essas ferramentas devem rodar na casa deles também. O que o TI está dizendo é: ‘Se pudermos achar uma maneira de gerenciar e dar o suporte para isso, nós iremos fazê-la’”.

A expectativa é de que a Apple continue crescendo sua participação aos poucos, mas de forma contínua — forte, mas sem acelerar. A pesquisa sugere que esse cenário não mudará pelos próximos 18 meses, um período previsto para que o PC se revigore e ocorra uma migração de sistema operacional (Windows 7?). Bom, vamos aguardar… e torcer pra essa mentalidade vir pras terras tupiniquins o quanto antes!

[Via: 9to5Mac.]

Quem escreve?

Andréa Melo

Andréa Melo
Formada em Design Gráfico e cursando Editoração, trabalha com Macs desde 2001, quando se apaixonou e nunca mais largou. Feliz proprietária de um Mac mini (o pequeno potente) e de um iPod shuffle — que alegra seu retorno pra casa nas noites frias —, acredita num mundo corporativo melhor, onde todos usarão Macs e serão felizes, sem telas azuis ou o moço da help desk pedindo: "Restarta aí, que tudo volta ao normal!"

5 Comentários


  • Neto

    Não acho que seja o Windows 7 porém … nunca se sabe né ;)
    PS: alguém conseguiu ver as 2 LUAS de hoje a noite ???
    Porque em Campinas a visibilidade está ZERO.

    Usando o Safari Safari 525.21 no Mac OS Mac OS X

  • Antonio

    Acho que a virtualização e Hardware intel foi importante nisso, essas empresas provavelmente tem contratos de licença com a Microsoft que vende um licença corporativa vitalicia (não atreladas ao hardware como as licenças OEM) , se tal empresa optarão por não migrar para o Vista elas podem ainda aproveitar sua licenças adquiridas do XP em Hardware Apple na virtualização ou no Bootcamp isso dá uma flexibilidade grande dando interropiabilidade de sua aplicação baseadas no Windows, que podem ser portada em um ritimo controlado e testado para Mac OS X, e mesmo que remota a possibilidade da empresa desistir de utilizar o OS da Apple o seu investimento em equipamento não estará perdido.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Fernando

    Acho que este outro sistema é o Linux. Que também é muito bom.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • André Sato

    unix…

    Usando o Safari Safari 525.18 no Mac OS Mac OS X

  • Max

    Claro que quando é dito 4,5 % do mercado coorporativo, significa que é 4,5 % de um mercado que não é dele, o iPhone não é coorporativo, não é focado nisso, ele está ganhando usuários nessa área, mas não é voltado à ela…

    Se fosse, e se a Apple não fosse tão ciumenta com seus aparelhos e não colocasse tantas restrições, já seriam uns 15 ou 20 % …

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP

Trackbacks

Trackback URL para este artigo:

http://macmagazine.com.br/blog/2008/08/29/apple-quadruplica-sua-participacao-no-mercado-corporativo-americano/trackback/

Deixe um Comentário!

[XHTML] Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

[?] Clique aqui para saber como anexar sua foto ao comentário!

Aviso: todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou de seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

« Microsoft preparou surpresa pro dia 09/09, mas ela já vazou: mouse Blue Track VimpelCom firma acordo com a Apple e levará o iPhone à Rússia este ano »

del.icio.us

Receba nossas novidades por email

Os artigos do BLOG.MACMAGAZINE são entregues diretamente na sua caixa de entrada!

Hospede seu site na (mt) Media Temple!

Technorati

FeedBurner

Leitores via feed RSS