Um dia antes do lançamento público da 1ª versão beta do Google Chrome para Windows em mais de 100 países, a gigante de buscas liberou informações preliminares sobre o seu primeiro navegador oficial para a web. A forma escolhida? Um livro de histórias em quadrinhos de 38 páginas, desenhado pelo famoso Scott McCloud.
Pensando no tempo que as pessoas passam usando browsers diariamente, o Google decidiu criar uma solução do zero que contasse com os melhores componentes possíveis — levando em consideração a evolução da web: de simples páginas de textos a aplicativos ricos e interativos.

“Precisávamos repensar completamente o browser”, revelaram Sundar Pichai, vice-presidente de gerenciamento de produtos, e Linus Upson, diretor de engenharia do Google. “O que precisávamos não era apenas um navegador, mas toda uma plataforma moderna para páginas e aplicativos da web, e é isso que decidimos construir.”
Por fora, a janela de navegação do Chrome é simples, rápida e direta. O Google acredita que, para a maioria das pessoas, o que importa não é o browser, mas o que ele pode fazer — e como consegue fazer. A idéia deles é “tirá-lo da frente das pessoas e levá-las onde quiserem chegar.”

Tal como no Opera, as abas no Chrome localizam-se acima da barra de endereços e dos seus botões de controle. Esta, chamada omnibox, combina URLs do histórico com resultados de busca e sugestões. Uma homepage inclui sites visitados freqüentemente, abas fechadas recentemente, favoritos e buscas. E ele terá, assim como o Safari e o Microsoft Internet Explorer 8, um modo de navegação privada, chamado “Incognito”.

Por trás das cortinas, os caras construíram fundações melhores do que nunca para a execução de aplicativos complexos da web. Cada aba de navegação, por exemplo, foi isolada dentro de numa sandbox, impedindo que uma afete a outra.
Performance foi prioridade no desenvolvimento do browser, que contará com um sistema JavaScript bastante poderoso — V8, criado por um time da Dinamarca —, capaz de rodar aplicativos da web impossíveis nos navegadores de hoje em dia.
O Gears, é claro, também estará embutido no seu engine.
Os trabalhos no Google Chrome “estão longe de estarem finalizados”, dizem eles. A liberação desta versão beta para Windows servirá para iniciar os debates sobre a iniciativa e como forma de obter o máximo de feedback dos usuários. Versões para Mac OS X e Linux já estão em desenvolvimento.

Seguindo outros projetos de código-aberto apoiados pelo Google, o Chrome será open-source, visto que ele próprio utiliza diversos componentes do WebKit da Apple (utilizado, é claro, no Safari, mas também no Android, do próprio Google), e do Firefox, da Mozilla Foundation. “Esperamos colaborar com toda a comunidade para, juntos, evoluirmos a web.”

Atualização (01/09/08 às 21:15): já vazou uma imagem do dito cujo.









Filipe Guimarães
01/09/2008 às 20:35
Muito bom! Vou aguardar a versão pra Mac OS!
Usando oCarlos Eduardo Sanches
01/09/2008 às 20:36
Promete muito o Chrome… e se tratando de Google, tem tudo para ser muito foda.
Se bem que no andar da carruagem atualmente, qualquer um que tire a liderança de market share do Internet Explorer está bom demais.
Usando oMarco Prestes
01/09/2008 às 20:40
Se for igual aos produtos da Google, deve ser muito feio! A Google ainda não me provou que é boa em desenvolvimento de software para desktop!
Usando oFelipe
01/09/2008 às 20:42
Nossa, esse icone é igual aquele brinquedo antigão, esqueci o nome……
Que feio huauhhuhuahuahu
Usando oFelipe
01/09/2008 às 20:49
Lembrei, era o Genius!! huahuahuahuahu
Usando oMatheus Ferreira
01/09/2008 às 20:52
Felipe o jogo que tu pensou foi o Genius ne?
Usando oJOSZé
01/09/2008 às 20:57
nossa, todo mundo aqui tem um mac menos eu. ={ (queria um)
Usando oRafael Fischmann
01/09/2008 às 21:17
Post atualizado com uma imagem do Google Chrome.
Usando oLeno
01/09/2008 às 21:19
Ei Jozé eu tbm nao tenho, UHAHUAHUUAHA. Ainda. cofcof
Usando oBruno Casarini
01/09/2008 às 21:28
O Scott McCloud é um highlander???
Usando oMarco Prestes
01/09/2008 às 21:28
Como o imaginado, é muito feio, parece brinquedo de criança!
Usando oJOSZé
01/09/2008 às 21:56
como web designer achei muito simples, nao gostei.
Usando oMatheus Ferreira
01/09/2008 às 22:08
eu ainda nao tenho um mac…
Usando oto no hackintosh mesmo,
mas quem sabe um dia eu possa comprar meu mac
lucas
01/09/2008 às 22:23
http://www.google.com/chrome
Not Found
Error 404
será que foi o sucesso ou já se arrependeram?
Usando oArthur
01/09/2008 às 22:27
Nan… Num tem Google nem ninguém que me faça largar o Opera.
Usando oRoberto G.
01/09/2008 às 22:38
Safari é eterno!
Usando oBruno Marques
01/09/2008 às 23:08
Quando o Google lançar uma geladeira é certo, eles se juntam com a Apple e dominam o mundo.
Quero logo a versão beta para Mac OS, por favor avisem assim que descobrirem. =D
Usando oBruno (TaRuGo)
01/09/2008 às 23:20
Feeeeeeeeeeio.
Usando oRubens Cavalheiro
01/09/2008 às 23:42
Não importa se é estéticamente feio, o que importa se é funcional. Que venha a guerra dos browsers para elevar a qualidade dos mesmos. E tudo vale para tirar a hegemonia do Internet Explorer… I hate IE 6, SaveTheDevelopers.org
Usando oRubens XD
01/09/2008 às 23:55
Quando vocês usam seus browsers vocês olham pros sites ou pra barra de endereços/abas?
Desculpa, mas se ele cumprir tudo o que prometer, é melhor a apple acelerar logo o Safari 4 ou vai ficar bem pra trás =P
Usando oHaoji
02/09/2008 às 00:13
Interessante…
Espero pelo lançamento da versão para Mac.
Ps: Notaram a chuva de macs nessa comic? Vários MacBooks, iMacs daqueles antigões, e por aí vai…
Usando oMarcus Roberto
02/09/2008 às 10:46
Sinceramente não achei feio não e pelo que o time de desenvolvimento apresenta na HQ, tem tudo pra ser um baita sucesso.
Usando oGreg
02/09/2008 às 10:50
O logo, além do Gênios, também me lembra o logo da TV Record
Usando oedson
02/09/2008 às 13:24
cadeeeeeeeeeeeee?????????????
Usando oLucas Valério
02/09/2008 às 13:42
o logo lembra da pokebola dos pokemons
Usando oDarkSide
02/09/2008 às 14:18
O fato do WebKit ser usado para render é que provavelmente os componentes usados pro AJAX serão o mesmo sites feitos pensando no Chrome devem ser compativeis tambem com o Safari e assim todos ganham. É o fim de sites feitos pensando apenas no IE
Usando oEder
02/09/2008 às 17:46
Google Chrome Bug
A todos que testaram irão perceber que ele cria um processo para cada aba.
Usando oExperimente finalizar um destes processos e veja o resultado.
Tentei acessar uma URL do youtube e habilitei o console javascript e cliquei em varios links(que possuem javascript) e ele travou TOTALMENTE(culpando o Flash) kkk
Por se tratar de uma versão beta 0.2 nota 9
ASF
02/09/2008 às 18:09
IMHO: http://antoniofonseca.wordpres.....onfirmado/
Usando oWillian Rosa
02/09/2008 às 21:41
Olha, estou surpreso com mais essa novidade do Google. Adorei o navegador, pensei que iria contar com uma maior gama de serviços, como por exemplo, uma barra que avisa o usuário quando chega um novo email, por exemplo. Mas estou muito contente de chegar em casa e ter mais uma opção de navegador de internet para mim. Adorei o browser e está como padrão aqui no laptop.
Note que a cor em volta dos formulários é amarelo queimado, igual ao do Android. E o redimensionamento de campos de texto, igual ao Safari. Enfim, adorei o navegador.
Usando o