A Samsung, empresa coreana que produz de tudo, desde TVs até players dos mais variados formatos, já decretou o tempo de vida do Blu-ray: “5 anos com certeza, mas não chegará a 10″. Mas peraê… foi no começo deste ano que eles ganharam a briga com a Toshiba! Tchau HD-DVD!
E agora já mataram o vencedor?
Bom, a afirmação partiu de Andy Griffiths, diretor da divisão inglesa da empresa, que não deixa claro qual nova tecnologia substituirá o Blu-ray… Alguns apostam na distribuição digital, já que a Samsung está investindo nas TVs conectadas à internet. Mas o download digital será capaz de desbancar um grande investimento como o que foi feito no Blu-ray nos últimos anos? E mais: essa realidade de full HD, downloads digitais, internet realmente decente não seriam ainda privilégio de apenas países mais desenvolvidos? Aqui no Brasil e em outros países eternamente “quase lá”, dificilmente esses formatos morrerão em tão pouco tempo.
Segundo Griffiths, a empresa também aposta na tecnologia OLED para os monitores, que desbancará as TVs de plasma e de LCD. “Hoje não podemos oferecer essa opção para venda, porque ainda é muito cara, mas estamos trabalhando para que, em 2010, ela se torne um padrão acessível ao mercado”.
E você? Acha que o tão querido Blu-ray acaba em 5 anos? O download digital de vídeos vingará por aqui? OMG!
[Via: Gizmodo.]






Alan
06/09/2008 às 16:25
Eu acho difícil…eu mesmo não conheço ninguem que tenha comprado um player bluray (a não ser quem tem o PS3).
Usando oEu mesmo só vou comprar o ano que vem e vai ser um PS3…
Alexandre
06/09/2008 às 16:39
Bem, lí em algum lugar, creio que aqui mesmo no MM, que a Panasonic testou na região norte, com modem um de fabricação própria, Internet via rede elétrica atingindo 200mbs. Bom, se essa tecnologia não tardar a se concretizar comercialmente no Brasil, creio que acabariamos por “pular” o Bluray. Imagino que seja inclusive mais barato operar a internet via rede elétrica pelo fato de não haver necessidade da criação de toda uma estrutura de distribuição como acontece no caso do Cabo, fibra óptica, etc… Sendo o ADSL já meio saturado para inovações tecnológicas.
Vamos aguardar para ver.
Usando oFrancisco Carneiro
06/09/2008 às 18:23
Bem, a última vez que a Samsung deu palpite sobre sucessão do DVD ela disse que ia dar HD-DVD, né?
Usando oAgora @Alexandre, assim como a realidade brasileira não é de conexões decentes, também não é de pagar R$100 num Blu-ray. E mesmo que a tendência seja uma queda nos preços, mesmo lá fora o DVD ainda não tá tão barato e o Blu-ray continua mais caro…
JP
06/09/2008 às 18:28
eu não duvidaria….
Usando ohj a tecnologia avança mto rápido e muitas tecnologias já nascem ultrapassadas…
Marco Prestes
06/09/2008 às 18:31
Quando A Apple Abrir uma iTunes Store aqui, com várias opções de conteúdo digitais, isso que o cara falou possa parecer mais clara para os brasileiros e, claro, uma evolução maior da Internet, um exemplo da tecnologia que o nosso amigo citou acima, eu li que a Brasil Telecom já está fazendo testes sobre internet na rede elétrica.
Usando oLirou
06/09/2008 às 19:28
Concordo plenamente com a opinião da Samsung. Fazer um download é muito mais rápido e prático do que comprar um disquinho que poderá arranhar, se perder, além de bagunçar a sua casa e ser difícil de organizar.
Mesmo com a internet que temos hoje já seria possível baixar um filme em alta-definição em um tempo aceitável.
Daqui a 10 anos estaremos assistindo fullHD por stream, quem é que vai ficar comprando disquinhos!?
Usando oEdson
06/09/2008 às 19:43
Pq em foruns de internet so aparenta ter retardado?
Nego acha que distribuição digital é feita apenas fazendo download pela internet.
Ja pensaram em ir na sua Blockbuster e inserir um cartao flash e baixar em alguns segundos o filme que voce quer, guardar no bolso e ir pra casa e colocar no seu dispositivo?
Aí vc vai executa o video, ele conecta a internet, pede seu cartao de credito e syncroniza
com a sua biblioteca.
Uau… Magicowww
Usando oEdson
06/09/2008 às 19:46
É como dizem se a grama muda de cor o burro morre.
E concordo com a Samsung Bluray é um dispositivo desnecessario.
alias chega de midias oticas… essas bostas comem energia pacas e ainda ocupam um espaço absurdo.
Que venha logo os chips tpm como padrao.
Usando oCarlos Eduardo Sanches
06/09/2008 às 21:43
Depende… em termos de filmes, de 5 anos não passa o Blu-Ray.
Mas em video-games modernões, se não inventarem algo melhor, o Blu-Ray terá uma vida bem mais significativa.
Usando oAlexandre Santiago
06/09/2008 às 21:57
Bom, ai te falo, nós que somos uns pobres não temos mesmo banda larga suficiente para conseguir comprar conteúdo digital de alta definição, via internet.
Agora Japão, Europa e EUA têm. Ai vou além. Qual a fatia no faturamento global das empresas de entretenimento com esses 3 ai em relação ao resto do mundo?
Outra, como disseram ai sobre o preço. Olha quanto custa um disco de blue-ray e quanto custa comprá-lo digitalmente.
Realmente faz sentido acabarem com as mídias físicas e termos todo este conteúdo virtualmente.
Imagina o quanto de espaço se economiza em vez de ter que guardar todas aquelas caixas de dvd’s, blue-rays, cd’s.
Eu sou mais mídia digital à física.
Demorou
[]’s
Usando oAlvaro
06/09/2008 às 22:59
Em relação à tecnologia ao fim do Blu-Ray, evidentemente olhando-se para cada mercado individualmente, a tendencia é realmente da sua substituição ou extinção. Antes mesmo do final da Briga HD-DVD x Blu-Ray, já tinha lido uma entrevista do Bill Gates que ele não entraria no mercado pois sabia que uma das duas seria provavelmente a última mídia física mundial.
Usando oBasta olhar a evolução das mídias de armazenamento, começando pelo disco/bolachão (o mais duradouro de todos), fitas cassete, disquete (o de 5pol e 3,5pol) e o CD, cada um deles teve um reinado mais curto que o outro.
Uma lida nos blogs de tecnologia já mostra várias outras tecnologias existentes (mesmo que não comercializadas) que parecem tão promissoras quanto os antigos Video-laser, DAT, e outras que não conheci. Então, quem sabe o blue-ray não possa estar no meio de uma destas.
Se pensar em transmissão de dados via internet, dizer que isto é impossível no Brasil, Basta também lembrar do antigo BBB (se não me engano é este nome, se não for gostaria que alguém das antigas me corrigisse), que era a nossa internet ponto a ponto via telefone, que não tem muito tempo!
O Blu-ray não nasceu morto, mas sua vida é curta.
Alvaro
06/09/2008 às 23:11
Corrigindo, não era BBB, era BBSs (Bulletin Board Systems). Quem achar que a internet hoje é lenta, não sabe o que era.
Usando orobson bittencourt
07/09/2008 às 01:57
meu, pra mim eh o seguinte, nao uso cds pra escutar musica, DVD?! soh pra guardar arquivos… e os filmes?! soh uso pq nao estou nos EUA e nao consigo locar filmes pela internet… de resto, essas midias bolachudas( cd, dvd, blue ray, …) por mim podem morrer e o qnto antes…
Usando oRomário
07/09/2008 às 02:53
Isso já me deu bastante dor de cabeça, se tratando de mídias e cuidar delas. Se tudo fosse online, seria bem melhor mesmo. É uma pena que a internet demore tanto a evoluir em alguns lugares do pais.
Usando ogandralf
07/09/2008 às 04:26
Na minha internet de 4M já vejo os trailers da Apple com excelente qualidade e quase nada de espera (para começar o filme). Na boa? Não preciso muito mais que isso, não. “Mas não é 1080…”. Dificilmente eu vou gostar mais de um filme pq ele é 1080 e não 720. O dia em que eu tiver banda para 1080, ótimo. Mas 720 já está excelente. Prá falar a verdade, chegando em qualidade de DVD já está de bom tamanho…
Pegar o carro, ir à locadora para (se encontrar) alugar o filme que eu quero e (volta-e-meia) ter que pagar multa… ou baixá-lo com poucos segundos de espera? Adivinha só o que eu prefiro?
Perguntaram para o Jobs o que ele achava sobre a vitória do blu-ray sobre o HD DVD:
“Clearly, Blu-ray won, but in the new world order of instant online movie rentals, in HD, no one will care about what format is where”.
Até mesmo em relação a pirataria. Conheço muita gente que baixa filme pirata mais pela comodidade/disponibilidade do que pela economia. Já fiz até uma enquete, e a maioria dos meus amigos disso que preferiam pagar alguns dólares a ter que esperar-torrent-baixar-srt-sincronizar-ver-que-a-qualidade-é-ruim-e-procurar-outro-torrent.
A única coisa que estes serviços de download (a la iTunes) pecam é não ter extras, como cenas deletadas e comentários do diretor. E, claro, não funcionar no Brasil.
Usando ormac
07/09/2008 às 10:40
Concordo com a Samsung, 5 anos é uma eternidade em eletrônicos. Até lá muita coisa nova surgiu.
Usando oPaulo Lima
07/09/2008 às 10:53
Ah não acho que isso seja verdade!!
http://www.nanosecond.wordpress.com
Usando oAntonio
07/09/2008 às 14:48
O interessante é que o Blue Ray ainda não é o formato dominante na distribuição de conteúdo, o DVD ainda é o formato mais comercializado e acho que aqui no Brasil o comercio de filmes em Blue Ray ainda nem saio do berço se pensarmos que em 5 anos o Blue Ray morre, é bem possivel que no terceiro-mundo o formato da Sony fique apenas como coadjuvante, e pularemos diretamente para o sistema de conteúdo por Downloads.
Usando oEmerson
07/09/2008 às 17:58
Alguém poderia excluir esse engraçadinho que fica fazendo propaganda de outro blog.
Usando oClaudio
07/09/2008 às 19:21
Concordo com o Carlos, prá game ainda não há outro meio melhor que o disco.
Usando oGuilherme
08/09/2008 às 00:44
Eu sou da opinião que o Blue Ray nasceu morto.
Um baita tiro no pé da Sony - que é mestre em dominar um mercado e logo depois perdê-lo por pura incompetência - e nunca vai sair dos laboratórios - ou do PS3 - e será bem dizer um novo Betamax - em se tratando de distribuição de vídeos . i.e., muito bom, mas pouco usado.
Pro resto, acho que dificilmente vingará além dos games, que em invés de terem umas 2 ou 3 mídias de DVD, usaram 1 Blue Ray. Mas mais do que isso, impossível, e mesmo assim, será um nicho de mercado muito específico.
Blue Ray nasceu morto, e a previsão da Samsung é bem otimista, até demais na minha opinião.
Usando o[pbr]
08/09/2008 às 10:45
Blu Ray pode vir a ser a ultima midia optica!
Isso eu concordo, e a internet tomaria o seu lugar. Esse eh um caminho sem volta!
So nao sei se o prazo esta correto. 5 anos parece pouco, mas em termos de eletronica e internet eh bastate! Eu acredito que deva durar mais que os 5 anos. Isso depende do usuario.
Usando oPois muita gente ja baixa filme em HD direto da internet, e com certeza nao quer nem saber de Blu Ray