« Apple bloqueia PwnageTool com o iTunes 8.0, mas o iPhone Dev Team já deu um jeito Western Digital lança HD de 500GB para notebooks »

Chip Bluetooth dos iPods touch é o receptor Nike+; conheça a mais nova patente da Apple

Saraiva NÃO!

O Nelsão acertou em cheio: o chip Bluetooth 2.1+EDR Broadcom BCM4325 encontrado nos novos iPods touch é, de fato, o comunicador/receptor Nike+ integrado. Ocorre que o componente é baseado num protocolo de comunicação de 2.4GHz chamado ANT — que utiliza uma freqüência bem próxima da tecnologia Bluetooth.

Falando em Nike+, a Apple acaba de solicitar uma patente que revelou um futuro Nike+ “anabolizado”. Os documentos tratam de uma série de novas tecnologias, incluindo até mesmo GPS integrado ao tênis e sensores que lhe dirão quando que é hora de passar numa loja da Nike e comprar um par novo.

Uma das funcionalidades do GPS seria a de definir pontos de parada interessantes para o usuário — como banheiros, lanchonetes, mirantes etc. Desta maneira, enquanto estivesse se exercitando, a pessoa poderia ser “informada pelo tênis” quando se aproximasse de alguns desses locais e, a partir daí, decidiria se faria uma parada estratégica ou não.

Trabalhando com outras empresas, evidentemente, o sistema poderia ser utilizado para veicular propagandas para a pessoa a partir da sua localização geográfica — só não cairia bem uma churrascaria fazer um anúncio para os que estão se matando pra perder dois quilinhos que sejam, é claro.

Aspectos sociais também estão sendo desenvolvidos nesta nova versão do Nike+, de maneira que seus sensores se conectariam à internet e possibilitariam comparações das conquistas dos atletas com outros usuários. A interação poderia ser feita em tempo real, ao vivo, ou então via colaborações virtuais.

A tecnologia poderá contribuir, também, para uma avaliação técnica e empírica dos tênis, determinando seu tempo de duração/utilização vs. um determinado modelo/design. Além disso, permitirá que o usuário determine características específicas de produtos a partir do seu tempo de utilização e/ou distâncias percorridas.

Como sempre, a Apple não tem obrigação de utilizar e lançar quaisquer das suas invenções; pedidos de patente como este podem ou não indicar futuros projetos a serem anunciados e disponibilizados pela empresa e, neste caso em especial, nem precisa restringir-se a tênis da Nike, uma vez que uma série de outras fabricantes de acessórios esportivos já desenvolveram cases e compartimentos para o uso do mesmo sensor.

Os créditos para as invenções descritas neste documento vão para Bob Borchers, diretor sênior de marketing de produtos da linha iPhone, da Apple.

Quem escreve?

Rafael Fischmann

Rafael Fischmann
Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Salvador - UNIFACS, tem paixão pela Apple e seus produtos desde quando adquiriu seu primeiro iMac (um G3 Blueberry), em agosto de 2000. Possui hoje um MacBook Pro de 17 polegadas, um iPod video de 80GB, um iPod shuffle de 2GB e um AirPort Express.

5 Comentários


  • Antonio

    Pelo que eu entendi esse chips bluetooth podera ser usando em outros acessórios, mais tenho a impressão que a Apple não vai liberar o seu uso, para qualquer equipamento bluetooth e sim acessórios que passem pela sua benção e tenha indicação que é desenhado para iPod, espero que a atualização do firmware do iPhone também traga essa possibilidade.

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Mac OS Mac OS X

  • Orshabaal

    uhull…. RESERVEI MEU IPHONE 3G COM A VIVO!

    http://c.imagehost.org/0688/iphone.jpg

    Usando o Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP

  • Carlos Gomes

    O que eu queria mesmo era aquele tênis da Nike do “De Volta para o futuro - Parte 2″. Quem nasceu na década de 80 (ou viu o filme) vai saber do que eu estou falando.

    Usando o Safari Safari 525.21 no Mac OS Mac OS X

  • JP

    foda q eu acho esses tenis mto feios.. pqp

    Usando o Flock Flock 1.2.5 no Windows Windows XP

  • AndreKrieg

    @JP: Como já dizia o velho deitado: Gosto é que nem C*… Cada um tem o seu… rsrrs

    Usando o Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 no Windows Windows XP

Trackbacks

Trackback URL para este artigo:

http://macmagazine.com.br/blog/2008/09/12/chip-bluetooth-dos-ipods-touch-e-o-receptor-nike-conheca-a-mais-nova-patente-da-apple/trackback/

Deixe um Comentário!

[XHTML] Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

[?] Clique aqui para saber como anexar sua foto ao comentário!

Aviso: todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou de seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

« Apple bloqueia PwnageTool com o iTunes 8.0, mas o iPhone Dev Team já deu um jeito Western Digital lança HD de 500GB para notebooks »

del.icio.us

Receba nossas novidades por email

Os artigos do BLOG.MACMAGAZINE são entregues diretamente na sua caixa de entrada!

Hospede seu site na (mt) Media Temple!

Technorati

FeedBurner

Leitores via feed RSS