Não é um Mac mini Pro, nem MacBook touch e nem, muito menos, um hub da Apple. É, simplesmente, um tijolo (brick = tijolo) de alumínio:

Pois é, pessoal, parece que a Apple mais uma vez nos trará uma revolução. A partir do próximo dia 14, a empresa começará a fabricar todos os seus MacBooks — nada mais virá da Ásia (de fabricantes chinesas ou taiwanesas, como a famosa Foxconn).
De acordo com o 9to5Mac, a Maçã passou os últimos anos construindo um processo de manufatura completamente novo, que utiliza lasers e jatos de água para entalhar novos MacBooks a partir de blocos de alumínio. Quais as possíveis vantagens disto?
- Elimina a necessidade de entortar o metal, criando pontos fracos/rachaduras.
- Não há “costuras” no produto final, então ele é super suave.
- Parafusos não seriam mais necessários.
- A carcaça é uma única peça de metal: super leve, robusta e barata.
- Não há limites de criatividade no design.
A estratégia da empresa é a de adquirir o máximo de vantagens e diferenciais técnicos sobre outras fabricantes, incluindo aprimoramentos na complexidade do design das suas cases, sem falar em robustez e qualidade. Steve Jobs focou-se bastante nos detalhes de design da fábrica da NeXT, na década de 80. Na época, toda a produção dependia de apenas 100 trabalhadores.
Se você lembrar bem, na conferência sobre seus últimos resultados financeiros, o CFO da Apple, Peter Oppenheimer, afirmou que a empresa “continuaria lançando produtos do estado da arte que concorrentes não conseguirão bater.”
Eu só digo uma coisa: faltam apenas 10 dias! ![]()







Bicalho
04/10/2008 às 21:49
Rá! Tava na hora de parar de jogar dinheiro nas mãos dos chineses comunistas! Bravo Apple! Se é que isso é mesmo verdade….
Usando oGiuliano
04/10/2008 às 21:55
Sei não, desconfio…
Usando oJorge Henrique
04/10/2008 às 22:15
Nossa, será ?
Agora fiquei curioso !!!
Usando oLeno
04/10/2008 às 22:32
Sei não, desconfio…²
Tb viu.
Usando oFelipe Lucena
04/10/2008 às 22:44
As vantagens são tentadoras … mas vamos aguardar ! e o melhor que podemos fazer agora !
Usando oPhillipe Xadai
04/10/2008 às 22:49
Cara, pode até não ser isso… mas se for, essa notícia não me anima, uma vez que tem tudo para ferrar a curva de baratemento dos preços dos equipamentos da Apple… Por outro lado, os equipamentos que pode surgir daí serãi verdadeiros sonhos… (que podem ser apenas isso: sonhos, inacessíveis)
Parece que não vai ser dessa vez q eu abraço a maçã de vez…
Usando oOdigooogle™
04/10/2008 às 22:52
Concordo com o Phillipe Xadai.
Usando oMarina
04/10/2008 às 23:00
Tb. Concordo com o Phillipe Xadai
Usando oGustavo Costa
04/10/2008 às 23:03
Estou meio desconfiado, mas como eu sempre digo só o tempo nos dirá!
Usando oLeno
04/10/2008 às 23:28
a apple nao iria aumentar o preço dos notes, ja esta muito caro assim.
Usando oCremat
04/10/2008 às 23:28
Apenas como falau… 10 dias….
Usando oRivanor Soares
04/10/2008 às 23:40
Se forem surgir produtos melhores da Apple, ótimo. Vou trabalhar pra poder adquirí-los. Espero que continuem valendo tanto quanto valem hoje ou mais, no quesito qualidade+satisfação.
Usando oDiego C.
04/10/2008 às 23:44
Uma coisa é certa: A concorrência não está pecando em inovação e a Apple, se quiser ostentar esse título, tem um grande desafio em mostrar algo realmente novo.
Veremos…
Usando oEdu
04/10/2008 às 23:48
Como encarecer, se isto vai tornar o processo produtivo extremamente barato. Acordem, por favor.
Usando oDVC
05/10/2008 às 00:18
Acho que o pessoal tá viajando… NUNCA que um fabricante trocaria uma tecnologia mais barata por outra que encareceria o produto. Tem hora que o pessoal acha que o Jobs é idiota… é a única explicação…
Usando oalfie
05/10/2008 às 00:30
O post deixa bem claro que essa tecnologia virá para abaixar mais os custos. E concordo com o DVC.
Usando oKawan
05/10/2008 às 01:15
Gente, a coisa mais obvia eh q os precos vao baixar! Pensem um instante: Se oq o post disse se concretizar, entao todo o processo de producao sera motorizado, ou seja, menos mao de obra, menos gastos com isso, e voit-la teremos precos reduzidos!!
Eh tao facil de perceber….E se a apple realmente fara isso, eu aplaudo, ja q eles atingiram o topo da inovacao no quesito design, agora tbm qrem atingir esse nivel no quesito producao! Eh galera, Jobs num eh burro, aguardem, eu particularmente, gostaria se isso viesse a ser realidade!
Usando oFilipe Alvarenga
05/10/2008 às 02:07
Sem falar, que está eliminado o intermediário na linha de produção… só tende a baixar o preço… a Apple projeta, fabrica e alguém distribui… não precisa mais do intermediário para montar as máquinas….
Usando oRaphael Chaib
05/10/2008 às 02:17
* Elimina a necessidade de entortar o metal, criando pontos fracos/rachaduras.
* Não há “costuras” no produto final, então ele é super suave.
* Parafusos não seriam mais necessários.
* A carcaça é uma única peça de metal: super leve, robusta e barata.
* Não há limites de criatividade no design.
Acho que, como disseram, o próprio post já nos diz que será uma coisa muito melhor e que sairá mais em conta… Não entendi nada dos 12 primeiros comentários =/
Usando oThiago Martins
05/10/2008 às 02:31
Podiam fazer como a Sony. Fabricar no Brasil. Mas podiam fazer diferente da Sony, fabricando no Brasil e vendendo BARATO. Não adiantou nada a Sony *e a palm* criarem fabricas no Brasil, se os produtos continuam com preço de importados.
Usando oRodrigo Pamplona
05/10/2008 às 02:47
ebaa… vou deixar meu presente de niver de hoje.. pra 10 dias!
Usando oJoão Marcelo
05/10/2008 às 07:45
Só um detalhe, essas vantagens citadas não são válidas para comparação com um processo de conformação como a estampagem. Acredito que a carcaça ficaria até mais forte devido ao encruamento do metal.
A única vantagem do pondo de vista do uso de mesas de corte a laser, plasma, jato de água ou micro esferas, seria a facilidade para mudar o design do produto, visto que na estampagem teriam de ser construídas novas matrizes e nos outros métodos bastaria uma nova programação no CNC.
Usando oRenato Roque
05/10/2008 às 08:15
Faltam 9 dias!
E a p**** do dólar subindo… d=(
Td q eu menos queria depois d esperar 6 meses pra comprar um MB…
Usando oCarlos Grossi
05/10/2008 às 08:42
Sei lá, imagina o quanto custo em matéria prima e o desperdício de aluminio… os custos vão as alturas….
Usando oCelio Novaes Raggi
05/10/2008 às 09:35
A Apple pode até a voltar a fabricar seus próprios produtos, mas de uma coisa tenham absoluta certeza, esta fábrica da Apple como queriam chamar será sim num país de 3º mundo!!!! Afinal se a idéia é reduzir custos, como vão tirar de países com mão de obra barata!!! E o foco?
Usando oE parem com essa idéia de que na Ásia os produtos são ruins, ruins como???? Os processos industriais são de ponta, ou voces acham que toda a tecnologia que consumimos são fabricadas na Finlândia, nos EUA.
Quem determina a qualidade é o dono do projeto, é quem encomenda e que dá o custo pretendido!!!!
Acordem!!!!
Se vai existir um processo de fabricação melhor, parabéns!!! Mas este sera fabricado é la mesmo.
Léo Hackin
05/10/2008 às 10:08
Acredito que os preços não vão baixar não. E uma coisa que é fato são as taxas de importação x produção acerca dos produtos. Em termos de mão de obra pode até compensar, mas as taxas de impostos sempre detonam.
Um outro fato, é uma coisa engraçada que rola ao menos no mundo de guitarras: uma ESP USA é extremamente mais cara que uma ESP Asiática. Mesmo material, mesma construção, mesmo timbre.
Então, acho que é esperar pra ver essa mesmo. Mas particularmente acho que baixar o preço do Mac vai ser complicado, ainda mais aqui no Brasil onde tudo é mais caro SEMPRE.
Usando oherval
05/10/2008 às 11:01
acho que alguém andou ingerindo cogumelos…
Usando oLarissa Herbst
05/10/2008 às 11:09
Gostei da novidade, e imagino que isso traga belas mudanças
no design dos produtos!
9 dias!
Usando oAguardando muito… como de costume, rs.
Electro
05/10/2008 às 11:50
Isso que esses caras escreveram só prova uma coisa: não entendem bulhufas de produção ou metalurgia. Não faz o menor sentido…
Usando oAndré
05/10/2008 às 12:28
Nossa, lendo esse texto parece mais piada do que notícia, não sabia se levava a sério ou ria.
Usando oMarco Prestes
05/10/2008 às 12:29
Muito bom!
Usando oGustavo
05/10/2008 às 13:30
Hm, como assim? Eu não entendi nada, parece piada. Se não vai ter encaixes e parafusos, como os caras vão botar a placa-mãe e os componentes dentro do case? Vão colocar e depois soldar tudo junto? UAHauhauauha
Usando oJúlio Turolla
05/10/2008 às 13:54
Meus amigos, isto é Só UM TIJOLO ‘-’
Eu acho que a questão dos boatos já foi longe demais, está ficando absurda, um blog posta sobre os macbooks feitos de origami, e todos os outros vão atrás, qual a diferença de um processo de fabricação na China ou Cupertino? Impostos, mão de obra barata!
Júlio Turolla
Usando oD&G
Guilherme Rambo
05/10/2008 às 14:28
Me corrijam se estiver errado, mas esta notícia não era para ser uma brincadeira? :S
Usando oKawan
05/10/2008 às 14:50
Gutavo, vc apontou um detalhe interessante! Se vai ser uma peca unica…Como vamos colocar os componentes internos?
Depois de pensar um pouco aqui, eu imaginei o seguinte, apesar de ser um leigo, viagens desse nivel sempre sao possiveis qnd o assunto eh o desing industrial da Apple, analisem:
Eles primeiro fazem uma peca unica moldada a partir do Brick, eles deixam alguns espacos, como “o buraco” na parte de cma para colocarem o teclado, e na parte de tras uma outra abertura, ai eles “simplesmente” colocariam os componentes internos por esta brecha, mais ou menos como um slot de memoria…Entenderam? Isso ateh possibilitaria expansoes com maior facilidade, vc simplesmente puxaria a placa mae e td q ta preso nela e troca oq der, ou seja aquilo q num for soldado e q a apple num qr q vc mexa!
Oq acham? Viagei lindo, eu sei, mas ja q sao rumores, num custa anda especular tbm neh?
Abracos
Usando oJocatuca
05/10/2008 às 18:40
Isso é ridículo.
Usando oSeria a mesma coisa de fabricar palitos de dente de um tronco, apenas esculpindo.
Além do tempo perdido. Geralmente alumínio para notebook e peças de precisão são moldadas a quente (fundidas) e depois processadas (usinadas). O chapeamento é mais para alumínio estrutural.
Não existe, até o momento nenhum processo em grande escala de usinagem a laser e micros esferas que consiga competir em preço com os métodos padrões. A não ser para prototipagem, aí ele é ideal.
Rodrigo Merino
05/10/2008 às 22:00
A Apple como sempre revolucionando tudo!
Usando oDanillo César
05/10/2008 às 22:24
1. O alumínio não vai ser perdido, lógico que o resto vai ser reaproveitável e criado outros blocos de aluminio.
2. Da sim para colocar as peças dentro da base, afinal o buraco do teclado é grandinho.
3. A parte de baixo é 1 bloco, a parte de cima(lcd) é outra isso não tem como mudar.
4. um exemplo é um dos teclados da logitech que é feito de um unico bloco de um material especial la.
Acredito 100% nisso, e pode esperar dia 14. =D
Usando oWhalid
06/10/2008 às 09:39
Bom, é claro que a Apple tem que inventar alguma coisa. Atualmente existem duas coisas que diferenciam a empresa da concorrência: o software e o design. Porque o hardware é rigorosamente o mesmo. Então nada mais natural que ela invista em novidades que facilitem o desenvolvimento de seus pontos fortes.
Mas eu duvido que a Apple vá fabricar algum hardware. Para quem? Ela está muito bem obrigada comprando peças e fazendo apenas o projeto para outros construírem.
Usando oBruno Marques
06/10/2008 às 10:34
Isso sendo verdade mesmo era tudo o que eles precisavam. Aguardemos pelo dia 14. Uuuuuuh.
Usando o