O melhor pedaço da Maçã.

Saiba todos os detalhes sobre o desbloqueio de iPhones 3G na Claro e na Vivo [atualizado]

Antes de mais nada, vamos deixar claro uma coisa: desbloquear qualquer aparelho de telefonia celular, no Brasil, é direito do cidadão, por lei. Contratos de fidelidade (hoje em dia, limitados para até 12 meses) são algo completamente diferente; uma coisa não influi na outra.

Publicidade

Desta maneira, o MacMagazine conversou diretamente com ambas operadoras parceiras da Apple no Brasil sobre quais os seus procedimentos para os consumidores que desejarem desbloquear (possibilitar o uso de qualquer chip, de qualquer operadora) iPhones 3G legalmente no Brasil.

Confira as perguntas e respostas:

Qualquer cliente pode solicitar o desbloqueio do aparelho, quando quiser?
Claro Vivo
O desbloqueio do aparelho é possível mediante a solicitação do cliente, de acordo com o regulamento do SMP. O processo de desbloqueio pode ser solicitado por qualquer cliente Vivo (e para qualquer aparelho), desde que ele apresente a nota fiscal e documentos na loja. Não há carência para isto.
O processo afeta a garantia do produto?
Claro Vivo
Não. Não.
Há algum custo envolvido no processo?
Claro Vivo
A Claro não cobra pelo desbloqueio, de acordo com o regulamento do SMP. Não.
Em quanto tempo é realizado o desbloqueio?
Claro Vivo
Até a publicação deste artigo, a Claro não havia se manifestado sobre esta pergunta. Porém, de acordo com uma matéria publicada anteriormente pelo MacMagazine, o prazo pedido pela operadora é de até 48 horas. Não é necessário deixar o aparelho na loja para desbloqueio. O procedimento é feito na hora e o tempo depende, é claro, do tamanho da fila.

Saiba mais sobre as regras atuais impostas pela ANATEL aqui e aqui.

Publicidade

Respondendo a uma dúvida enviada recentemente pelo leitor Edmar, não é possível comprar um aparelho no exterior e solicitar a qualquer das operadoras que ele seja desbloqueado aqui. A lei só se aplica para os consumidores da própria companhia. A checagem, inclusive, é feita pela faixa de códigos IMEI dos aparelhos. O bacana, todavia, é que o processo é super simples e nem requer a restauração do software do aparelho.

Publicidade

Aproveitando a oportunidade, os clientes corporativos da Claro ficarão contentes ao saber que, a depender das condições comerciais contratadas, o departamento Claro Empresas consegue oferecer iPhones 3G por R$1.199 e R$1.499, respectivamente, para os modelos de 8 e 16GB. A informação nos foi passada pela leitora Aline e confirmada pela assessoria de imprensa da Claro.

[Imagem do post: ameoema, via Flickr.]

Atualização (07/10/08 às 10:26): a assessoria de imprensa da Claro nos confirmou que o processo de desbloqueio leva, em média, cinco dias úteis.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

RIM lança BlackBerry Application Center para concorrer com a iPhone App Store

Próx. Post

Confira as fotos da nova loja MacStore Leblon

Posts Relacionados