O melhor pedaço da Maçã.

Toshiba lança SSD de 512GB

Quando eu disse “futuro próximo”, em abril deste ano, nunca imaginei que estaria fazendo este post ainda em 2008. A Toshiba acaba de registrar um recorde histórico, com o lançamento do primeiro drive de estado sólido de 2,5 polegadas com 512GB de capacidade. Ele será demonstrado na CES 2009, entre os dias 8 e 11 de janeiro, em Las Vegas (EUA).

Publicidade

SSD de 512GB da Toshiba

O SSD é fabricado pelo novo processo de 43 nanômetros desenvolvido pela empresa, com um armazenamento de células de múltiplos níveis bastante denso (Multi-Level Cell NAND), o que permitiu que ela dobrasse o recorde de 256GB registrado há alguns poucos meses.

Mas os ganhos não foram apenas em capacidade: os novos drives são também mais rápidos, com velocidades de leitura de até 240MB por segundo, e até 200MB por segundo de gravação. Os componentes também oferecem uma grande longevidade, de aproximadamente um milhão de horas (114 anos) entre falhas.

Publicidade

O novo SSD pode, ainda, ser criptografado via AES, oferecendo total proteção para os dados nele armazenados. Ele conecta-se à baia de drive convencional de notebooks, via interface SATA.

A Toshiba também aproveitou a oportunidade para anunciar drives menores — de 1,8 polegadas — com versões de 64GB, 128GB e 256GB, excelentes para notebooks ultraportáteis. A expectativa é de que todos eles cheguem à produção em massa ainda no segundo trimestre de 2009.

Não vai demorar muito tempo para darmos adeus aos discos rígidos tradicionais. A expectativa da Toshiba é de que SSDs estejam em 25% dos notebooks comercializados em 2012. Enquanto isso, a Samsung iniciou recentemente a produção de um SSD de 256GB. Vamos, que vamos!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mais três jogos da Konami serão lançados para iPhones e iPods touch

Próx. Post

Apple libera Pro Apps Updates 2008-005 com o Color 1.0.4

Posts Relacionados