O melhor pedaço da Maçã.

Site identifica operadora através do número de telefone

Até meados deste ano, antes da portabilidade numérica (que atingirá todas as 187 milhões de linhas fixas ou móveis do Brasil até março de 2009) se tornar uma realidade, facilmente identificávamos a qual operadora de telefonia celular pertencia um certo número de telefone. Para isso, bastava ter alguns conhecimentos básicos: em São Paulo, por exemplo, um número iniciado pelo digito 8 pertencia à TIM; os de número com digito 9, à Telesp Celular/Vivo; e os que possuíam o dígito 7, à BCP/Claro.

Publicidade

Consulta de OperadoraAgora, as coisas andam mais complicadas. Para resolver — ou amenizar — essa questão, a ABR Telecom, entidade que administra a operação da portabilidade numérica, publicou um site que permite que qualquer usuário cheque a qual operadora pertence um número de telefone fixo ou móvel. O serviço verifica, diretamente na base de dados da ABR, um número digitado no campo de buscas, permitindo ao usuário saber se o telefone para o qual vai discar mudou de operadora.

Saber de antemão para qual operadora ligamos é especialmente útil para usuários de telefonia móvel, visto que há grande volume de promoções nas quais o assinante ganha minutos de conversação ou pacotes SMS para uso apenas dentro da rede. Deste modo, uma ligação da operadora A para A pode custar muito barato. Já uma chamada de A para B pode ter um valor relativamente mais elevado.

Para efetuar a pesquisa, o usuário deve clicar no link “Portabilidade Numérica” e selecionar a opção “Consultar Operadora” no site da ABR Telecom. A página exige que o usuário digite um captcha, a fim de evitar pesquisas automatizadas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

RIM libera primeiro beta do BlackBerry Media Sync para Mac

Próx. Post

O fim de uma era: bye, bye, VHS

Posts Relacionados