O melhor pedaço da Maçã.

Apple libera Safari 4 em versão beta pública

Ícone do Safari 5

Safari 4Finalmente, a resposta da Apple para o Firefox 3.1 e para o Google Chrome chegou. Após oito meses de desenvolvimento em um preview fechado, a empresa liberou hoje a versão beta pública do Safari 4, com 150 recursos à disposição dos usuários e novas tecnologias que fazem dele o navegador mais rápido disponível no mercado.

Publicidade

Internamente, o navegador foi muito além do que era esperado nos primeiros Developer Previews. O novo Nitro Engine para execução de JavsScript o torna 4,2 vezes mais rápido que a atual versão 3.2.2. Em comparação ao Internet Explorer, ele é 30 vezes mais eficiente para essa tarefa. Além disso, traz suporte ao HTML 5 para aplicativos web armazenarem informações localmente sem a necessidade de conexão com a internet, além de CSS3 para efeitos avançados e animações sem a necessidade de plugins. Graças a isso, ele é o primeiro navegador não-experimental a passar no Acid3 Test, sem nenhuma imperfeição ou demora nos 100 testes.

Safari 4

O Safari 4 também traz algumas inovações visuais lançadas no Mac OS X ao longo dos anos. Você pode usar o modo de visualização Cover Flow para conferir pré-visualizações das páginas armazenadas nos seus favoritos e histórico, baseado no estado deles desde a sua última visita. Além disso, o novo “Top Sites” oferece um preview visual de até 24 dos sites mais visitados por você, isso numa única página, na ordem que quiser. Ele monitora as atualizações desses sites, então se você ficar muito sem acessar uma página e ela for atualizada, o Safari deixa um “aviso” na miniatura atual dela. Com um clique, a nova página é carregada e a miniatura é atualizada.

Safari 4

As miniaturas armazenadas pelo Safari 4 não são imagens geradas automaticamente, mas sim uma snapshot da própria página. Se você fizer buscas pelo histórico, ele também se baseará no que está armazenado nas páginas em si, exibindo o maior número possível de possibilidades.

Safari 4

No visual, quem vai sofrer são os usuários de Windows — ou não, a depender do seu ponto de vista. O look & feel do navegador, assim como no Firefox 3, muda nos sistemas operacionais. Assim, ele se adapta visualmente ao Windows XP e ao Vista, incluindo o estilo da tipografia. Felizmente, isso pode ser revertido nas preferências, mas, para quem acha melhor continuar habituado ao estilo padrão do Windows, é uma boa. Além disso, a barra de abas agora é a própria barra de títulos, o que ajuda a dar maior espaço útil para a visualização dos sites.

Safari 4

Safari 4

Em um trabalho conjunto com a equipe do WebKit, muitas ferramentas estão disponíveis no novo Web Inspector para desenvolvedores de sites. A Apple diz ser o maior conjunto de recursos para esses profissionais em um navegador. Assim que forem ativadas nas preferências, elas permitem analisar todo o código e a estrutura das páginas, bem como fazer debug de JavaScript, visualizar bancos de dados offline e conferir detalhadamente a compatibilidade e a performance de um site.

Safari 4

Safari 4

O Safari 4 está disponível para Mac e Windows no site da Apple. Serão necessários pelo menos 256MB de memória para rodá-lo, além de uma placa de vídeo com pelo menos 16MB para o Cover Flow e o Top Sites. Os usuários de Mac também deverão ter o Security Update 2009-001 instalado com o Mac OS X Tiger 10.4.11 ou o Leopard 10.5.6.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Usuários do Gmail sofrem com serviço fora do ar por horas nesta última madrugada

Próx. Post

MCE oferece OptiBay, disco rígido secundário para novos MacBooks e MacBooks Pro

Posts Relacionados