O melhor pedaço da Maçã.

Receita Federal já aceita declarações do Imposto de Renda 2009; saiba como fazê-la no Mac

A Receita Federal abriu hoje o recebimento das declarações de Imposto de Renda 2009. Apesar de tradicionalmente a maioria da população deixar para enviá-la na última hora, os servidores não estão aguentando o tranco e dificultam o download dos softwares necessários para o procedimento. A Receita já confirmou a lentidão, mas afirma que os contribuintes ainda conseguem baixar os programas — o que não é verdade, pelo menos não no momento em que preparamos esta matéria.

Publicidade

IRPF 2009

Como de praxe, a Receita disponibilizou quatro versões do IRPF 2009: uma para Windows, uma para Linux, uma para Mac OS X e uma para Solaris e sistemas operacionais alternativos. Todas rodam sob a plataforma Java e necessitam da Máquina Virtual Java (JVM) 1.4.1 ou superior instalada no computador. O envio das declarações é feito pelo Receitanet Java 2009, também disponível em versões independentes para as variadas plataformas.

Ao que tudo indica, pela primeira vez a versão específica para usuários de Apple foi bem concebida e sem problemas. O arquivo vem compactado num arquivo .gz que, após aberto, oferece um .pkg de instalação. Basta um duplo-clique para o processo se iniciar:

IRPF 2009

Quando finalizada, a instalação terá adicionado uma pasta /Programas RFB2009/ dentro de /Applications/. Ela contém outra pasta /IRPF - Declaração de Ajuste Anual e Final de Espólio/ e, dentro dela, você encontrará o executável Java, de nome IRPF2009.app. Não é preciso nenhum comando de Terminal ou correção de permissões para executá-lo:

IRPF 2009

Ainda assim, se você preferir, pode, é claro, rodar o IRPF 2009 para Windows dentro de uma máquina virtual rodando no VMware Fusion, Parallels Desktop (ou similar) ou via Boot Camp. Para isso, você precisará ter o software de virtualização instalado na sua máquina com o sistema operacional da Microsoft rodando. Quem utiliza tais soluções, sabe do que estou falando.

Publicidade

Se tiver dificuldade para baixar o programa do site da Receita Federal, disponibilizamos aqui alguns mirrors da sua versão para Mac, que pesa 11MB: Baixatudo, UOL Downloads e Superdownloads.

Confira aqui mais informações sobre a Declaração do Imposto de Renda 2009. Neste ano, o prazo da entrega vai até às 24 horas do dia 30 de abril. A multa mínima por atraso é de R$165,74.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Free Memory ajuda o seu iPhone a funcionar direitinho (e não requer jailbreak!)

Próx. Post

Resenha: iWork.com, o seu “cantinho” de revisão online

Posts Relacionados