Então galera, depois de comprar meu iphone 4s e usar um macbook air por alguns dias, comecei a considerar a compra de um pc apple.
Não tenho laptop, apenas desktop, e estava aguardando o lançamento da nova linha para comprar a última geração.. porém, com preços iguais, fiquei na dúvida entre o air ou o pro.
O uso do pc seria principalmente para a faculdade, internet nas horas vagas, música e séries, com talvez o uso de alguns jogos, e com certeza de uma máquina virtual para eventuais programas não compatíveis com o mac OS.
Já pesquisei relativamente bastante sobre o assunto, e apesar da minha preferência pelo air, a dúvida persiste. Não preciso tanto da mobilidade do air (porque pelo que vejo a diferença não é tão grande) e nem da potência do pro. Uma coisa que faria falta é o o espaço no hd, pois no meu desktop tenho 750gb usados e constantemente apago filmes/séries para liberar espaço.
Pensando nisso, imaginei comprar o air de 128gb e um hd externo de 1tb ou mais com usb 3.0 e colocar tudo o possível lá, e utilizar quando necessário.. planejo comprar o macbook no exterior para aproveitar preços melhores.
Queria saber a opinião de vocês e experiências de uso para me ajudar na compra 
No exterior, EUA é a melhor opção. Chile tem bons preços, mas os MacBooks e iMacs vêm com teclado em Castelhano. Num iMac bastaria comprar um teclado em formato US na Apple Store. Nos Duty Free Shop da Fronteira do Uruguai há MacBooks com bons preços, mas ainda sem a linha 2012. Não confio em compras feitas no Paraguai.
Quanto ao modelo, tens de sopesar o que vale a pena para você? Vais usar o MAC em casa ou transportá-lo? Se fores usar só um casa, escolheria um iMac, já que a tela é maior. Se fores transportar, vais transportá-lo muito, para cima e para baixo, ou raramente? Assim valeria a pena, se fores se deslocar muito, um MBA, que é mais leve, fino e fácil de transportar, senão optaria pelo MBP. Outro ponto: o MBA tem SSD, que é absurdamente mais veloz que o HDD, apesar de o HDD ter uma capacidade de armazenamento maior, mas nada que um bom HDD externo não resolva. Precisas de uma Placa de Vídeo Dedicada? Tanto o MBA como o MBP, 2012, têm a tecnologia HD 4000 da Intel. Se precisas de uma Placa dedicada, o MBP permite que adaptes umas GeForce 650m, de 512mb dedicados, pelo menos (o que é uma vantagem em relação ao Air), na versão de 15". O MBP aceita SSD, podes comprá-lo com SSD por cerca de R$700,00 a mais na Apple Store, personalizando o teu computador.
Outro ponto essencial é qual a o uso dele? Pessoal? Profissional? Precisas de uma Placa de Vídeo dedicada?
Tanto o MBP como o MBA aceitam Upgrades. Pensa na utilidade para ti nesse momento. No futuro, fatalmente, vais trocar de Computador. Escolhe o que é essencial agora e o quanto essa escolha vai te render.
Abs.
MacBook Air, 2012, 13.3", 128GB SSD, 4GB DDR3 1.600mhz, Magic Mouse, HDD Externo Seagate USB 3.0 500GB
Dell XPS 8500, Core i7-3770, 256GB SSD + 3TB HDD, GPU AMD Radeon 7850, 256-bits, 2GB GDDR5, Display Ultrasharp 23" U2312HM
iPhone 5, Black and Slate, 16GB; iPhone 4S, White, 16GB, iPod Nano 7th Gen, Product (RED), iPod Nano 6th Gen, 8GB, Product (RED) iPod Nano 5th Gen, 8GB, Nike+iPod
iPad 3th Gen, Wi-Fi, 64GB, Smart Case Cinza, iPad 2, Wi-Fi, 64GB, Smart Case, Smart Cover Black, AirPort Extreme, AirPort Express, Câmera GoPro Hero3 - Black Edition
@jaccottet; gustavo@jaccottet.adv.br