Ir para conteúdo


Foto

Apache


6 respostas neste tópico

#1 Julio O

Julio O

    Posso me considerar um veterano.

  • Membros
  • PipPipPip
  • 155 posts

Postado 25 July 2012 - 18:21

Fiz uma instalação limpa agora com a nova atualização do mountain lion, e vi alguns tutoriais sobre a configuração do apache, etc...
só que n existe uma pasta httpd ou arquivo no diretório etc...
alguém pode dar uma força de algum tutorial, ou algo do tipo, de como configurar apache, instalar banco de dados, etc... ? :D

obrigado.

MacBook Pro Intel Core i5 2,3 GHz 8 GB 320 GB / iPhone 5 32GB Black / Apple iPod Shuffle 2012 (Slate) / iPad 1st Gen 32GB wi-fi + 3g (vendido)  / Apple Magic Mouse / Apple Wireless Keyboard / Apple Battery Charger


#2 Maddo Garan

Maddo Garan

    Sou um power user, não brinque comigo.

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 3240 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localização:RS

Postado 25 July 2012 - 19:51

Existe sim, acabei de conferir. Eu uso o MAMPP, mas vou tentar configurar o PHP+MySQL "na unha" no M. Lion. No Lion funciona normal, no M. Lion deve ser a mesma coisa, mas vou conferir igual.

Dá uma olhada nesse tópico, inclusive quero responder alguns posts: http://macmagazine.c...-e-formularios/

? iMac 21,5" Mid 2011 Core i5 2,5GHz | Radeon HD 6750M | 12GB DDR3 1333 | HD 500GB | OS X 10.8.3
? Macbook Air 11" Mid 2011 Core i5 1,6GHz | Intel HD 3000 | 4GB DDR3 1333 | SSD 128GB | OS X 10.8.3
? iPod nano 3G 4GB prata


#3 Julio O

Julio O

    Posso me considerar um veterano.

  • Membros
  • PipPipPip
  • 155 posts

Postado 25 July 2012 - 21:14

Existe sim, acabei de conferir. Eu uso o MAMPP, mas vou tentar configurar o PHP+MySQL "na unha" no M. Lion. No Lion funciona normal, no M. Lion deve ser a mesma coisa, mas vou conferir igual.

Dá uma olhada nesse tópico, inclusive quero responder alguns posts: http://macmagazine.c...-e-formularios/


hmm blz Maddo, vamos tentar então configurar na mão msm, qlqr novidade, me avise :)

MacBook Pro Intel Core i5 2,3 GHz 8 GB 320 GB / iPhone 5 32GB Black / Apple iPod Shuffle 2012 (Slate) / iPad 1st Gen 32GB wi-fi + 3g (vendido)  / Apple Magic Mouse / Apple Wireless Keyboard / Apple Battery Charger


#4 urielm

urielm

    Já conheço o ambiente.

  • Membros
  • Pip
  • 40 posts
  • Sexo:Masculino
  • Interesses:"Como não existe patch para a estupidez humana.........."

    "I'm not anti-social; I'm just not user friendly"

    "O primeiro MAC a gente nunca esquece!"

Postado 29 July 2012 - 19:21

Fiz uma instalação limpa agora com a nova atualização do mountain lion, e vi alguns tutoriais sobre a configuração do apache, etc...
só que n existe uma pasta httpd ou arquivo no diretório etc...
alguém pode dar uma força de algum tutorial, ou algo do tipo, de como configurar apache, instalar banco de dados, etc... ? :D

obrigado.



Boas,

APACHE e MAMP




mamp:

Downloads:
http://www.mamp.info...oads/index.html
Documentação:
http://www.mamp.info...tion/index.html
http://documentation.mamp.info/en

apache

Downnloads:
http://www.apache.org/
http://projects.apache.org/

Documentação:
http://www.apache.or...etinvolved.html
http://coolestguypla...8-mountain-lion //



Exemplo : /etc/apache2/users/-nome do usuario- .conf

Conteúdo do arquivo:

<Directory “/Diretório do Site”>
Options Indexes MultiViews
AllowOverride All
Order allow,deny
Allow from all
</Directory>

para iniciá-lo
apachectl start sudo
para parar
sudo stop apachectl
reiniciá-lo
sudo apachectl restart

Para encontrar a versão Apache
httpd-v

________________________________________________
System Level Web Root

- the default system document root is still found at
http://localhost/

The files are shared in the filing system at

/Library/WebServer/Documents/
________________________________________________
Security Analyst of Network and Systems.
FreeBSD/Unix/Mac OSX/Linux/Microsoft.
Membro Associado da Free Software Foundation #9805
Free Software Foundation
51 Franklin Street, Suite 500 Boston, MA 02110-1335 USA
"The Internet, where men are men, women are men, and children are FBI agents."

#5 Gustavo Ferreira

Gustavo Ferreira

    Estou chegando agora...

  • Membros
  • 4 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localização:Belo Horizonte

Postado 30 July 2012 - 13:37

Uma pequena contribuição. Feita e testado por mim.


Ativando o Apache no Mountain Lion


Ao acessar as "Preferências do Sistema" e, em seguida, selecionar "Compartilhamento", nota-se que a opção "Compartilhamento Web" foi removida do OS X Mountain Lion.


Nas versões anteriores do OS X (Snow Leopard, Lion etc…), está opção está estritamente ligada a ativação do servidor Aapche. Ou seja, ativando o compartilhamento web, automaticamente é ativado o Apache.


Vale observar que, apesar da remoção da opção de Compartilhamento Web, o Apache está presente no Mountain Lion, restanto apenas algumas configurações. Não é necessário baixá-lo e fazer sua instalação.


Para iniciar o servidor Apache que vem junto com ML, abra o Terminal e digite:


sudo apachectl start


Com isso, o servidor será iniciado.


Para testar o seu funcionamento, abra o Safari e insira o link no campo de endereço:


http://localhost


Pronto! Se aparecer a frase "It works" está tudo certo.


Outros comandos para gerenciar o Apache via Terminal são:


sudo apachectl stop # Interrompe o funcionamento do Apache;


sudo apachectl restart # Reinicia o servidor Apache;


Pasta Raiz - Sites


No Mountain Lion, também foi removido a pasta Sites. Para prosseguir com a configuração do servidor Apache, primeiramente é preciso criar uma pasta chamada "Sites", em "/Users/seu_usuário/Sites/".


Também é necessário "setar" o Apache para que utilize essa nova pasta, ao invés da pasta de compartilhamento padrão do sistema, que ficam em "/Library/WebServer/Documents/".


Abra o Terminal e insira os comandos para configurar o Apache:


cd /etc/apache2/users #Entrar na pasta de usuários do Apache

ls #Lista os arquivos dentro da pasta


Verifique se já não existe um arquivo ".conf" com o nome do seu usuário, exemplo: gustavo.conf. Se não existir, digite no Terminal o comando:


sudo vi seu_usuário.conf #Lembre-se de substituir o "seu_usuário" pelo usuário real de sistema.


Adicione as seguintes linhas dentro do seu arquivo "seu_usuário.conf", lembrando novamente de substituir "seu_usuário".


<Directory "/Users/seu_usuário/Sites/">

Options Indexes MultiViews

AllowOverride All

Order allow,deny

Allow from all

</Directory>


Para finalizar, salve o arquivo e reinicie o Apache:


sudo apachectl restart


Para testar, abra o link no Safari:


http://localhost/~seu_usuário/


Se as configurações estiverem sido efetuadas corretamente, deverá aparecer uma página de diretório. Do contrário, reveja toda a configuração e corrija os possíveis erros.


PHP


O OS X Mountain Lion também conta com os arquivos PHP instalados, necessário somente sua configuração para operar corretamente. No Terminal:


sudo vi /etc/apache2/httpd.conf


Procure pela linha "LoadModule php5_module libexec/apache2/libphp5.so" e descomente-a (removendo o "#" antes do LoadModule…).


Feito isso, salve e novamente reinicie o Apache:


sudo apachectl restart


Agora, crie um arquivo de teste dentro de sua pasta "Sites". Dê o nome que quiser, mas utilize a extensão ".php" no final.


sudo vi /Users/seu_usuário/Sites/teste-php.php


Coloque o código a seguir dentro:


<?php phpinfo(); ?>


Salve e entre com o link no Safari:


http://localhost/~seu_usuário/teste-php.php


Deverá aparecer no navegador a página de informações do PHP.


MySQL


O MySQL é uma questão à parte. Ele não vem instalado no sistema, devendo ser baixado, instalado e configurado pelo usuário.


Vá ao endereço http://www.mysql.com/downloads/mysql/, e baixe a versão de 64-bit (Mac OS X ver. 10.6 (x86, 64-bit), DMG Archive), pesa cerca de 112MB.


Dê um duplo clique no arquivo de instalação do MySQL, ele irá montar uma imagem de disco com três arquivos dentro. Instale-os na seguinte ordem:


1. mysql-5.5.25a-osx10.6-x86_64.pkg

2. MySQLStartupItem.pkg

3. MySQL.prefPane


Se ocorrer que o dispositivo de segurança do Mountain Lion (Gatekeeper), bloquear a instalação dos arquivos, segure a tecla "Control", clique no arquivo e selecione abrir. Feito assim, o sistema irá abrir uma excessão para instalá-los, mas não irá modificar a configuração de segurança padrão do sistema.


Depois de realizar as instalações, vá em "Preferências do Sistema" e veja que agora há uma nova opção de nome "MySQL". Clique nessa opção e ative o MySQL. Para configurar a senha de "Root" do MySQL, abra o Terminal e entre com o comando abaixo:


/usr/local/mysql/bin/mysqladmin -u root password 'sua

senha_aqui'


Para acessar o MySQL como root pelo Terminal, use o comando:


/usr/local/mysql/bin/mysql -u root -p


Será exigido a senha que você escolheu para usuário root.


Poderá também criar um "alias" para facilitar o acesso ao MySQL. Com isso, toda vez que for acessar o MySQL pelo Terminal, ao invés de ter que digitar o caminho completo "/usr/local/mysql/bin/mysql", bastará somente entrar com "mysql" no Terminal.


No Terminal, digite:


cd

sudo vi .bash_profile


Adicione o código abaixo para criar o alias:


export PATH="/usr/local/mysql/bin:$PATH"


Salve e saia do editor VIM. Novamente no Terminal, entre com o comando:


source ~/.bash_profile


Pronto! Na próxima vez que for acessar o MySQL pelo Terminal, basta somente utilizar o seguinte comando:


mysql -u root -p


Criando BDs pelo Terminal:


mysql -u root -p

create database none_do_banco_de_dados;

grant all on none_do_banco_de_dados.* to 'usuário_do_BD' identified by 'criar_senha_usuário_BD';

quit


Espero ter ajudado.


Saudações!


Editado por Gustavo Ferreira, 30 July 2012 - 13:47.

MacBook Pro 13,3" Early 2011 / Core i5 2,3GHz / 16GB RAM DDR3 Corsair 1333MHz / SSD 180GB Corsair Force GT Series / OS X 10.8 Mountain Lion
Apple Remote
iPhone 4S 16GB
Fone Westone 4R
PMP Cowon Z2 32GB Black (coming soon)

#6 JoseNeto.me

JoseNeto.me

    Estou por aqui todos os dias.

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 400 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localização:Recife - PE

Postado 30 July 2012 - 19:07

Segue esse tutorial:
http://coolestguypla...8-mountain-lion
? MacBook Pro 17'' 2011
? LED Cinema Display 27''
? Time Capsule 2TB
? iPhone 4S 16GB

#7 Julio O

Julio O

    Posso me considerar um veterano.

  • Membros
  • PipPipPip
  • 155 posts

Postado 05 August 2012 - 22:05

vlw galera :) já tinha conseguido... + que sirva pra quem precisar!

MacBook Pro Intel Core i5 2,3 GHz 8 GB 320 GB / iPhone 5 32GB Black / Apple iPod Shuffle 2012 (Slate) / iPad 1st Gen 32GB wi-fi + 3g (vendido)  / Apple Magic Mouse / Apple Wireless Keyboard / Apple Battery Charger




Responder



  


0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)