Ir para conteúdo

Foto

Instalar Ubuntu 12.04 em um Macbook Pro

23 respostas neste tópico

#1 Lucas Machado Nintendista

Lucas Machado Nintendista

Sou membro do MacMagazine.

• Membros
  • PipPip
  • 63 posts

Postado 04 August 2012 - 14:28

Eu tenho um amigo que está querendo comprar um Macbook Pro, e ele gostaria de criar uma partição no hd para instalar o Ubuntu 12.04, nesse caso eu gostaria de saber qual é o melhor jeito de se fazer isso, utilizando o Boot Camp, ou alguma outra ferramenta de terceiros, e também gostaria de saber a questão de drivers: o próprio Ubuntu reconhece automaticamente ou é preciso baixar de algum lugar já que no site da Apple não há drivers para linux.

#2 Willy

Willy

Sou um power user, não brinque comigo.

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 863 posts

Postado 04 August 2012 - 15:34

Eu aqui uso o VMware Fusion todos os dias para trabalho com o Ubuntu 12.04 : http://www.vmware.co...n/overview.html

#3 vegbrasil

vegbrasil

Já conheço o ambiente.

• Membros
  • Pip
  • 48 posts

Postado 04 August 2012 - 19:00

Se for para particionar de fato, qualquer ferramenta consegue. Seja o próprio utilitário de disco da Apple (desde que seja via DVD ou Pendrive), Gparted (free) ou iPartition (pago, porém o melhor).

Depois é só dar boot no Ubuntu e instalar. Há várias páginas na Wiki deles mostrando o funcionamento dos drivers para Macbook.

Qualquer dúvida estamos aí :D

#4 torcapio

torcapio

• Membros
  • PipPip
  • 140 posts
  • Interesses:[code] Tecnologia em geral [/code]

Postado 04 August 2012 - 19:14

rapaz eu aconselho o parallels!
[
Autor:Fernando Torcápio Ferreira Neto
Profissão: Analista de Sistemas
Versão: 3.7

#5 Rique Camargo

Rique Camargo

Posso me considerar um veterano.

• Membros
  • PipPipPip
  • 229 posts

Postado 04 August 2012 - 22:37

rapaz eu aconselho o parallels!

Parallels é uma tremenda gambiarra, se quer algo apple like recomendo VMware :)
? Macbook Pro Retina 15" 2012 (i7. 2.7Ghz / 16SDRAM / SSD768GB) ? Apple Thunderbolt Display 27" 2012 ? Magic Mouse;
? iPhone 5 16GB Black + Vivo3G+ ? iPhone 4S 16GB Black ? New iPad 64GB Wifi ? iPod Nano 6g 16GB ? Apple TV 3G 1080p
? Time Capsule 2TB 2011 ? Airport Extreme 2012 ? Airport Express 2011

#6 Ramon

Ramon

• Administradores
  • 4119 posts

Postado 09 August 2012 - 00:32

Parallels é uma tremenda gambiarra, se quer algo apple like recomendo VMware :)

Discordo. Testei ambos mas fiquei com o Parallels e acho bem superior, estilo, desempenho e outros.

Concordo que alguns preferem o VMware, mas falar que o Parallels é gambiarra, não é. É um App muito bem estruturado, estável e confiável.
[]'s,
Ramon

MacBook Pro 13'' / 2,66Ghz / 8GB / SSD Vertex 2 120GB + HDD 500GB
MacBook Air 11'' / i5 / 4GB / 128GB
iPhone 5 / AirPort Extreme

#7 Gustavo Jaccottet

Gustavo Jaccottet

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 3640 posts
  • Interesses:Linha MAC, iPod, iPhone, iPad, acessórios originais Apple, PS3, Softwares de uso ocupacional e condições de venda, pós-venda e garantia.

Postado 09 August 2012 - 02:38

Discordo. Testei ambos mas fiquei com o Parallels e acho bem superior, estilo, desempenho e outros.
Concordo que alguns preferem o VMware, mas falar que o Parallels é gambiarra, não é. É um App muito bem estruturado, estável e confiável.

Estabilidade, a chave de um bom App. O Parallels supriu as necessidades de quando eu usava o MBW.

MacBook Air, 2012, 13.3", 128GB SSD, 4GB DDR3 1.600mhz, Magic Mouse, HDD Externo Seagate USB 3.0 500GB

Dell XPS 8500, Core i7-3770, 256GB SSD + 3TB HDD, GPU AMD Radeon 7850, 256-bits, 2GB GDDR5, Display Ultrasharp 23" U2312HM

iPhone 5, Black and Slate, 16GB; iPhone 4S, White, 16GB, iPod Nano 7th Gen, Product (RED), iPod Nano 6th Gen, 8GB, Product (RED) iPod Nano 5th Gen, 8GB, Nike+iPod

iPad 3th Gen, Wi-Fi, 64GB, Smart Case Cinza, iPad 2, Wi-Fi, 64GB, Smart Case, Smart Cover Black, AirPort Extreme, AirPort Express, Câmera GoPro Hero3 - Black Edition

@jaccottet; [email protected]

#8 Maddo Garan

Maddo Garan

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 3241 posts

Postado 09 August 2012 - 10:45

Chamar o Parallels de gambiarra é tenso, hein? pelo menos diga o porquê de achar que ele é uma gambiarra.

? iMac 21,5" Mid 2011 Core i5 2,5GHz | Radeon HD 6750M | 12GB DDR3 1333 | HD 500GB | OS X 10.8.3
? Macbook Air 11" Mid 2011 Core i5 1,6GHz | Intel HD 3000 | 4GB DDR3 1333 | SSD 128GB | OS X 10.8.3
? iPod nano 3G 4GB prata

#9 Fernando Galvão

Fernando Galvão

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1445 posts
  • Interesses:Mac osx,Linux

Postado 09 August 2012 - 15:48

Uso o parallels a bastante tempo e não tenho do que reclamar...tenho o ubuntu, centos, windows 8,windows 2008 sem problemas nele

Editado por Fernando Galvão, 09 August 2012 - 15:48.

Fernando Galvão
Macbook pro Retina
Apple TV 3a geração
iphone 5
HD externo 500 usb 3.0

#10 Bruno Sena

Bruno Sena

• Membros
  • PipPip
  • 75 posts

Postado 09 August 2012 - 16:39

Também uso o parallels a mais de 1 ano e nunca tive problema. Já testei o VMWare, mais achei o parallels muito melhor.
? MacBook Pro 13pol i5 2011 / 16Gb RAM / SSD 240Gb + HD 500Gb (Data Doubler) / OS X 10.8 Mountain Lion (Trackpad+Magic Mouse)
? Apple TV - HD 1080p
? iPad 2 16gb
? iPhone 4s 32gb
? iPod Nano 6g
? Apple Battery Charger

#11 Gustavo Jaccottet

Gustavo Jaccottet

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 3640 posts
  • Interesses:Linha MAC, iPod, iPhone, iPad, acessórios originais Apple, PS3, Softwares de uso ocupacional e condições de venda, pós-venda e garantia.

Postado 10 August 2012 - 01:24

Hoje instalei o Ubuntu 12.04 usando o Parallels no MBW. Nota 10 como sempre!

MacBook Air, 2012, 13.3", 128GB SSD, 4GB DDR3 1.600mhz, Magic Mouse, HDD Externo Seagate USB 3.0 500GB

Dell XPS 8500, Core i7-3770, 256GB SSD + 3TB HDD, GPU AMD Radeon 7850, 256-bits, 2GB GDDR5, Display Ultrasharp 23" U2312HM

iPhone 5, Black and Slate, 16GB; iPhone 4S, White, 16GB, iPod Nano 7th Gen, Product (RED), iPod Nano 6th Gen, 8GB, Product (RED) iPod Nano 5th Gen, 8GB, Nike+iPod

iPad 3th Gen, Wi-Fi, 64GB, Smart Case Cinza, iPad 2, Wi-Fi, 64GB, Smart Case, Smart Cover Black, AirPort Extreme, AirPort Express, Câmera GoPro Hero3 - Black Edition

@jaccottet; [email protected]

#12 dan_erick

dan_erick

• Membros
  • PipPip
  • 124 posts

Postado 16 August 2012 - 16:35

Acredito que se um software não tem atualizações mensais ( quase sempre ), este é um bom indicativo. Quase sempre vejo colegas avisarem que há atualizações do Parallels, enquanto o VMWare é raro ter atualizações frequentes.

Enfim, a VMWare em si tem mais de 15 anos de historia em virtualização.....

#13 Willy

Willy

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 863 posts

Postado 26 August 2012 - 20:01

VMware Fusion é o melhor mas eles não respeitam clientes antigos !!!
Acabou de ser lançada a versão 5.00 com mudanças insignificantes e o preço como sempre é o mesmo tanto para novos clientes como para os antigos.
49,99 dólares

Editado por Willy, 26 August 2012 - 20:02.

#14 Cristiano Galdino

Cristiano Galdino

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1767 posts

Postado 26 August 2012 - 23:09

Dependendo so uso, só vale a pena virtualizar se tiver bastante memória e um processador atual.

A propósito, já usei o VirtualBox (gratuíto), tenho licença do Parallels e VMware Fusion. Prefiro o VMware.
Cristiano Galdino
- http://cristiano.galdino.net/
- http://www.sourcein.com.br/
  • Macbook Pro 13" (2,4 GHz · 8 GB · SSD 240 GB) Apple Led Cinema Display 27" Apple Wireless Keyboard Apple Magic Mouse Apple Magic Trackpad Apple Remote
  • iPad Wi-Fi 16 GB
  • iPhone 4 32 GB (Nike+)

“Cristiano Galdino has fulfilled the qualifications and achieved all requirements of the
Institute's program LPI (Linux Professional Institute) and is entitled to all
honors and privileges associated with this achievement.”

#15 HTVentura

HTVentura

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 651 posts

Postado 27 August 2012 - 01:47

Uso o Ubuntu no Fusion e não tenho do que reclamar.
Mas gostaria de aproveitar toda capacidade de meu MBP com uma instalação em uma partição.
No entanto, parece que existem algumas limitações ao instalar Ubuntu no MBP 17" 2011.
Por exemplo: A GPU dedicada fica "on" o tempo inteiro, o que limita a duração da bateria.
Se alguém por aqui souber de um jeito para instalar e ficar 100% seria legal.

MacBook Pro 17" 2011
iPad 2
iPhone 3GS

#16 Rod Takehara

Rod Takehara

• Membros
  • PipPip
  • 64 posts

Postado 30 January 2013 - 09:47

tem dois problemas no Parallels e VMware; você nao usa 100% da capacidade da máquina (dependendo da máquina, isso é um contra de muito peso) e são aplicativos pagos (VirtualBox resolve isso, mas nao o desempenho...)

Eu instalei Ubuntu 12.10 essa semana no meu macbook branco antigo:
1- Particionei 20GB para o Ubuntu pelo Boot Camp (pode ser feito pelo utilitario de disco também, mas resolvi facilitar)
2- Abri o instalador do Ubuntu por um pen drive bootavel (pode usar um CD se achar mais facil)
3- Apaguei (apenas) a partiçao do Boot Camp e criei uma partiçao swap de 4GB e uma partiçao ext4 para a pasta raiz do ubuntu "/"
4- Apos instalar, o wifi nao funcionava, conecte na internet de alguma forma (cabo ethernet ou um adaptador wifi USB) e baixe o Hardware Drivers e ele detectará o driver nao ativado, mande ativar e pronto! wi-fi funcionando. se tiver problemas com placa de video, provavelmente também funcionará assim!

espero ter ajudado

Rodrigo

Macbook Air 11 128gb | iPhone 5 64gb | iPad 2 16gb | iPod touch 32gb | iPod classic 80gb

Skype/Steam/Origin: rodrigotakehara

#17 DiGo PeNuMbRa

DiGo PeNuMbRa

Estou chegando agora...

• Membros
  • 5 posts

Postado 02 February 2013 - 12:57

Amigos, leiam isto:

https://help.ubuntu....nity/MacBookPro

Uso aqui o 12.10 no MacBook Pro MId 2010 (7,1).

Uso também o rEFIt http://refit.sourceforge.net/

Fica perfeito e melhor que VM(exceto se você precisa do MacOSX e o Ubuntu em paralelo)

- Apple MacBook Pro 13-inch, Mid 2010 - 2,4GHz Intel Core 2 Duo - 8GB 1066 MHz DDR3 -
- SSD Corsair Force 3 60GB - 500GB on Optical Bay SATA Hard Drive Enclosure By iFixit -
- Mac OS 10.8.2 - Ubuntu 12.10 - Apple Certified Macintosh Technician - Apple iPhone 4S 32GB White -

#18 Lucas Machado Nintendista

• Membros
  • PipPip
  • 63 posts

Postado 02 February 2013 - 20:39

Pessoal muito obrigado pelas dicas, foram muito úteis!

#19 Lucas Machado Nintendista

• Membros
  • PipPip
  • 63 posts

Postado 03 February 2013 - 10:21

Embora eu havia me esquecido de falar mas esse amigo meu pretende instalar o Ubuntu em uma partição do HD no Mac e rodar o mesmo nativamente, ou seja ele não tem interesse em virtualizar.

#20 Fellipe

Fellipe

• Membros
  • PipPip
  • 138 posts

Postado 04 February 2013 - 09:54

VMware Fusion é o melhor mas eles não respeitam clientes antigos !!!
Acabou de ser lançada a versão 5.00 com mudanças insignificantes e o preço como sempre é o mesmo tanto para novos clientes como para os antigos.
49,99 dólares

Certo.. e o Parallels? Eu possuo o ele desde a versão 5, sempre atualizando no valor de no máximo US$19,90, agora, com a última versão, pra funcionar direito com os novos Ubuntu, é preciso pagar US$49,90!!!!! Senão, você não consegue suporte aos drivers do Paralels no novo Ubuntu, muito menos suporte total pro Windows 8! Sim! quem possui a versão 7, não tem suporte total aos últimos lançamentos, ou seja, ou você fica nas versões antigas, ou arruma uma "gambiarra" pra funcionar nas novas! 

Sim, eu tenho: Ubuntu, Debian, Win7 e Win8 usando Parallels.. sempre usei ele e sempre achei muito bom... mas agora com o lançamento da ultima versão, e obrigando a gente a atualizar.. é complicado! Porque não lançar um update pro 7, pelo menos pros Drivers?! Veja na internet, e no próprio forum deles, que é generalizado a repercussão disso.

[]s

#21 Fellipe

Fellipe

• Membros
  • PipPip
  • 138 posts

Postado 04 February 2013 - 10:10

Esqueci de perguntar uma coisa! Existe como fazer um dualboot, usando o FusionDrive?

#22 stay

stay

• Membros
  • PipPip
  • 103 posts

Postado 05 February 2013 - 00:42

Já usei o VMware mas prefiro mil vezes o Parallels. Não entendi o amigo ali dizendo que o mesmo era uma "gambiarra".

˜ Macbook Pro 15.4" Mid 2012, Intel Quad-Core i7 2.3GHz, NVIDIA GeForce 650M, 500GB HDD, 4GB DDR3 1600MHZ | OSX 10.8.3
˜ Macbook White 13.3" Early 2008, Core2Duo 2.4GHz intel X3100, 500GB HDD, 4GB DDR2 667 | OS X 10.7.4
˜ New iPad - 32GB, Wi-fi + Cellular | Smart Case Green
˜ iPhone 5 - 16GB, White; iPhone 4S - 32GB, Black; iPhone 3GS - 8GB, Black
˜ iPod Nano 1a Geração, 2GB, preto; iPod Nano 4a Geração, 16GB, azul; iPod Classic 30GB, branco; iPod Shuffle 1a Geração, 512MB, branco;
˜ Apple TV 3a Geração ; Twitter: @StayOficial

#23 HTVentura

HTVentura

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 651 posts

Postado 14 February 2013 - 01:13

Prefiro o VMware fusion, mas para quem precisa utilizar toda potência de seu computador, o dual boot é a melhor opção.
Ainda não arrisquei instalar o linux em dual boot no meu MBP 17'' , mas sei que mais cedo ou mais tarde farei isso.
Seria interessante ver relatos dessa instalação e sobre os possíveis problemas relacionados.
MacBook Pro 17" 2011
iPad 2
iPhone 3GS

#24 Tempestre

Tempestre

Posso me considerar um veterano.

• Membros
  • PipPipPip
  • 188 posts

Postado 14 February 2013 - 22:23

Eu rodo de vez em nunca ele pelo pendrive e tem varios problemas primeiro não reconheceu nada, teclado errado, multi-touch off, wifi off, camera off, bluetooth off, depois consegui fazer pegar o multi-touch, mas o resto não foi, uso com cabo de rede no meu MBP 13" i7 e é um sofrimento que não compensa, usa o virtual box se não tem mais grana de pois que comprou o Mac afinal o Ubuntu não é nem um pouco exigente nas configurações, eu costumo falar que ele ressuscita defunto tenha 3 PC de 1900 e guaraná com rolha parado na casa de um conhecido, rodou bonito até no pendrive. 

???????

Responder

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)