O Apple TV+ foi lançado há mais de quatro anos, mas pode ser considerado um dos “caçulas” entre os serviços de streaming existentes. Ainda assim, a plataforma possui uma vantagem em relação a muitos concorrentes: o fato de simplesmente estar atrelada à Maçã.
Isso porque, segundo uma reportagem do The Ankler, o pico de investimento em streaming parece ter sido alcançado, de modo que cada empresa estaria reavaliando o que exatamente funciona — ou seja, quais produções devem ser renovadas/encomendadas, bem como seus relacionamentos com os criadores.
Nesse âmbito, a Apple sofre menos pressão do que outras empresas — como Netflix e Disney — graças ao seu caixa volumoso. Ainda assim, a companhia pretende rever a remuneração que concede aos criadores do seu serviço de streaming, de modo a conversar com produtores e agentes sobre uma potencial estrutura de um novo acordo para suas futuras criações originais.
De acordo com as informações, o que a Apple estaria propondo é uma nova estrutura de remuneração baseada na audiência. Atualmente, todas as séries recebem a mesma remuneração de acordo com sua duração, independentemente da audiência.
Assim, atualmente uma série renovada para uma segunda temporada recebe a mesma porcentagem de remuneração de uma série que está em sua segunda temporada, sob os contratos atuais.
Desse modo, o possível novo acordo de remuneração vinculado ao sucesso de uma produção seria “um esforço para se alinhar melhor com o que o público deseja”. Idealmente, isso aumentaria os pagamentos para séries que atraem espectadores, incentivando criadores e produtores a produzir conteúdos de maior qualidade.
Já a Apple também poderia se beneficiar de uma maior flexibilidade, possibilitando o lançamento de novas temporadas de alguns dos seus programas menos populares — sem sobrecarregar o seu orçamento geral. Ela também poderia arriscar mais em projetos mais ousados, o que certamente é o mais interessante para os assinantes.
Ainda que alguns especialistas do setor acreditem que a Apple está simplesmente tentando encontrar uma maneira de reduzir seus custos, o The Ankler garante que até agora as negociações da Apple com agentes e produtores estão progredindo. Resta saber como isso, caso consolide-se, afetará a dinâmica de criações da empresa.
O Apple TV+ está disponível no app Apple TV em mais de 100 países e regiões, seja em iPhones, iPads, Apple TVs, Macs, smart TVs ou online — além também estar em aparelhos como Roku, Amazon Fire TV, Chromecast com Google TV, consoles PlayStation e Xbox. O serviço custa R$21,90 por mês, com um período de teste gratuito de sete dias. Por tempo limitado, quem comprar e ativar um novo iPhone, iPad, Apple TV, Mac ou iPod touch ganha três meses de Apple TV+. Ele também faz parte do pacote de assinaturas da empresa, o Apple One.
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via 9to5Mac