O melhor pedaço da Maçã.

Apple recorre de multa bilionária com ação no Tribunal Geral da UE

Midjourney
Logo preto da Apple em frente a bandeira da União Europeia

Cumprindo uma promessa de março, a Apple recorreu da multa de 1,8€ bilhão imposta pela União Europeia por um suposto abuso da sua posição dominante no mercado (especialmente de streaming de música). De acordo com a Bloomberg, a Maçã entrou com uma ação no Tribunal Geral do bloco, em Luxemburgo, visando derrubar a decisão.

Publicidade

A multa em questão, vale recordar, foi fruto de uma ação apresentada pelo Spotify em 2019 à Comissão Europeia, na qual a empresa sueca afirma que a Apple mina a concorrência ao cobrar uma taxa de 30% das compras feitas em apps no primeiro ano e impede a divulgação de alternativas às compras dentro do app.

Essa abordagem colocaria a própria Maçã (com o Apple Music) em situação de vantagem em relação à concorrência, visto que a plataforma não precisa pagar nenhuma taxa para vender assinaturas. A Apple discorda, usando como argumento a enorme popularidade do Spotify na Europa em relação ao seu serviço.

Na época em que a multa foi imposta, a Maçã ainda alegou que a Comissão Europeia tomou a decisão mesmo tendo fracassado em descobrir “qualquer evidência credível de dano ao consumidor” e que o órgão “ignora a realidade de um mercado promissor, competitivo e em rápido crescimento”.

A Comissão Europeia, que agora também está investigando se a Apple está cumprindo corretamente as exigências da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA), afirmou estar disposta a defender a sua decisão no tribunal, enquanto a Apple não teceu mais comentários sobre o tema.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como escolher em qual app abrir determinados arquivos no Mac

Próx. Post

Xiaomi também satiriza comercial do novo iPad Pro para promover aparelho

Posts Relacionados