Quem assistiu aos vídeos da entrevista de Steve Jobs para a conferência D8: All Things Digital notou que ele fez alguns comentários sobre uma empresa de publicidade móvel, a Flurry Analytics, citada como violadora de acordos de privacidade com usuários do iPhone OS por coletar dados sobre seus aparelhos sem pedir a autorização deles. Em entrevista para o AppleInsider, um representante da empresa já afirmou que ela está tomando providências para eliminar problemas de privacidade no seu sistema de anúncios, sob a orientação da Apple.
“Com relação a compartilhar algumas estatísticas específicas, às quais a Apple se opõe, nos vamos atender às suas exigências”, disse o representante da empresa. Tais estatísticas referem-se a dados sobre quais aparelhos são usados na execução de determinados aplicativos, que permitiram à Flurry descobrir que a Apple tinha produtos desconhecidos em fase de testes no início deste ano, antecedendo o lançamento do iPad.
No total, a empresa possui 30 mil clientes na sua base de anúncios, atendendo cerca de 40 mil aplicativos. Não é de hoje que ela tomou a iniciativa de oferecer melhores opções de privacidade no uso das suas soluções de monitoramento de anúncios, mas, com ameaça de perder clientes por não se adequar aos requerimentos da Apple, certamente ela vai acelerar o passo nesse sentido.