O melhor pedaço da Maçã.

Processadores Intel com até 80 núcleos em 5 anos

O mundo da tecnologia não pára. A última novidade é da Intel: ela pretende lançar, dentro de 5 anos, processadores com até 80 núcleos. Agora, permitam-me situar-lhes em nossa situação atual. Tomarei o iMac como base, já que foi um dos Macs que já usou processadores Core Duo da Intel e agora utiliza a linha Core 2 Duo, com uma série de avanços em relação a anterior. Desta maneira, podemos fazer previsões (completamente inexatas, evidentemente) do que poderemos estar brincando daqui para 2011, de acordo com os testes de performance que a Apple divulga em seu site.

Publicidade

Nos cálculos Integer SPECint_rate_base2000, o iMac Core Duo 2.0GHz registrou 32.4, enquanto o novo iMac Core 2 Duo 2.33GHz pulou para 48.7. Crescimento de 50%. Já nos cálculos Floating-point SPECfp_rate_base2000, o salto foi de 27.3 para 37.2, ou 40%. Vamos, portanto, tomar como medida um crescimento de 45%, sendo que aqui não estamos tratando de uma migração de um computador com processador de núcleo único para um duplo, apenas uma evolução na linha. Queria muito ter feito a análise comparando o Mac mini Core Solo (descontinuado) com os novos Core Duo, mas não achei testes comparativos de benchmarks.

Ao dobrar a quantidade de núcleos em um processador, não dobra-se a sua performance, evidentemente. Já vi uma série de testes com vários modelos de computadores e, a depender da tarefa realizada, o crescimento pode ficar na faixa dos 15-20%, chegando até os 50% que a Apple registrou nos novos modelos de iMacs. Em breve a Intel lançará sua primeira linha de processadores com 4 núcleos, aí teremos ainda mais embasamento para uma estimativa, mas por enquanto ficaremos por aqui.

Considerando um crescimento médio de 45% a cada vez que o número de núcleos em um processador dobrar, daqui a 5 anos teremos dobrado esta quantidade pouco mais do que 5 vezes, já que dobrando 5 vezes chegaríamos a 64 núcleos (depois disso pulamos para 128), e o artigo fala em 80. Consideremos, então, este valor fechado de 5, para arredondar as contas e fazermos uma estimativa no mínimo segura — melhor prever para menos do que para mais, não é? Imaginem, então, que em 2011 estaremos usando computadores cerca de 8 vezes mais rápidos do que temos hoje. Se o seu Photoshop demora 16 segundos para abrir, em 5 anos ele demorará 2. 😉 É mais ou menos essa a idéia.

Aos geeks, técnicos e matemáticos de plantão: falei besteira ou é algo assim que podemos esperar?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple’s Headquarters

Próx. Post

Vídeo promocional do Final Cut Studio

Posts Relacionados