O melhor pedaço da Maçã.

Minha cota no Gmail está estourando, estou preocupado

Quando o Google anunciou seu serviço de emails gratuito com 2GB de capacidade (na época, claro; hoje ele está na casa dos 2.7GB), ele não imaginava que alguém poderia, em tão pouco tempo, receber tantos emails que ultrapassassem tal capacidade — isso sem contar o pessoal que arrumou formas de usar o Gmail exclusivamente como um “HD virtual”, o que é ilegal, segundo os termos do serviço. Por isso, até hoje, brinca com essa vantagem do Gmail dizendo que, “com tanto espaço, pra quê você quer apagar seus emails?”

Publicidade

Eu não segui exatamente essa recomendação deles, e apago, sim, emails que considero não importantes ou que eu tenha certeza que não precisarei no futuro. Porém, todo o resto fica — arquivo os que eu já li, resolvi ou estão finalizados, e os pendentes ou por ler eu mantenho na minha Inbox.

Sou um dos early-adopters do serviço, e já perdi a conta de quantos convites enviei, porque como entrei muito cedo, sempre tive bastante convites para dar e vender à minha disposição. Também notei que minha conta recebe os novos recursos que o Google implementa no Gmail antes do pessoal que recebeu convites vindos de mim — eles devem dar prioridade aos veteranos, ou de acordo com o uso que você faz da conta.

Minha cota, para meu desespero geral, está chegando ao limite:

Cota do Gmail

Já ouvi de usuários que afirmaram que o Gmail automaticamente subiu a cota de suas contas para até mais de 4GB quando se aproximaram dos 100% de capacidade, mas não tenho provas da veracidade do fato. Também, com 95%, ainda não vi quaisquer mudanças para a minha cota, e acho que nada irá acontecer mesmo.

Publicidade

Mandei um email ao suporte do Google perguntando o que devo fazer, e pedindo que aumentem a minha cota — mas tenho quase certeza que nem resposta irei obter. O mais engraçado é que eu posso, agora mesmo, criar uma nova conta para mim com 2.7GB lindos e 100% livres para uso próprio, sem problemas. Aliás, posso criar 10 destas, e ter 27GB de armazenamento gratuito. Porém, não é o que eu quero fazer, já que ou terei que sair encaminhando os emails maiores para a nova conta a fim de liberar espaço na principal, ou terei que mudar o meu endereço de email principal, o que é muito chato.

Publicidade

Uma outra alternativa, ainda, seria ativar o recurso de recebimento de emails via POP que eles oferecem e passar a baixar as mensagens para o meu Mac, becapeando os emails em CD, por exemplo, e aos poucos ir liberando espaço na caixa virtual. Também não estou com um mínimo de saco pra isso.

A menos que o Google não se importe com meu problema e não dê importância para o trabalho que terei, não faz diferença para eles aumentar minha cota para 4.4GB (o dobro do que eu tenho hoje) e permitir que eu continue usando o serviço com um sorriso enorme no rosto, como sempre o fiz. Resta torcer para eles tomarem a decisão correta, caso contrário ainda não sei o que fazer.

Algum de vocês já teve a cota aumentada ou chegaram aos 100% de capacidade do Gmail?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Responda: “Quanta RAM o seu computador principal possui?”

Próx. Post

WordPress atualizado para a 2.0.5

Posts Relacionados