Você sabe arquivar e deletar emails no Gmail… mas você sabe ignorar mensagens?

Descobri hoje mais uma novidade no Gmail muito interessante; até então, não havia visto recurso semelhante em lugar algum. É a possibilidade de ignorar mensagens, através da função mute.

A idéia é ótima principalmente para usuários que participam de listas de discussão por email e de vez em quando ficam recebendo mensagens sobre aquele assunto que gerou a maior polêmica entre os usuários mas que não lhe interessa em nada. Porém, você continua recebendo todas as mensagens, e tendo que arquivá-las ou apagá-las, uma por uma. Muito chato, não é?

Pois o Gmail permite ignorar (“mutar”) a discussão, de forma que eles não cheguem mais à sua Inbox. Para usar o recurso, é preciso que os atalhos de teclado estejam ligados nas configurações do Gmail, em primeiro lugar:

Keyboard shortcuts no Gmail

Aí, basta usar o atalho da tecla “m” para dizer para novas mensagens da mesma discussão não irem para a Inbox, de modo que todas elas serão arquivadas automaticamente. O legal da coisa é que caso o seu endereço apareça no campo TO ou CC da mensagem, por acaso, a discussão vai direto para a sua Inbox, vez que a mensagem deve ser direcionada à você.

As mensagens “mutadas” não são marcadas como lidas, e o Google facilita a buscas das mesmas pelo seguinte comando na caixa de buscas: is:muted. Filtros também continuam sendo aplicados à mensagens “mutadas”, sem problemas.

Para desabilitar o recurso de qualquer discussão, basta selecionar a conversa e movê-la para a Inbox pelo menu de ações do Gmail.

Se houver algum erro no post acima, selecione-o e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar. Obrigado!

Sobre o Autor

Fundador e editor-chefe

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Salvador – UNIFACS, admira a Apple e os seus produtos desde quando adquiriu seu primeiro iMac (um G3 Blueberry), em agosto de 2000. Não desgruda do seu iPhone 7 Plus (preto matte) e costuma trabalhar num MacBook Pro Retina de 15 polegadas, mas também usa um iPad Pro como quebra-galho em certas ocasiões. No tempo livre, adora brincar com a Apple TV esparramado no sofá.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.