O melhor pedaço da Maçã.

Netscape Navigator 9.0 chegou, pessoal, e chegou bem, vale conferir

Ícone do NetscapeO Bruno Casarini, sempre ligado, acaba de me avisar que o Netscape Navigator está de volta ao pedaço em nova versão: 9.0. Aproveitei o lançamento para testar o navegador, de forma que este post está sendo escrito pelo próprio.

Publicidade

Não é por nada não, pessoal, mas sempre que vejo este ícone aí do lado sinto uma nostalgia imensa e ele me remete à uma boa época da minha vida online, onde tudo era novidade, eu adentrava em um mundo desconhecido e não sabia bem por onde começar. O Netscape fez parte de um grande período da minha vida virtual e devo muito à ele. Por isso, qualquer tentativa vinda dele de retornar à briga dos browsers, para mim, é válida.

Splash do Netscape Navigator 9.0

Publicidade

Bom, pra começar, o novo Netscape Navigator 9.0 é um binário universal baseado no Firefox — disponível também em versões para Windows e Linux. Desta maneira, de cara ele oferece algo que o torna tão diferenciado quando o browser da raposa: suporta todas as suas extensões (add-ons). Isso é demais.

Extensões do Firefox no Netscape

Dois grandes recursos exclusivos dele é a correção de URLs — ele abre uma caixa de diálogo na qual você confirma se quer realmente acessar aquele endereço que ele por acaso achou estranho (você pode ter digitado algo errado) — e o chamado Link Pad, uma sidebar na qual você pode arrastar links que precisa ver depois mas não quer que tomem espaço na barra de abas abertas. Isso pra mim é útil ao extremo! E ele é inteligente: ao clicar no link pendente, este é automaticamente removido da lista, salvando um ou dois cliques.

Publicidade

Link Pad

A interface do programa lembra a do Firefox mas ao mesmo tempo é a clássica do Netscape. Além disso, os caras a otimizaram bastante para que ele tome o menor espaço útil possível do sistema e dê mais espaço para as páginas da web propriamente ditas.

Tal como o Safari, ele permite que textareas sejam redimensionadas à vontade, também mandaram muito bem.

Publicidade

Redimensionando textareas no Netscape

E o melhor de tudo, pessoal: ele está rápido, muito rápido. Estou impressionado. Tanto para carregar páginas (e aí a diferença é realmente quase imperceptível em comparação com o Firefox), mas principalmente no funcionamento do programa como um todo, resposta ao cliques em links, carregamento de novas abas e tudo mais. Estou adorando.

Para uma lista de todas as novidades, clique aqui.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vejo alguns ícones bem familiares…

Próx. Post

Office 2008 beta já está rolando por aí, confiram primeiras impressões de leitor do BLOG

Posts Relacionados