O melhor pedaço da Maçã.

Respondendo às primeiras dúvidas sobre o Leopard

SimpáticoMal saiu o OS X 10.5, e já começam a surgir as primeiras perguntas. Bom, antes de começar a responder as que saiba, vamos às impressões do lançamento.

Publicidade

Não sei como terá sido em outras lojas, mas onde trabalho, tivemos bastante gente para ver o novo sistema. O primeiro seminário, iniciado pontualmente às 18h, foi um sucesso. Apenas não descobri como fazer o Time Machine funcionar com os eventos do iPhoto, mas o pessoal não reclamou e já estudarei melhor o tema. Enfim, as perguntas.

– É possível configurar o número de Spaces?
R: Sim, mas com 9, por exemplo, já fica lento. E lento em um MacBook Pro de 17 polegadas, com 2GB de RAM. Tudo depende dos programas que estejam abertos, e da memória instalada no computador. Se pode configurar, também, 3 colunas e 2 linhas, ou seja, não é obrigatório fazer matrizes quadradas de espaços, como 4×4, 9×9, 16×16. Ainda não sei o limite permitido pelo sistema.

Publicidade

– E posso fixar um programa para abrir sempre com um espaço específico?
R: Sim, basta configurar as preferências do Spaces, e ao adicionar programas na janela designada para tal, dizer qual vai ser o lugar onde ele irá abrir.

– Se eu instalar o sistema do zero, vai mais rápido?
R: Olha… aí temos que fazer uma análise melhor. Vai mais rápido porque não tem programa nenhum, mas uma vez que se comece a adicionar informação e aplicativos ao Mac, não será o mesmo, e pode ser que o resultado final seja parecido ao de uma atualização de sistema. Eu só tive problema no MacBook em que trabalho; instalamos o sistema em modo atualização, em todos os Macs da loja, e estão funcionando muito bem, aliás só se nota que houve alguma mudança porque o Dock e o menu denunciam isso.

– Ele tem todos os idiomas?
R: Todos é uma palavra meio vaga. Ele tem muitos idiomas. Não é como um Linux, que até dialeto tem, mas vem com opção para uso em várias línguas, e sim, Português do Brasil é uma delas!

Publicidade

– Roda em um MacBook 2,16GHz com 1GB de RAM e 120GB de disco rígido?
R: Claro! Para mais informação sobre os computadores compatíveis, confiram este artigo.

– Preciso gravar CD de drivers durante a instalação do Boot Camp?
R: Não, acabou isso de gravar CD. Ainda não tive tempo de testar, mas parece que, ao final da instalação do Windows, o próprio Boot Camp tem os drivers, com instalação automática.

– Posso usar o iPod como disco de Time Machine, para as cópias de segurança?
R: De novo, não. Por enquanto, é necessário usar um HD externo, um segundo HD dentro do computador – para os Mac Pro – ou, uma solução não muito inteligente, uma partição no mesmo disco. Mas quem sabe num futuro?

– Tem efeito holograma no iChat?
R: Jovem Jedi, sinto informar-te que não. Eu também fiquei meio frustrado, porque esse efeito estava em algumas versões beta, mas agora só há os normais de Photo Booth, os fundos falsos de imagem e vídeo, e 8 quadros mais para que o usuário adicione seus próprios vídeos ou imagens de fundo. Ainda não escavei muito o sistema, porém creio que realmente, um dos melhores efeitos que o iChat iria ter, não veio. Sendo que isso foi demonstrado em uma apresentação da Apple! Uma pena.

– Quando o Leopard chega ao Brasil?
R: Hombre, não sei, mas deveria chegar logo, não? É um mero programa, fácil de transportar, caixa muito pequena, e tem Português do Brasil como um dos idiomas. Por que não estaria no Brasil hoje?

Publicidade

– O item Preferências de Sistema mudou muito?
R: Algo mudou. O Dashboard agora se configura em Exposé & Spaces, e existe também uma opção de Parental Control, que acaba levando ao painel de configuração das contas de usuários. Existem alguns papéis de parede novos, e os antigos continuam, se não todos, quase todos. Os ícones para conta de usuário não tiveram mudanças – esqueceram disso? -, mas está um pouco diferente agora o ato de configurar uma conta. O FileVault também mudou, não é mais aquele monte de informação jogada em uma big janela; tem uns botões bacanudos que dividem a visualização e deixam esse item mais organizado.

– Preciso atualizar o meu Mac ao Leopard?
R: Essa já é uma pergunta que exige resposta mais comercial que informativa. Sem querer vender o programa, atualizar é um salto para o futuro, com opções que poucos ou nenhum sistema operacional têm hoje em dia. Claro que é a versão 10.5.0 ainda, então o caminho adiante é longo, algumas vezes poderá ser penoso, mas a tendência é ser bastante prazeroso. Trabalhar com o Leopard é fácil, suas novas funções realmente nos dão mais minutos de uso do computador, e isso sem falar do Time Machine, que de hora em hora (isso me lembra um antigo jogo de uma rede de televisão da qual eu gosto muito) faz uma atualização dos arquivos desejados, sem que nos preocupemos com nada. Enfim, precisar, não precisa, porque ninguém é obrigado a ficar comprando programas cada vez que sejam lançados. Entretanto, esse OS X merece nossa atenção, e quem puder tê-lo, não irá querer o Tiger.

Mais perguntas?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Último minuto da contagem para o lançamento do Mac OS X 10.5 Leopard no mundo!

Próx. Post

A instalação do Leopard, minuto a minuto

Posts Relacionados