O melhor pedaço da Maçã.

É oficial: adeus, Netscape

Logo da Netscape

NetscapePara a infelicidade dos nostálgicos (como eu) e fãs do famoso “N” enorme sobre o planeta terra rodeado de cometas em movimento, a pior das notícias chegou hoje: o Netscape Navigator será abandonado a partir de fevereiro.

Publicidade

Atualizações de segurança para o navegador continuarão sendo desenvolvidas até 1º de fevereiro. Após esta data, o suporte para o produto será descontinuado e ele não ganhará mais nenhum update.

A companhia, que faz parte do grupo da AOL, já recomenda o uso do Firefox, que é inclusive hoje em dia bem parecido com o Netscape — aliás, a sua última versão, 9.0 — que eu fiz questão de analisar aqui no BLOG —, tinha muito mais do Firefox do que do Netscape original. No final das contas, tirando um recurso aqui e ali, o Netscape 9.0 era simplesmente uma nova pele para a engine do Firefox.

Publicidade

O Netscape já dominou o mercado de browsers para a web, e foi para muitos embarcação das primeiras navegações pela internet. Sua sentença de morte foi dada com a chegada do Microsoft Internet Explorer — que passou a ser distribuído gratuitamente com o lançamento do Windows 95 —, que naquela época já correspondia grande parte dos seus recursos.

O Navigator entrou então em redundância, principalmente por ser pago. O caso gerou um dos processos mais violentos e conhecidos na história da Microsoft, que trouxe, sem dúvida alguma, bons resultados para todos nós, fazendo com que ela tornasse o Windows mais aberto e amigável para softwares desenvolvidos por terceiros.

Netscape, meu amigo: R.I.P.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

A pior imitação de iPhone de todos os tempos

Próx. Post

Você usa o computador na posição adequada?

Posts Relacionados