Dica: como configurar o modem Huawei E226 da CLARO 3G no Leopard

Muitos clientes da banda larga 3G/GSM da CLARO estão passando por apuros na hora de botar seus Macs com Leopard para funcionar na internet com o modem da marca HUAWEI modelo E226. O driver que vem no CD de instalação para Mac simplesmente não consegue conectar no Leopard. Seus problemas acabaram!

Primeiro, instale o driver que vem no CD de instalação do Modem E226 da Huawei. Depois de instalado, pode tentar conectar usando o software MobileConnect que você acabou de instalar. (com o modem devidamente plugado no seu Mac com o cabo USB simples, o mais curto com apenas um plugue USB — não use o de dois plugues) Você verá que não vai funcionar. O erro apresentado será algo como “A conexão falhou.” Aí vem a dica…

Modem Huawei E226 Claro 3G GSM
Modem Huawei E226 Claro 3G GSM

É simples, na verdade. Ignore o MobileConnect que já está instalado e abra as Preferências do Sistema, clique em Rede, e clique no sinal de + logo abaixo da lista de serviços disponíveis que fica à esquerda do painel. Talvez seja necessário digitar sua senha do sistema para abrir o cadeado e permitir alterações na rede. Ao clicar em +, selecione Huawei Mobile no item Interface e coloque o mesmo nome em Nome do Serviço.

Depois disso, selecione o serviço que foi criado e preencha os dados a seguir:

Configuração: Padrão
Telefone: *99***1#
Nome da Conta: claro
Senha: claro

Clique em Avançado, na aba Modem, selecione:

Fornecedor: Outro
Modelo: HUAWEI Mobile Connect - 3G Modem.

Clique em OK e depois em Aplicar. Deixe marcada a opção: Mostrar o estado do modem na barra de menus.

Pronto!

Agora você poderá apenas plugar o modem e clicar no ícone de um telefone na barra de menus, e selecionar: Conectar HUAWEI Mobile.

Conectando…

Esta imagem abaixo exemplifica o modem em funcionamento, e a tela das configurações de rede preenchida.

Conectado.

(Só lembrando que o modem que a CLARO utiliza é o modelo E226, já o da TIM é o modelo E220, já comentado por aqui.)

[Via: Diego Pires Plentz.]

Se houver algum erro no post acima, selecione-o e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar. Obrigado!

Sobre o Autor

Designer de Interfaces de formação e profissão, apaixonado pelo que faz e por tudo que envolve criatividade e tecnologia. Já teve a oportunidade de trabalhar para a Apple como consultor, o que aumentou ainda mais sua admiração pela empresa e por seus produtos. Em sua vida pessoal adora cinema, músicas pop e rock, gadgets Apple e seus animais de estimação — atualmente tem quatro lindos gatos: Steve, Lion, Cézane e Guilherme Roberto (Billy Bob, ou simplesmente BB). Mora em Brasília, mas ama viajar pelo mundo, provar comidas saborosas e tomar uma boa cerveja gelada com os amigos.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.