O melhor pedaço da Maçã.

Fluid: converta sites em aplicativos

Meu primeiro artigo aqui no BLOG.MACMAGAZINE foi sobre o Gmail Browser, um navegador apenas para o Gmail — pessoas que se distraem facilmente, como eu, precisam de programas assim! Mas como eu ainda precisava abrir o Firefox para abrir o email do Yahoo!, acabava abrindo várias abas… 😉

Publicidade

FluidHoje eu encontrei o Fluid e acho que vários dos meus problemas de distração acabaram. Ele permite criar navegadores específicos (Site Specific Browser — SSB) para qualquer site. Ou seja, Gmail, Google Reader, Facebook, Flickr, Yahoo! Mail YouTube, Basecamp, Delicious, email .Mac ou qualquer outro pode ficar aberto em seu próprio navegador. Para renderizar as páginas, o Fluid utiliza o WebKit do Safari. Assim, os navegadores criados por ele são programas em Cocoa realmente nativos.

A janela principal do Fluid (abaixo) já mostra como o processo é simples: insira o endereço do site, o nome que o programa terá, onde o programa deve ser salvo e o ícone dele. O Fluid pode usar o favicon do site como ícone ou você pode definir um. Para facilitar, já existe um grupo no Flickr, o Fluid Icons, que reúne ícones criados por usuário do programa. A coleção ainda é pequena, mas já ajuda.

Publicidade

Fluid - janela principal

Fluid - notificaçõesAlém disso, os navegadores criados exibem notificações iguais ao do Mail no Dock, informando o número de mensagens, emails etc. não lidos (veja ao lado). Até onde testei, os navegadores gerados por ele não se auto-atualizam — é preciso dar refresh manualmente. E isso é particulamente chato quando se trata de aplicações web que já fazem isso. Não sei se isso só ocorre aqui; quem testar, comente aqui!

Gostei muito do Fluid e acho que ele pode crescer muito. Detalhe: só funciona no Leopard.

Atualização em 19/01/2008 às 23:00: os SSB atualizam sozinhos sim. Foi falta de paciência minha… 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“My Mac is Beautiful”, paródia de James Blunt

Próx. Post

Jailbreak já funciona com versão 1.1.3 do iPhone/iPod touch, mas não será liberado

Posts Relacionados