O melhor pedaço da Maçã.

MacSpeech Dictate: finalmente um software de reconhecimento de voz decente para Mac

MacSpeech DictateMal foi lançado e já ganhou o Macworld Expo Best of Show 2008. Falo do Dictate, da MacSpeech, novo software de reconhecimento de voz para a plataforma Mac — evolução do iListen, até então considerado bem básico comparado à soluções disponíveis no mundo Windows como o Dragon NaturallySpeaking, da Nuance Communications.

Publicidade

O programa já vem configurado de forma a proporcionar ao usuário um excelente nível de acerto logo após a sua instalação, ou seja, não é necessário um “período de treinamento”. Testes realizados por David Pogue — do New York Times — geraram uma média de 99,1% de acertos, isto é, em um texto com 1.000 palavras, o software só errou 9 delas.

Como podem imaginar, o Dictate não serve apenas para escrever textos via voz — o que já é simplesmente maravilhoso e, como comenta Pogue, difícil até mesmo de entender, depois de anos acostumados a digitar por horas a fio, cansar os dedos, e até mesmo evitar novos trabalhos pelo cansaço proporcionado pelo teclado. Ele funciona também como um ouvinte de comandos para o sistema, permitindo que as mais variadas ações sejam feitas via voz: abrir e fechar aplicativos, substituir atalhos de teclado pela voz etc.

Publicidade

O Dictate já vem com tudo o que você precisa — inclusive fones de ouvido com microfone — em um pacote que custa hoje US$200. Ele funciona em todos os populares softwares disponíveis para a plataforma, como as suítes Microsoft Office, iLife e iWork, iChat, Mail, Adobe Creative etc.

O problema, pessoal, é que ele deve ter sido totalmente desenvolvido em cima do idioma inglês. Não sei dizer quão preciso ele seria ditando textos em português, mas irei averiguar isso a partir do dia 15 de fevereiro, quando ele estiver disponível no mercado.

[Dica do Edson Andrade, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Lotus Notes, da IBM, em breve no iPhone

Próx. Post

Amazon quer vender MP3s livres de DRM no mundo todo; Apple que se cuide

Posts Relacionados