Ou a “Evolução do Símbolo, versão Off-Topic — Capítulo 4: Ford”
A Ford Motor Company foi fundada em 1903 por Henry Ford. Na época, a Ford se tornou um sinônimo de alta tecnologia, eficiência, acessibilidade e empreendedorismo, graças ao clássico Ford Modelo T e a agilidade em sua produção. Um centenário após o furor de vendas do veículo, é uma das maiores e mais tradicionais empresas automobilísticas do mundo. Seu logotipo, como não poderia deixar de ser, reflete todas as qualidades agregadas à empresa, variando levemente sua estrutura para estar sempre de acordo com as tendências do período.
Sua inspiração inicial foi o movimento artístico decorrente na época, o Art Nouveau, com as mais modernas tendências em artes e design da época – e estava diretamente relacionada à tecnologia e o uso de materiais como o ferro e o vidro em aplicações inéditas na época. Os gráficos são rebuscados, com muitas curvas, caracteres trabalhados e ornamentação, exatamente como o primeiro logo da companhia, ali em cima, de 1903.
Em 1909, o símbolo passou por uma limpeza que removeu todos os adornos ao fundo e deixou apenas o nome da empresa, com tipografia renovada — um rascunho do que ela viria a ser futuramente. Já seguindo os princípios básicos para um logotipo funcional, há apenas o nome Ford, com adoção de uma fonte cursiva e clássica. Este foi trocado novamente em 1912, com tipografia mais finalizada e a volta do fundo… que parece um pouco prepotente, dada a forma do pássaro e ao slogan The Universal Car.
O símbolo ganhou a elipse ainda em 1912, sendo esta a última mudança drástica na estrutura do símbolo. A cor azul tradicional foi adotada em 1928, e desde então, o logotipo sofreu poucas alterações em sua forma se relacionarmos com o atual, sendo as mais redundantes o achatamento e prolongamento da elipse que envolve o nome da empresa e uma tipografia mais delicada. Em 1976, o símbolo apareceu com um ar metalizado e mais moderno.
Em comemoração ao centenário da empresa, o símbolo ganhou linhas mais nítidas e sombras para destacar as linhas e dar mais profundidade ao nome Ford. Também começa a seguir a tendência atual de símbolos mais limpos. O novo modelo é chamado de Centennial Blue Oval.
A fonte e o padrão estético utilizado na concepção do logo da Ford reforçam os conceitos e qualidades da empresa. A fonte cursiva, serifada e inclinada remete ao clássico, ao tradicional e à elegância, conceitos bem aceitos pelo público alvo.
Com as modificações ao longo de sua história, ele mantém todas essas características mas é sempre apresentado de forma moderna. A elipse que compõe o logotipo juntamente com a tipografia nos lembra um brasão, que mais uma vez nos remete ao clássico e à elegância, mas também a força e tradição.
Você pode conferir as mudanças em outros símbolos de empresas automobilísticas no Neatorama.