O melhor pedaço da Maçã.

Apple apresenta chip M4 com foco em inteligência artificial!

Chip M4

Como foi especulado nas últimas semanas, a Apple apresentou hoje, durante o evento especial “Basta imaginar” (“Let loose”), o chip M4, que é construído num processo de 3 nanômetros de segunda geração e bastante focado em tarefas de inteligência artificial

Publicidade

O chip M4 possui uma CPU 1Central processing unit, ou unidade central de processamento. de 10 núcleos (4 de desempenho e 6 de eficiência), bem como uma GPU 2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. de 10 núcleos e Neural Engine de 16 núcleos (agora com mais de 28 bilhões de transistores).

Capaz de realizar até 38 trilhões de operações por segundo (o que, segundo a Apple, é mais rápido que a unidade de processamento neural de qualquer PC de inteligência artificial atualmente), o chip M4 inclui recursos já disponíveis com os chips M3 e o A17 Pro em termos de aceleração do hardware, a exemplo do suporte a ray tracing e Mesh Shading acelerados por hardware e tecnologias Dynamic Caching.

O M4 também integra suporte a aceleração de hardware para AV1, um codec de última geração que oferece melhor eficiência de compactação, abrindo caminho para um streaming mais suave de conteúdo de vídeo 4K.

Há, também, um novo mecanismo de tela (Display Engine), o qual possibilita a exibição de cores mais precisas e um aumento do brilho nas telas OLED mais poderosas presentes nos novos iPads Pro, denominadas pela Apple como Ultra Retina XDR.

O verdadeiro destaque do novo chip está, porém, no desempenho em inteligência artificial, de modo que as tarefas as quais envolvem aprendizado de máquina e interpretação de dados são executadas de maneira mais rápida.

Publicidade

De acordo com a Apple, o novo Neural Engine presente no M4 é “escandalosamente poderoso para IA”, sendo 60 vezes mais rápido que a NPU do chip A11 Bionic e rivalizando com processadores de IA da Intel, da AMD e da Qualcomm.

Ainda no campo das comparações, a Apple diz que o novo chip tem uma CPU 50% mais rápida e uma GPU até 4x mais rápida que a do M2, presente na geração anterior do iPad Pro — o que incrementa bastante a performance de dispositivos que contam com o novo chip.

O desempenho eficiente do M4, junto ao novo mecanismo de tela, viabiliza o design fino e a tela revolucionária do iPad Pro, enquanto aprimoramentos fundamentais na CPU, na GPU, no Neural Engine e no sistema de memória tornam o M4 ideal para os apps mais recentes que usam inteligência artificial.

Johny Srouji, vice-presidente sênior de tecnologias de Hardware da Apple

O chip M4 estreia com os novos iPads Pro e deverá chegar às versões mais básicas de Macs ainda neste ano.

Notas de rodapé

  • 1
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.
  • 2
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novos iPads Pro redesenhados trazem chip M4, displays OLED e mais!

Próx. Post

Final Cut Pro e Logic Pro para iPads ganham novas versões

Posts Relacionados