O melhor pedaço da Maçã.

Quadro comparativo: SDK do iPhone

Agora que o “ecossistema iPhone” consiste em um hardware com gráficos 3D acelerados, uma API integrada a um banco de dados, ferramentas de monitoramento de performance e uma versão da framework Cocoa especializada em aplicativos móveis (Cocoa Touch), a invenção da Apple parece imbatível.

Publicidade

Mas o Engadget nos trouxe um quadro comparativo para deixar claro como que o iPhone se compara à outras alternativas disponíveis no mercado, contra grandes nomes como Microsoft e Nokia. Confira:

Quadro comparativo

Quadro comparativo: clique para ampliar

Como podem ver, o iPhone sai na frente, em primeiro lugar, por valorizar e facilitar muito a distribuição dos aplicativos. Como vocês acompanharam aqui no MacMagazine, a Apple está oferecendo toda a infra-estrutura para tal de forma muito intuitiva, tanto para quem está distribuindo como para quem irá adquirir. A única condição é que ela retém 30% do faturamento das vendas.

Windows Mobile e S60 têm a vantagem de serem ambas plataformas bastante maduras, pelo tempo de existência. Porém, eu vejo isso também como um ponto negativo: será que uma concorrência de peso como a que a Apple está propondo, agora, que irá fazer com que eles finalmente se mexam? Nada de revolucionário como este novo ecossistema existiu até então. Isso prova o quanto que concorrência é benéfica para qualquer mercado.

Publicidade

O quadro indica é que a Apple está só agora começando no quesito “suporte da comunidade.” Tá, isso de forma oficial. Vocês já viram a quantidade de aplicativos que foram desenvolvidos para iPhones e iPods touch antes mesmo de qualquer iniciativa oficial? O Installer está aí pra provar isso — vide a coluna Toolchain. Esperem uma avalanche de participantes no programa da Apple nos próximos meses. O retorno será estrondoso.

A ausência de Flash: isso sim é um problema, mas é assunto para um post à parte.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Build interno do Safari já atinge pontuação 90/100 no novo Acid 3 Test

Próx. Post

Acer assume segundo lugar no mercado de notebooks; HP lidera [atualizado]

Posts Relacionados