Envie e receba mensagens multimídia (MMS) em seu iPhone com o SwirlyMMS

Tela inicial do SwirlyMMS
Tela inicial do aplicativo SwirlyMMS

MMS é um serviço de mensagens que possibilita o envio em tempo real de mensagens multimídia de um celular para outro. Com isso, é possível enviar som, foto e imagem para outros celulares que também sejam compatíveis com essa tecnologia mas, como já comentado pelo Thiago, o iPhone foi lançado sem um suporte nativo à ela e, com isso, recebeu várias críticas.

Um aplicativo que promete resolver em parte esse problema e que teve uma atualização (0.3.6) anunciada ontem é o SwirlyMMS. Com essa nova versão já é possível enviar e receber MMSs além de corrigir alguns bugs das versões anteriores como travamentos em iPhones 1.1.3, recebimento de mensagens para os usuários da operadora O2-UK e fim do limite de 2048 caracteres no texto da mensagem.

Mas nem tudo são flores… até o fechamento desse artigo, o SwirlyMMS apresentou algumas limitações:

  • Só é suportado o envio de imagens (vídeos e sons ficaram de fora);
  • Para ver a imagem de uma mensagem recebida, é preciso instalar um visualizador a parte;
  • A configuração do serviço requer algumas informações técnicas que você deve obter com a sua operadora!

Para os interessados, vamos deixar aqui um tutorial ilustrado de como configurar o serviço para algumas operadoras nacionais em aparelhos desbloqueados e destravados (jailbroken):

1° Passo: Instalando o SwirlyMMS e os visualizadores (via Installer)

Source do SwirlyMMS no Installer
Source do SwirlyMMS
  1. Execute o Installer e siga os passos: Sources » Edit » Add. Digite o endereço http://swirlyspace.com/SwirlySpace.xml e clique sobre OK. Com isso você estará adicionando ao seu repositório o pacote aonde se encontra o programa desejado.
  2. Após o refresh e ainda no Installer, clique sobre Install e procure pelo pacote Swirlyspace. Nele você encontrará o aplicativo SwirlyMMS from Swirlyspace. Instale-o!
  3. Para visualizar as mensagens recebidas, procure pelo pacote Productivity e instale os seguintes aplicativos: MobileFinder e, depois o MobilePreview.

2° Passo: Configurando…

  1. Na tela principal de seu aparelho, procure por um ícone verde com um balãozinho dentro e o nome do programa e execute-o!
  2. Após a tela de apresentação, clique sobre o botão Settings e, de acordo com a sua operadora, digite os seguintes dados:
Configurando o SwirlyMMS
Configurações do SwirlyMMS

Operadora: Claro
MMSC: mms.claro.com.br
Proxy: 200.169.126.10:8799
APN: mms.claro.com.br
Username: claro
Password: claro

Operadora: Brasil Telecom
MMSC: mms.brasiltelecom.com.br
Proxy: 200.96.8.29
APN: mms.brt.br
Username: brt
Password: brt

Operadora: Oi
MMSC: 200.222.42.204:8002
Proxy: 192.168.10.50
APN: mmsgprs.oi.com.br
Username: oimms
Password: oioioi

Operadora: TIM
MMSC: mms.tim.br
Proxy: 200.179.66.242:8080
APN: mms.tim.br
Username: tim
Password: tim

  1. Em Image Size, escolha um tamanho para as fotos que irá enviar. Observação: determinadas operadoras limitam esse tamanho de arquivo a ser trafegado, para maiores informações consulte a sua operadora.
  2. Finalize clicando sobre Save.

3° Passo: Enviando mensagens

  1. Na tela principal do aplicativo (onde são listadas as mensagens enviadas e recebidas), clique sobre New.
  2. Preencha o título da mensagem, escolha o destinatário e a foto desejada e clique em Send.
  3. Se todas as configurações foram preenchidas corretamente, o programa enviará sua mensagem! =)

Último Passo: Visualizando mensagens recebidas

  1. Na tela principal de seu aparelho, procure e execute o aplicativo chamado Finder;
  2. Clique sobre o botão com o sinal til “~”, depois sobre a pasta Media e em seguida sobre MMSFiles. Escolha a foto que deseja visualizar e pronto! =)
Pasta Media Pasta MMSFiles com as mensagens recebidas Imagem recebida

Considerações finais:

  • A visualização da imagem recebida não é tão boa! Depende muito da qualidade escolhida na hora de enviar ou da câmera que a tirou;
  • Se sua operadora não foi listada ae em cima ou esses dados não estão funcionando, ligue para o serviço de atendimento ao cliente de sua operadora e solicite-os;
  • Para finalizar, abrimos um tópico em nosso FÓRUM para tirar dúvidas sobre esse assunto. Clique aqui para visitá-lo!

Se houver algum erro no post acima, selecione-o e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar. Obrigado!

Sobre o Autor

Brasiliense de 23 anos, é analista e desenvolvedor de sistemas em Java, pós-graduando em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade de Brasília - UnB. Proprietário de um iPod video, um iPhone 3G de 16GB e um MacBook Pro. Apaixonado por música e animais e um admirador incondicional dos produtos da Apple.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.