O melhor pedaço da Maçã.

iTunes passa Wal-Mart e é número 1 em vendas musicais nos Estados Unidos [atualizado]

Pouco mais de 1 mês depois de passar a Best Buy e se tornar a segunda maior loja musical dos Estados Unidos, a Apple acaba de conquistar o topo da pirâmide, deixando a Wal-Mart pela primeira vez na história, segundo pesquisa da NPD MusicWatch.

Publicidade

A planilha abaixo mostra que a iTunes assume a 1ª colocação com 19% do mercado, a Wal-Mart (que compreende o seu conjunto de lojas físicas e online) vem em 2º lugar com 15%, Best Buy em 3º com 13% e a Amazon vem em um 4º e distante lugar com 6%. O Rhapsody só aparece na 10ª colocação, com 1%.

NPD Music

Publicidade

Veja como o escopo da música mudou nesta última década. De acordo com a pesquisa, 48% dos adolescentes norte-americanos não compraram um único CD em 2007, comparados com 38% em 2006.

Para as gravadoras, isso tudo ainda é um pesadelo, visto que até hoje muito não se definiu quanto aos acordos feitos para a venda de músicas através de downloads digitais. Uma revolução, por exemplo, é o fato de que, através de lojas como a iTunes, consumidores podem optar por comprar apenas uma ou duas faixas de determinado álbum.

No geral, downloads de músicas pagas compreenderam 30% do total vendido em janeiro.

Atualização (03/04/2008 às 11:36): o Halex Pereira nota bem que os dados referem-se apenas à primeira semana de janeiro, o que pode refletir um pico em vendas devido aos saques de cartões de presente da iTunes e as compras animadas de final de ano feitas por donos de iPods. Porém, na minha opinião, picos de vendas não teriam por que ocorrer apenas para a iTunes; a época é a mesma para todas as lojas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple revela programação de sessões da WWDC ’08

Próx. Post

Adobe anuncia Creative Suite 4 de 64-bits já com atraso, vem aí o Acrobat 9

Posts Relacionados