O melhor pedaço da Maçã.

IBM trabalha em novo tipo de memória que é o sonho de todos nós

A IBM está trabalhando em um novo tipo de memória que pode viabilizar o lançamento de iPods com capacidade para, digamos, 500.000 músicas — sim, eu disse meio milhão. Stuart Parkin e seus colegas do IBM Almaden Research Center descrevem a nova tecnologia em um documento publicado hoje mais cedo. A memória é, por enquanto, chamada de “racetrack”:

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=dJf3z9AfiVM[/youtube]

Pensem em todos os benefícios que procuramos em uma tecnologia desse tipo nos dias de hoje: alta velocidade de leitura e gravação de dados, confiabilidade, durabilidade e larga capacidade. Pois esta promete combinar tudo isso através do uso da spintrônica, tecnologia que explora as propriedades de rotação e carga de elétrons para proporcionar grandes quantidades de memória a aparelhos bastante pequenos. E tudo isso numa velocidade cerca de 100.000 vezes mais rápida do que as atuais memórias flash podem atingir.

Tal como a flash, a memória “racetrack” não possui partes móveis, mas com a vantagem de não ter prazo de validade. Poucos sabem, mas drives flash têm uma estimativa de 10.000 ciclos de leitura/gravação antes de apresentarem falhas. E o melhor de tudo: a fabricação da nova tecnologia é barata.

Publicidade

Claro que a implementação da novidade em aparelhos ao nosso alcance não é algo previsto para as próximas semanas, mas a IBM espera que soluções de armazenamento baseadas na “racetrack” possam começar a pipocar por aí dentro dos próximos seis a oito anos. Ela própria ainda trabalha no seu primeiro protótipo funcional, mas afirma que a teoria em si já está completamente fundamentada.

Eu quero! Eu quero!! 😀

[Via: 9 to 5 Mac.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Quem troca um Mac mini por um destes?

Próx. Post

Nike+, em breve para iPhones e iPods touch

Posts Relacionados