O melhor pedaço da Maçã.

OpenMac: a volta dos clones de Macs?

OpenMacUma empresa chamada Psystar começou recentemente a divulgar o “OpenMac“, PC de US$399 que, segundo ela, é completamente compatível com o Mac OS X Leopard.

Publicidade

A configuração da máquina ao lado traz um processador Intel Core 2 Duo de 2.2GHz, 2GB de memória DDR 667MHz, placa gráfica Intel GMA 950 integrada, drive DVD+-/-R de 20x, disco-rígido de 250GB a 7.200RPM e possui 4 portas USB.

Muitos dos componentes podem ser atualizados, porém. Um dos mais importantes é a placa gráfica, que pode ser substituída por uma GeForce 8600GT de 512MB por mais US$155.

A Psystar se coloca como uma alternativa mais barata e expansível ao Mac de verdade — neste caso, ela estaria brigando direto com o Mac mini, que custa originalmente 50% a mais, mas com menos performance (teoricamente), menos espaço em disco e menos RAM. Além disso, a Apple não oferece a placa gráfica da nVidia como opcional.

Publicidade

De acordo com a companhia, o OpenMac é compatível com o Leopard a partir de alguns poucos patches e já vem com o sistema pré-instalado. Ela provavelmente conseguiu a façanha utilizando componentes em comum já compatíveis com o Mac OS X, além de, é claro, um emulador EFI. Isso permite que o sistema seja instalado direto do seu DVD original, necessitando apenas de uns poucos drivers para que tudo funcione a contento.

A tecnologia aparentemente é baseada no projeto OSx86, que possibilitou a aventureiros instalar o Mac OS X em PCs comuns. Apesar de bastante interessante, isso não deve agradar nem um pouco o time de advogados da Apple. A instalação do Leopard em hardwares sem a marca Apple é proibida, pois viola seu Termo de Licença do Usuário Final (EULA). Quanto tempo isso durará?

[Via: MacRumors.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vale a pena comprar uma Time Capsule?

Próx. Post

Adobe quer padronizar formato CinemaDNG em arquivos de cinema

Posts Relacionados