Elimine facilmente as fotos repetidas no seu iPhoto

iPhoto AnnihilatorImagine a seguinte situação real: uma pessoa que estava acostumada com o sistema Windows organizava suas fotos criando cópias delas em pastas de “selecionadas” e de “descartadas”, mas mantinha uma pasta que continha todas as fotos originais e algumas vezes ainda modificava o nome dos arquivos para sinalizá-los. E fazia isso durante muitos anos, até que um dia resolveu se render à facilidade e inteligência de um Mac, e passou todas as suas fotos para o iPhoto. O que fazer com 45.000 fotos, sendo que um terço delas estão repetidas?

Algumas pessoas poderiam sugerir organizar as fotos por data ou por nome e sair deletando as que aparecerem idênticas lado a lado nas miniaturas do iPhoto. Ok. Mas e para selecionar e apagar milhares de fotos repetidas? Nada muito divertido, não é mesmo? Eu passei por isso.

Diante do problema, busquei uma alternativa, encontrei duas soluções em software. Uma delas é o iPhoto Diet, mas ele não tem versão atualizada para o iPhoto ’08. Então parti para uma outra alternativa e encontrei o Duplicate Annihilator, que vem junto com o Thumbnail Annihilator, para eliminar também as miniaturas. Gostei.

O Duplicate Annihilator, que custa apenas US$8 dólares, consegue localizar as fotos repetidas em sua biblioteca por meio de diversas opções possíveis, desde as mais óbvias, como a data em que a foto foi tirada, tamanho etc., como também analisa informações que ficam registradas no arquivo fotográfico como se fossem a identidade, a impressão digital da imagem.

Desta forma, em questão de minutos, toda a sua biblioteca poderá ser verificada e as fotografias duplicadas poderão ser sinalizadas com um comentário (e assim você poderá separá-las das demais usando o campo de busca do iPhoto e decidir o que fazer com elas) ou pode simplesmente pedir para que o programa apague as fotos repetidas.

Você ainda tem opções para escolher ficar com a foto original ou com a(s) cópia(s). As opções são muitas, basta saber usar o software da forma adequada ao seu objetivo. É prudente conferir antes se a seleção foi feita de forma correta antes de apagar os arquivos definitivamente.

Opções do Duplicate Annihilator

Simples, prático, barato e muito útil quando se tem centenas ou milhares de fotos duplicadas na importação para o iPhoto, e não se quer perder semanas para resolver o problema. A versão de testes do software permite a pesquisa em apenas 500 fotos da sua biblioteca.

Se houver algum erro no post acima, selecione-o e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar. Obrigado!

Sobre o Autor

Designer de Interfaces de formação e profissão, apaixonado pelo que faz e por tudo que envolve criatividade e tecnologia. Já teve a oportunidade de trabalhar para a Apple como consultor, o que aumentou ainda mais sua admiração pela empresa e por seus produtos. Em sua vida pessoal adora cinema, músicas pop e rock, gadgets Apple e seus animais de estimação — atualmente tem quatro lindos gatos: Steve, Lion, Cézane e Guilherme Roberto (Billy Bob, ou simplesmente BB). Mora em Brasília, mas ama viajar pelo mundo, provar comidas saborosas e tomar uma boa cerveja gelada com os amigos.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.