O melhor pedaço da Maçã.

Caso NBC: Apple recusou-se a implementar sistema de filtragem por copyright em iPods

Aos poucos começam a surgir mais detalhes sobre o embate Apple – NBC e o porquê da rede ter tirado o seu conteúdo da loja online da Maçã. Primeiramente, pensou-se ser algo relacionado com uma elevação nos preços estipulados pela NBC, os quais não teriam sido adequados aos interesses da Apple.

Publicidade

Com o aparecimento da programação da NBC na loja concorrente Zune, da Microsoft, mais uma vez começaram especulações quanto ao motivo da quebra do contrato, visto que a gigante de softwares anunciou a venda de programas de TV da emissora pelo mesmo preço anteriormente cobrado pela Apple.

Microsoft Zune

Ocorre, porém, que a causa pode ter sido outra. O presidente de distribuição digital da NBC Universal, J. B. Parrette, declarou quais os passos que a Microsoft tomou para que a nova parceria pudesse ser consolidada. Segundo ele, ela adicionará softwares no Zune para impedir a reprodução de conteúdo pirateado.

Publicidade

O plano da NBC é criar “uma tecnologia de filtragem que permitirá a reprodução apenas de conteúdos comprados legalmente”. Parrette explica que o sistema será similar a outros já utilizados pelo Google e pela própria Microsoft para bloquear vídeos pirateados em sites sociais de compartilhamento, como o YouTube. A NBC estaria trabalhando inclusive com operadoras como a AT&T, para implementar filtros similares dentro das suas redes.

Perrette reconhece que a iniciativa poderá gerar muita resistência e revolta por parte dos usuários, mas afirma que é necessária para a sustentação do modelo de negócios, a longo prazo. Enquanto isso, a Microsoft nega planos de implementar tais recursos no Zune: nada impede dela ficar caladinha até a hora que achar conveniente abrir a boca pro mundo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Claro não terá exclusividade na venda do iPhone no Brasil

Próx. Post

Installer.app conta agora com busca integrada em iPhones e iPods touch

Posts Relacionados