O melhor pedaço da Maçã.

NVIDIA apresenta Tegra, futuro da computação visual para dispositivos móveis

Uma entre as várias empresas de Informática presentes na Computex 2008 em Taiwan, a NVIDIA, apresentou esta semana sua plataforma Tegra, que se compõe de um conjunto de chips projetados para aumentar o desempenho gráfico em dispositivos móveis, como celulares, reprodutores MP3 e outros aparelhos portáteis que rondem o conceito de “computador de bolso”.

Publicidade

NVIDIA apresenta Tegra

Com base na tecnologia GeForce, integrando processadores gráficos, interfaces USB e HDMI, controladores de áudio de alta qualidade e um processador ARM para controlar todo o sistema, a nova plataforma tem o desafio de levar a multimídia em alta definição para dentro do bolso do usuário. Tudo isso com uma duração de bateria de aproximadamente 100 horas para áudio, e até 10 horas para reprodução de vídeo em HD (high definition).

É possível ver alguns vídeos e fotos da nova plataforma aqui, e o site da NVIDIA contém informação mais detalhada sobre suas duas linhas principais: as séries Tegra 600 e Tegra APX. Dois desses vídeos estão aqui abaixo:

Publicidade
[youtube]http://br.youtube.com/watch?v=U7R90A7ZqLU&NR=1[/youtube] [youtube]http://br.youtube.com/watch?v=XXYshhuJzh4&feature=related[/youtube]

No segundo vídeo, é possível ver o tamanho de toda a tecnologia Tegra: um décimo do tamanho normal da plataforma Intel para características semelhantes, ou até inferiores, se considerarmos que o vídeo que esta reproduz está em SD (standard definition). Os primeiros dispositivos a integrar o lançamento da NVIDIA podem chegar ao mercado ainda no final deste ano.

[Dica do Roberto Freitas, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

O2 poderá oferecer iPhone 3G gratuitamente para seus clientes no Reino Unido

Próx. Post

ASUS a caminho de lançar iMac-killer: será?

Posts Relacionados