O melhor pedaço da Maçã.

MM na WWDC: visita à Apple Retail Store da Stockton Street

O MacMagazine está em San Francisco cobrindo a Worldwide Developers Conference 2008, a convite da PlayTV.

Publicidade

Depois de passar no Centro de Informações Turísticas em Union Square, continuei subindo a Market Street, já com uma certa angústia no estômago. Eu só não esperava que, a um quarteirão dali, já me depararia com a Apple Retail Store da Stockton Street, aqui em San Francisco.

Quando avistei a loja, creio que devo ter ficado uns 2 minutos imóvel, no meio da rua, admirando aquela grande estrutura totalmente oficial e única deste mundo pelo qual sou apaixonado. Já faz anos que a Apple abriu sua primeira Retail Store; hoje, são centenas. E finalmente visitei a primeira na minha vida.

Apple Retail Store da Stockton St. (1/22)

Há duas vitrines, nesta loja. Em uma, há um MacBook Air suspenso, dando voltas 360º na frente de uma tela branca meio esfumaçada, dando todo um ar de leveza e sofisticação ao produto. Na outra, a Apple promove a versão rosa do iPod nano.

Publicidade

Apple Retail Store da Stockton St. (22/22)

Publicidade

Entrando na loja — certifiquei-me de usar o pé direito, mesmo não sendo lá tão supersticioso —, fui prontamente abordado por um funcionário de camisa laranja que, com um baita sorriso no rosto, me deu as boas-vindas à loja e perguntou como poderia me ajudar. Informei-lhe que daria uma olhada por todo o estabelecimento e, para evitar problemas, perguntei se poderia bater fotos; ele disse que sim, só pediu que eu evitasse que funcionários aparecessem nas mesmas.

Apple Retail Store da Stockton St. (3/22)

Apple Retail Store da Stockton St. (4/22)

Publicidade

Como sabem, as lojas da Apple são divididas por linhas de produtos e, como são totalmente dedicadas a eles, há várias unidades de cada modelo: pude brincar com diversos iMacs, MacBooks, MacBooks Pro, iPods, iPhones e até mesmo um belo Mac Pro ligado a um Cinema Display de 30 polegadas. Que tela maravilhosa!

Apple Retail Store da Stockton St. (9/22)

Tirando o fato de estarem presos às mesas via cabos especiais, todos os produtos estão à disposição dos visitantes para que os utilizem como bem entenderem. Vi pessoas simplesmente explorando o sistema, outras navegando e checando emails, alguns testavam softwares do iLife e vi um cara inclusive editando um vídeo no Final Cut Pro. O legal é que você se sente muito bem dentro da loja.

Apple Retail Store da Stockton St. (11/22)

No andar térreo, todos os primeiros blocos da loja — tanto na esquerda quanto na direita — são dedicados aos produtos da Maçã, é claro. Nos fundos, já há uma área dedicada a acessórios — principalmente para iPods e iPhones — e as filas para pagamento nos caixas.

Apple Retail Store da Stockton St. (2/22)

Subindo as escadas — haja bom gosto dos designers/arquitetos da Apple, pelo amor de Deus… que coisa linda! —, você dá de cara com o “auditório” da loja, com diversas poltronas, um telão e um palestrante que, no momento da minha visita, dava uma aula sobre o iPhoto.

Apple Retail Store da Stockton St. (19/22)

Poucas pessoas estavam realmente prestando atenção; muitos dos presentes estavam sentados com seus laptops no colo trabalhando, navegando, olhando emails etc.

Apple Retail Store da Stockton St. (15/22)

O 1º andar conta com uma área dedicada às crianças, com pufs e mesas mais baixas para acesso aos computadores — todos iMacs — e prateleiras cheias de jogos e aplicativos educacionais. Há, também, bancadas onde usuários são atendidos no programa OneToOne da Apple e, é claro, a enorme Genius Bar, com telões que indicam a ordem na qual os consumidores serão atendidos.

Apple Retail Store da Stockton St. (18/22)

A Apple aproveita o espaço, também, para uma série de acessórios e softwares de todos os tipos, incluindo alguns dos seus próprios produtos secundários, como mouses, teclados, bases Wi-Fi (AirPort Express, Time Capsule etc.), entre outros.

Apple Retail Store da Stockton St. (7/22)

Muitos eventos e apresentações são realizados em lojas como esta. Foi aqui que a banda Linkin Park se apresentou, no dia 20 de fevereiro; quatro dias depois, foi a vez de Maroon 5. Nesta terça-feira, às 19h, está programado um encontro com os desenvolvedores do Cocoaheads, para os interessados na linguagem de programação Cocoa do Mac OS X — quem sabe, eu pintarei por lá.

Minha experiência não poderia ter sido melhor. Tive que me segurar bastante, mas ainda não comprei nada; vou esperar, é claro, os lançamentos desta WWDC: faltam poucas horas! Ainda voltarei lá, é claro, e pretendo conhecer também mais duas lojas nas redondezas: Chestnut Street e Stonestown.

A Apple Retail Store da Stockton Street fica em One Stockton Street San Francisco, CA 94108. O telefone da loja é (415) 392-0202. Ela funciona de segunda a sábado, das 10h às 21h, e no domingo, das 11h às 19h.

Veja todas as fotos da loja no meu Flickr.

MacMagazine e PlayTV

Realização: MacMagazine e PlayTV

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Empregado da Vodafone alega ter mexido em um iPhone 3G

Próx. Post

Growl recebe atualização e chega à versão 1.1.3

Posts Relacionados