Em menos de 24 horas de inaugurada, a iTunes App Store já foi alvo de estudo da Pinch Media, que levantou um total de 552 aplicativos para iPhones e iPods touch disponíveis inicialmente na nova loja da Apple. Deste total, 135 são gratuitos.
Softwares pagos custam entre US$1 e US$70, sendo que o preço mais comum é o de US$1 (85 aplicativos), seguido de US$10 (82 aplicativos) e US$5 (62 aplicativos), como você pode conferir no gráfico abaixo:
A tendência é de que, a partir de agora, com mais tempo e estudo do iPhone SDK, futuros softwares mais complexos comecem a aparecer na App Store, elevando a quantidade de ofertas mais caras. A maturidade da loja deve acompanhar a qualidade dos aplicativos oferecidos na mesma.
Por enquanto, o programa mais caro presente na App Store custa US$70, mas já sabe-se que o modelo de preços criado pela Apple permite que este número seja esticado até US$1.000. Quanto maior o custo dos aplicativos, mais beneficiada é a Apple, já que ela detém 30% do faturamento de vendas de cada software vendido pela sua loja online.