Com a proximidade do lançamento, mais e mais informações a respeito do Watch e de como a Apple pretende comercializá-lo em suas lojas vão aparecendo.
Eis o que as fontes do 9to5Mac falaram sobre a experiência de comprar um Watch Edition (o modelo mais caro da linha, que custa a partir de US$10.000):
- Clientes interessados no Watch Edition receberão atendimento de até 1 hora de duração assim que chegarem ao local (ou seja, não há espera), sempre acompanhados de perto por um especialista (empregado da loja) que, obviamente, recebeu um treinamento diferenciado.
- Será possível experimentar os relógios por até 30 minutos — isso tudo em uma área totalmente dedicada e exclusiva.
- Aparentemente o cliente poderá experimentar/comparar dois modelos ao mesmo tempo. Apesar de a Apple vender seis combinações diferentes do Edition, esse limite de até dois se estabeleceu por questões de segurança. Caso o cliente queria comparar um Edition com algum outro modelo, o empregado da loja solicitará a ajuda de um colega para que ele traga o Watch ou o Watch Sport.
- Quem não quiser sair de casa poderá conhecer o relógio pela internet através do Virtual Personal Setup (uma conferência realizada com um empregado da loja para demonstrar o Watch). Isso valerá tanto pro Watch quanto pro Watch Edition.
- Tanto no pré quanto no pós-venda, clientes do Edition terão uma linha de telefone exclusiva para tirar dúvidas, agendar uma visita à loja para experimentar o relógio ou para suporte.
- Nós já comentamos que o Edition não será vendido em qualquer loja. Contudo, consumidores poderão comprar o relógio pela Apple Online Store e mandar entregá-lo em qualquer loja física da Maçã para buscar o produto.
- Quem paga mais tem prioridade. O mundo capitalista é assim e não será diferente no lançamento do Watch. Ou seja, quem for comprar um Edition não vai enfrentar filas nem nada.
A compra dos outros modelos (Watch e Watch Sport) será mais ou menos parecida com as que já estamos acostumados — com exceção de alguns detalhes inerentes a um produto que precisa ser experimentado antes de adquirido.
Eis o que o 9to5Mac falou sobre isso:
- Quem quiser comprar um Watch terá que: marcar um horário pelo site/app (Apple Store) ou chegar à loja e entrar numa fila (um esquema bem parecido com os agendamentos do Genius Bar).
- Ao ser atendido, o cliente será levado a uma mesa com todos os relógios expostos1Nem todas as lojas terão essa mesa, já que algumas são bem pequenas e falta espaço.. Lá ele poderá escolher até dois modelos e será direcionado a uma outra mesa na qual poderá experimentar/brincar com o produto (que roda uma animação com as principais funções para que o usuário possa experimentar recursos como o Force Touch e o Taptic Engine2No caso das lojas menores, haverá somente essa mesa para experimentação..
- Não, clientes não poderão ficar trocando pulseiras para achar a combinação perfeita. Será possível experimentar apenas as combinações oferecidas pela Apple — caso queira adquirir uma outra pulseira, isso será feito no momento da compra.
- Aparentemente não haverá fila para comprar o Watch. Isso porque o cliente precisará necessariamente ter feito a reserva de uma unidade pelo site. Se alguém por acaso entrar em uma loja sem agendamento e ficar na fila para experimentar o relógio, poderá fazer tudo isso conforme falamos acima. Porém no final, em vez de adquirir o produto, terá que fazer uma reserva ou comprar pela Apple Online Store3Pelo que parece isso acontecerá apenas no lançamento mesmo, por conta do estoque limitado do relógio..
- Pessoas que já sabem qual modelo irão comprar ou que simplesmente não querem passar por todo esse processo de escolha/experimentação poderão usar um modelo de demonstração em qualquer lugar da loja; será possível também comprar o relógio por uma área chamada Landing Zone (entrou, comprou, saiu).
- Depois de adquirir o relógio, consumidores poderão se aproveitar do serviço Personal Setup e configurar o relógio com a ajuda de um empregado da Maçã.
Pelo visto teremos muitas mudanças nas lojas da Apple para esse lançamento. E levando em conta a quantidade de pessoas que se interessam por iProducts assim que eles são lançados, essa limitação de vender o relógio apenas para quem tem reserva será um problema para muitos “desavisados”.
Notas de rodapé
- 1Nem todas as lojas terão essa mesa, já que algumas são bem pequenas e falta espaço.
- 2No caso das lojas menores, haverá somente essa mesa para experimentação.
- 3Pelo que parece isso acontecerá apenas no lançamento mesmo, por conta do estoque limitado do relógio.