O melhor pedaço da Maçã.

Batalha dos teclados: computador vs. iPhone vs. Palm Treo vs. WritingPad

A chegada do primeiro iPhone reviveu um assunto já bastante discutido no meio tecnológico: a eficácia dos teclados virtuais. Desde os primeiros dias do seu telefone, a Apple promove o recurso como uma vantagem perante a concorrência, afirmando que teclados virtuais não só são adaptáveis a depender do software utilizado, como também só tomam espaço na tela quando necessário.

Publicidade

Muito se discutiu inicialmente quanto à precisão que o teclado do iPhone proporcionaria e, de fato, a depender do tamanho da mão da pessoa, é impossível — mesmo com a maior prática do mundo — acertar todas as teclas desejadas. É por isso que o iPhone possui um dicionário embutido que baseia-se na formação de palavras a partir de todas as teclas adjacentes à desejada, de forma que o usuário possa digitar “ouzza” sem se preocupar: o sistema automaticamente corrige a palavra para “pizza”.

O site iSmashPhone resolveu fazer um teste de fogo e colocou, lado-a-lado, um computador convencional, um iPhone, um Palm Treo e um outro iPhone rodando um software diferenciado de teclado virtual, chamado WritingPad. Este procura revolucionar a forma como usuários escrevem em seus iPhones, de maneira que as palavras são escritas pelo movimento dos dedos sobre as letras, ao invés da digitação virtual, tecla por tecla.

Montagem: Gidel Queiroz Jr.
Montagem: Gidel Queiroz Jr.

O resultado, para a felicidade de Steve Jobs, foi bastante positivo para o iPhone. O teste foi conduzido e cronometrado em cada um dos ambientes e a mesma pessoa teve que digitar o seguinte parágrafo, formado por 46 palavras:

Pork ear goes let far she not star bit rat bad men. Low pox lemon rap gob whale pal bee apple vet boy air lot hog? Hum box said nag fish cop laugh dot yet zap hoe bad zoo bug image run fix hit hum cow!

Confira a tabela com os resultados:

ComputadoriPhonePalm TreoWritingPad
Tempo00:22,701:05,801:27,402:01,7
Precisão100%96%93%78%

Como você pode ver, o iPhone não só é mais preciso como é muito mais rápido do que o Treo. E, comparado ao resultado do computador — evidentemente o mais preciso —, ele contraria todas as críticas de que a Apple estaria cometendo um grave erro ao não incluir um teclado físico no seu telefone.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Para Walt Mossberg, “MobileMe ainda está longe de ser um serviço confiável”

Próx. Post

Apple disponibiliza AirPort Extreme Update 2008-002

Posts Relacionados