Numa entrevista exclusiva com Steve Jobs, o The Wall Street Journal apurou hoje que a iPhone App Store já vendeu mais de 60 milhões de aplicativos/jogos para consumidores somente em seu 1º mês de vida.
Mesmo sendo boa parte deles gratuitos, o CEO da Apple revela que as vendas atingiram US$1 milhão por dia, num total de US$30 milhões, algo que Jobs afirma “nunca ter visto parecido na sua carreira trabalhando com softwares.” Se continuar neste ritmo, o projeto poderá gerar US$360 milhões anuais para a companhia.
A fatia obtida pelos desenvolvedores no primeiro mês de operação da App Store foi de cerca de US$21 milhões. Deste total, os 10 maiores desenvolvedores faturaram aproximadamente US$9 milhões.
Entre os títulos mais populares em vendas está o jogo Super Monkey Ball, da Sega, que registrou mais de 300.000 downloads nos primeiros 20 dias de venda — o que lhe gerou US$2 milhões em faturamento líquido, já que custa US$10. A referência médica Epocrates foi baixada mais de 125.000 vezes só no curto período em que está na loja da Maçã — ótimo número, levando em consideração a atual base instalada de 500.000 usuários móveis do produto.
Um porta-voz da Apple afirmou que o aplicativo I Am Rich foi removido da loja por decisão interna da empresa e que ele nunca deveria ter chegado lá. Jobs confirmou, ainda, a possibilidade de desabilitar um aplicativo remotamente: “Esperamos que nunca tenhamos que nos utilizar de tal artifício, mas seríamos irresponsáveis se não tivéssemos uma alavanca como esta para puxarmos em caso de necessidade.”