O melhor pedaço da Maçã.

OpenClip: copy & paste chega para iPhones!

A Apple quer que seus usuários “pensem diferente”, certo? Zac White levou a idéia ao pé da letra e estudou uma forma de possibilitar copy & paste no iPhone sem violar os termos do seu SDK. A partir daí, criou o OpenClip, um projeto sem fins lucrativos e de código-aberto com sua API própria para ser implementado por todos os que se interessarem na funcionalidade.

Publicidade

Para não ser barrado pela Apple, Zac contornou a necessidade de manter dois aplicativos rodando ao mesmo tempo a partir da utilização de uma área comum na memória do iPhone/iPod touch, que pode ser acessada por todos os softwares que utilizarem a sua API/framework. A partir daí, eles podem inserir dados na “área de transferência” ou usarem os dados já lá presentes, é claro:

[vimeo]http://www.vimeo.com/1562944[/vimeo]

O primeiro aplicativo que mostrou como que copy & paste no iPhone seria possível foi o chamado MagicPad. O problema é que sua funcionalidade era restrita apenas aos dados manuseados dentro dele próprio — novos conteúdos não podiam ser exportados ou importados de outros programas.

Entre os desenvolvedores que já apóiam o projeto de Zac estão o Dial Zero, Twittelator, WordPress, Cocktails, Ultralingua e outros. Enquanto a Apple não implementar uma solução nativa no OS X iPhone, o OpenClip certamente será mais do que bem-vindo. Afinal, como disse a apresentadora no vídeo acima, a funcionalidade pode não ser uma prioridade para a Maçã, mas é para muitos dos usuários do aparelho.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

QuickPwn: irmã caçula da ferramenta PwnageTool

Próx. Post

A internet, em 1969

Posts Relacionados