O melhor pedaço da Maçã.

Google: parabéns pelos seus 10 anos de vida!

Seria bom se a discussão sobre a data de aniversário do Google fosse um embate de apenas alguns dias, como: 04, 07, 15 ou 27 de setembro? Sim, estas quatro datas são bastante prováveis. O problema é que até mesmo o ano de fundação da companhia é discutível. Oficialmente, porém, o Google está completando neste mês 10 anos de vida e, por isso, o MacMagazine parabeniza Larry Page, Sergey Brin e todos os que trabalharam diretamente na sua história.

Publicidade

Se considerarmos este registro de corporação, ontem, 04 de setembro de 2008, teria sido a data de comemoração dos seus 10 anos de vida. O registro do domínio google.com, porém, ocorreu em 15 de setembro de 1997, o que significaria estarmos nos aproximando do seu 11º aniversário. A Wikipedia afirma que ele foi fundado em 07 de setembro de 1998, e o próprio Google utilizou esta data oficialmente, por um tempo. De 2005 para cá, porém, a data que o ele costuma atualizar seu doodle oficial no Google.com é 27/09.

Na história da empresa, porém, apenas o mês de setembro de 1998 é citado acerca da sua fundação:

Publicidade

In September 1998, Google Inc. opened its door in Menlo Park, California. The door came with a remote control, as it was attached to the garage of a friend who sublet space to the new corporation’s staff of three. The office offered several big advantages, including a washer and dryer and a hot tub. It also provided a parking space for the first employee hired by the new company: Craig Silverstein, now Google’s director of technology.

Already Google.com, still in beta, was answering 10,000 search queries each day. The press began to take notice of the upstart website with the relevant search results, and articles extolling Google appeared in USA TODAY and Le Monde. That December, PC Magazine named Google one of its Top 100 Web Sites and Search Engines for 1998. Google was moving up in the world.

Se você quiser complicar ainda mais as coisas, imagine que Larry e Sergey começaram a trabalhar em janeiro de 1996 no BackRub, projeto de sistema de buscas que viria a se transformar no Google. Se pensarmos assim, a companhia já estaria para completar, na virada deste ano, 13 anos de idade.

O The Observer reuniu alguns números e curiosidades interessantes sobre esses 10 anos de Google:

  • O termo matemático googol refere-se o número 1 seguido de cem zeros. Foi a partir daí que Larry e Sergey escolheram o nome da sua empresa — unido a um pequeno erro proposital de digitação, claro.
  • Quando a companhia começou, 4 pessoas trabalhavam em uma garagem em Menlo Park, na Califórnia.
  • O Google possui hoje 19.604 empregados no mundo todo (e contando). A maior parte deles trabalha no famoso Googleplex, localizado em Mountain View, na Califórnia, o qual eu visitei em junho deste ano.
  • 70% dos funcionários do Google são do sexo masculino.
  • Cerca de 60% das buscas realizadas hoje em dia no mundo são feitas no Google.com.
  • Bem no comecinho, o Google indexava 25.000 páginas da web. Recentemente, ele bateu a marca de 1 trilhão de páginas indexadas. Cada vez que os seus computadores catalogam a web, a base cresce de 10 a 25 por cento.
  • Para comer ou beber no Google, o custo é zero (e a comida é deliciosa!).
  • O valor de mercado atual do Google é de US$140,41 bilhões. A Apple conseguiu batê-lo recentementehoje, ela vale US$142,21 bilhões.
  • 40% do total da propaganda online é controlada pelo Google.
  • Funcionários e engenheiros do Google têm 1 dia por semana para se dedicar a projetos quaisquer que lhes interessem. Boa parte dos atuais serviços oficiais da empresa surgiram desses “20% de tempo livres.”
  • O Google.com fala hoje 112 idiomas diferentes, do latin ao klingon.
  • O Google recebe mais de 1 milhão de currículos de pessoas interessadas em uma vaga de emprego, todos os anos.

Parabéns, Google!! 😀

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

EA anuncia novos jogos em desenvolvimento para iPhone; Spore chega dia 07

Próx. Post

Cool Feet é um suporte super simples pra laptops; pra quê melhor?

Posts Relacionados