O Nelsão acertou em cheio: o chip Bluetooth 2.1+EDR Broadcom BCM4325 encontrado nos novos iPods touch é, de fato, o comunicador/receptor Nike+ integrado. Ocorre que o componente é baseado num protocolo de comunicação de 2.4GHz chamado ANT — que utiliza uma freqüência bem próxima da tecnologia Bluetooth.
Falando em Nike+, a Apple acaba de solicitar uma patente que revelou um futuro Nike+ “anabolizado”. Os documentos tratam de uma série de novas tecnologias, incluindo até mesmo GPS integrado ao tênis e sensores que lhe dirão quando que é hora de passar numa loja da Nike e comprar um par novo.
Uma das funcionalidades do GPS seria a de definir pontos de parada interessantes para o usuário — como banheiros, lanchonetes, mirantes etc. Desta maneira, enquanto estivesse se exercitando, a pessoa poderia ser “informada pelo tênis” quando se aproximasse de alguns desses locais e, a partir daí, decidiria se faria uma parada estratégica ou não.
Trabalhando com outras empresas, evidentemente, o sistema poderia ser utilizado para veicular propagandas para a pessoa a partir da sua localização geográfica — só não cairia bem uma churrascaria fazer um anúncio para os que estão se matando pra perder dois quilinhos que sejam, é claro.
Aspectos sociais também estão sendo desenvolvidos nesta nova versão do Nike+, de maneira que seus sensores se conectariam à internet e possibilitariam comparações das conquistas dos atletas com outros usuários. A interação poderia ser feita em tempo real, ao vivo, ou então via colaborações virtuais.
A tecnologia poderá contribuir, também, para uma avaliação técnica e empírica dos tênis, determinando seu tempo de duração/utilização vs. um determinado modelo/design. Além disso, permitirá que o usuário determine características específicas de produtos a partir do seu tempo de utilização e/ou distâncias percorridas.
Como sempre, a Apple não tem obrigação de utilizar e lançar quaisquer das suas invenções; pedidos de patente como este podem ou não indicar futuros projetos a serem anunciados e disponibilizados pela empresa e, neste caso em especial, nem precisa restringir-se a tênis da Nike, uma vez que uma série de outras fabricantes de acessórios esportivos já desenvolveram cases e compartimentos para o uso do mesmo sensor.
Os créditos para as invenções descritas neste documento vão para Bob Borchers, diretor sênior de marketing de produtos da linha iPhone, da Apple.