No ano passado, a Maçã passou a usar etiquetas (tags) NFC1Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade. e códigos QR em algumas de suas lojas físicas para divulgar o Apple Arcade, seu serviço de assinatura de jogos.
Agora, de acordo com o 9to5Mac, a companhia planeja expandir essa opção de divulgação para seus outros serviços — como o Apple TV+, o Apple Music, o Apple News+ e o Apple Fitness+ —, possivelmente assim que o iOS 14.5 for lançado para todos.
Mais especificamente, eles descobriram que a próxima versão do iOS 14.5 possui um novo tipo de notificação (ilustrado no conceito abaixo) para promover os serviços de assinatura da Apple.
Embora ainda não seja possível saber o propósito real dessas notificações, todas elas foram criadas para serem acionadas por meio de tags NFC — da mesma forma que já ocorre com o Apple Arcade em algumas lojas da companhia.
Vale notar que iPhones XS/XR e posteriores são compatíveis com a chamada leitura passiva de tags NFC — ou seja, basta aproximá-los de uma tag para que ela seja lida. Já nos modelos anteriores, é preciso ativar manualmente o Leitor de Etiqueta NFC na Central de Controle.
Se o sistema detectar alguém que não é assinante de tais serviços, o usuário será solicitado a testá-los individualmente ou adquirir o Apple One. As únicas tags NFC capazes de acionar essas notificações são aquelas criadas especificamente pela Maçã — o que reforça a possibilidade de o recurso ser destinado às Apple Stores.
Notas de rodapé
- 1Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.